_________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 8 de julho de 2008

Respeito

.
Oi AMIGOS...

Sim, refiro-me às pessoas de bem que gostam do meu trabalho, das minhas palavras e companhia. Essas são sempre muito bem-vindas e é sempre a elas que me refiro, ainda que não as conheça pessoalmente.

Origami pra mim é vida; é compartilhamento; é alegria; prazer; relaxamento e, principalmente, um meio através do qual ganhei muitas "pessoas presentes" que hoje fazem parte da minha vida. Isso é impagável e torna o origami pra mim ainda mais valioso.

É uma imensa satisfação poder dividir essa arte tão linda e simbólica, poder ajudar as tantas pessoas que me pedem orientação em diagramas, dúvidas sobre material, técnicas, tamanho de papel, e outras dúvidas que vão surgindo. Ainda que não responda imediatamente, o faço o mais breve possível e com todo carinho e atenção. Até vídeos já fiz para ajudar nos diagramas... Aqui no blog postei o do módulo Electra.
.
Fico absolutamente feliz quando recebo um e-mail de alguém dizendo que conseguiu fazer um kusudama depois das minhas explicações, é muito bom poder ajudar! Ou como hoje, que recebi um e-mail de um rapaz me mostrando foto de um origami que ele gosta! Olha que legal me mostrar o que mais gosta!!!! Uma vez recebi um e-mail com vários diagramas de gueixas. Mirna foi quem enviou como retribuição pelos diagramas no blog. Não tem preço!!!
.
Origami não é para qualquer pessoa. Tem que ter sentimentos bons no coração para as mãos conseguirem expressá-los através das dobras. Se não for assim, é apenas um "papel dobrado", mas nunca um origami...
.
Origami é delicadeza, é bondade, cumplicidade, concentração, dedicação, leveza... Origami é respeito.
.
Respeito pelo papel, pelas cores; respeito pelo trabalho do outro. As pessoas que realmente praticam origami sabem disso. É nato delas.
.
Infelizmente, tem gente de todo jeito por aí...
.
Entrei agora no orkut e entre as pessoas que visitaram minha página estava "Sheila Alves". Como de costume, visito todas pessoas que entram no meu orkut e eu não conheço. Até mesmo para ver seus trabalhos, elogiar, tirar alguma dúvida, pedir algum diagrama! hehe

Entrei no orkut dessa pessoa. Quando vejo os álbuns dela, um intitulado "KUSUDAMAS E ETC........." A foto da capa é minha. Esfriei. Mas pensei: pode ser que coloque fotos de origamis que viu por aí, dizendo de quem são. Ledo engano.
.
Vamos começar do começo. Não é "E ETC". "Etc" vem do latim et coetera, significa "e as demais coisas". Era usado no latim medieval como fórmula em certos atos jurídicos. H0je, é usado no lugar de uma longa enumeração. O certo seria, portanto, "Kusudamas etc..."
.
Como se não bastasse o erro de português, a conduta dessa pessoa viola meus direitos autorais, conforme tipificado no art. 184 do Código Penal. Desculpem o tecnicismo, é que, para quem não sabe, sou advogada...
.
Copiei a primeira página para vocês verem:




São TRINTA fotos...
.
Escrevi-lhe um scrap pedindo que coloque os créditos ou retire as fotos.





Proponho uma campanha: entrem no orkut dela e façam denúncia de abuso, como eu fiz. Fica à esquerda: "mais" - "denunciar abuso" - "uso de material protegido por direitos autorais". Ou deixem recado com o mesmo teor do meu:

http://www.orkut.com.br/Scrapbook.aspx?uid=7624192047913518016


Sei que essas coisas continuarão acontecendo, não vou "mudar o mundo", mas vocês não podem imaginar a tristeza que é ver um trabalho feito com tanto amor transportado ao domínio de outro como se dele fosse... Sim, transportado... Porque copiar origami é impossível, cada um tem a marca do seu trabalho. Mas pegar a foto e colocar lá como dela??!!! Nossa, é muito ruim ver isso...

Desculpem o desabafo... e participem da campanha!!!!!

Bjos no coração - se bem que hoje eu que to precisando dos bjos de vcs...

49 comentários:

May disse...

Olá Isa!! Então ja fiz minha parte e fui la no orkut da menina colocar meu protesto.....nossa muito tosco isso!!!!!!!ate as fotos dos seus gatinhos ela colocou la....fala serio te apoio totalmente!!!!!!!mas uma dica acho q vc podia começar a colocar assinatura nas suas fotos....não tem como tirar e ajuda a n acontecer mais isso o que acha???? Mas fique calma estamos com vc!! Bjusss!!!!

Roberto Colombo disse...

Isa, também já fiz minha parte!
Tens minha solidariedade!
E aconselho a colocar um link deste post lá na comunidade Arte do Origami!
Se me autorizar, eu mesmo posto lá!
Abraços!

Isa disse...

OI May!!

Obrigada pelo apoio!!!

Sim, vou fazer isso... Não colocava marca pra não atrapalhar a foto, mas... Antes isso que mais aborrecimentos... :(

obrigada pelo carinho!!!!!

Bjos no ♥

Isa disse...

OI Roberto!!!

Obrigada pelo apoio!!! Claro que pode colocar!!! Até agradeço, e muito!

bjos no ♥

Regina Schultz disse...

Que abuso, amiga. Já fui lá e deixei recado....Vc precisa colocar uma marquinha sua nas fotos, nãi sei como faz isto, mas tenho certeza que alguém te ensina.
Bjs no seu coração

Anônimo disse...

Que absuuurdo, Isa! =(
Tou chocada! Como é que existe gente que faz uma coisa dessas...
Ridículo!!
Vou agorinha mesmo denunciar também!
Como disse a May, estamos com vc! :)

=**

Anônimo disse...

verdade, hoje o mundo ta cheio de gente oportunista, mas q sao pegas na mentira num instante (se alguem pedir alguma encomenda vao saber logo q ela e uma farsa...)
eu nunca tinha visto teu blog la na comunidade, nao sei se tu participa dela...mas sao mto lindos teus origamis...gostei tb daquela foto da "capa"...
parabens pelos origamis, e pela atitude de justiça, bom senso...sao coisas q as pessoas tao deixando pra trás...
bj...

D. disse...

Isa, espero que isso seja resolvido logo... imagino que deva ser muito, muito triste, é um desrespeito absurdo...

Enfim, apoio você totalmente, e aproveito pra agradecer mais uma vez o auxílio e atenção que tem me prestado! Muito obrigada, você é incrível e seus trabalhos emanam todo seu carinho e dedicação. Isso pessoa nenhuma tira de você.

Beijos!

Márcia Moura disse...

Nossa, Isa, também fiquei super chateada com o ocorrido. Já fiz minha denúncia lá na página da moça. Sou fã do seu trabalho, sempre passo por aqui pra me inspirar. Você tem o meu respeito e a minha solidariedade. Um beijo.

Gilvanna disse...

Nossa, que horrível o que ela fez.
Já denunciei ela.

Admiro o seu trabalho e me espelho nele pra sempre tentar melhorar, adorei os diagramas que vc disponibilizou e já salvei alguns.

Gente como essa Sheila tem inveja, e inveja é o sentimento -podemos chama-lo assim?- mais horrivel do mundo.

bjuuuus

Moka disse...

Nossa, Isa! Que absurdo... pode deixar, já fui lá e denunciei também! Não sei se tu viste: estranho é que nenhuma comunidade dela é de origami ou kusudama... e existem várias! Porque tu não colocas marca d'água nas fotos? Isso aconteceu com uma menina de uma outra comunidade de artesanato. Ela passou a colocar marca bem no meio das fotos com o nome dela bem grande. Quem levar, leva junto a assinatura! Bjus, fica com Deus! Maria do Carmo

Isa disse...

AMIGOS!!!

Não tenho nem palavras para agradecer o carinho de vocês... Apesar de ter sido muito ruim, esse apoio todo me deixou muito muito feliz, me senti tão querida...

Uma pena pra ela, que nunca vai ter isso... Além de lhe faltar uma série de conceitos éticos e morais, falta-lhe beleza no coração...

Beijos pra lá de especiais no coração de cada um!!!

♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥ ♥

Unknown disse...

Isa,
Eu tb já fui lá no orkut dela!
Fiquei totalmente indignada com isso!!!
Não tenho nem palavras pra isso!
Bjs

Juliana Motzko disse...

Querida, tb fiz minha parte e denunciei... que absurdo! Fiquei tão triste por vc :(

Beijinhos.. e que logo o orkut se encarregue de solucionar isso né?

Isa disse...

Fabi Tutti!!!

É de indignar mesmo... nossa, na hora fiquei arrasada... Mas com a ajuda de todos logo logo vai sair tudo de lá!! Tem muita gente deixando recado rpa ela tb... hihi

Bjim doce

Isa disse...

Juliana!!

Obrigada pelo carinho!

Tomara que logo tirem...

Bjim no ♥

Kátia Mitiko disse...

Tô Chocada Amiga! Muito chocada! Sheila Alves mostrou ser uma pessoa sem competência e muito menos sem dignidade para apresentar um trabalho seu ou de quem quer que seja. Muito mais grave do que a falta de competência. Tô indo lá fazer a denúncia agora! Mil beijos para você de solidariedade e carinhos.

Lu Carvalho disse...

Seu pedido é uma ordem.
Vou pedir p/ alguns dos meus amigos denunciarem o abuso também.
E se vc precisa de beijinho, aí vai bjos abraçõs cheirinho e mais bejinhos

Isa disse...

Ka!!!!!!!!!

Obrigada!!!!! Esse carinho todo me deixou muito feliz!!! Apesar de tudo...

bjos no seu ♥ de ouro!!!

Isa disse...

Lu!!!

Obrigada pelo carinho!!!!!!!!!! Tomara que ela se toque e tire logo. Se não fizer, que o administrador do site o faça...

bjinhos e carinhos sem ter fim!

Keithy Outubo disse...

Nossa Isa, que situação desagradável...só de bater o olho nos kusudamas dá para ver que são os seus. Pode contar com a gente, eu tb vou fazer a denúncia e espero que tudo se resolva rápido.

Beijos!!! Só foi um susto, o talento é SEU! =)


Keithy <3

Flavia Penedo disse...

Um absurdo!!! Já entrei lá e denunciei, mas estou pensando em voltar e deixar um scrap bem desaforado pra ela!
Olha, como outras pessoas já sugeriram, acho que vc deve mesmo assinar as fotos, porque aí não tem jeito da pessoa se apossar de uma imagem que não lhe pertence. Eu, por exemplo, já vi várias fotos da Eva Duarte rodando pelo orkut sem identificação, até comentei isso com a Kátia outro dia. Tem que assinar tudo!
Muitos beijos pra você, tá, lindinha?

Ciliane Pereira disse...

Olá Iza!
Já tinha visto seus trabalhos anteriormente, são de muito bom gosto e delicadeza...
É realmente um absurso o que te aconteceu, já denunciei aquele perfil também.
Não sei o que passa na cabeça de uma pessoa pra fazer algo desse tipo, concordo com tudo o que você escreveu no post..
E se precisar de algo, pode contar comigo!
Beijos

Anônimo disse...

Nossa! Que trabalhos lindos! Eu pouco conheço de origamis mas acho maravilhosos.Já coloquei seu blog nos meus favoritos e vou escarafunchá-lo todo pra ver se aprendo alguma coisa. Se eu conseguir, vou colocar no meu blog, mas pode deixar que coloco a referência tá?Abrs

Elisa Asanuma (Tchami) disse...

Haha! Tem até fotos que vc colocou a sua assinatura!
Muita sacanagem isso, Isa!

Deixei minha mensagem em protesto tbm!!

Realmente, só de bater os olhos dá pra saber que são seus trabalhos!
Mas foi só um susto!

Adoro os seus trabalhos! ^_^

Bjaummm...

Roberto Colombo disse...

Isa, outro dia eu vi (não sei exatamente onde) que você deu umas explicações extras sobra a dobra da flor de Coletto. Será que você conseguiria me passar?
Tem bastante gente me pedindo, e se tivesse um já feito seria uma mão na roda!
Beijos e força!

Susana Costa disse...

Isa,querida do meu coração!
Depois de ter dito a você tudo o que penso sobre este assunto, venho aqui para deixar o meu abraço apertado, o meu sorriso e um beijo enorme! Desejos de lindas e maravilhosas dobras e carinhos sem ter fim!
Su

bianka tomie disse...

querida maninha!
minha parte também está pronta!

nem precisamos dizer mais nada, pois todos que te conhecem, sabem, realmente, que sua arte é incomparável, inimitável e maravilhosa!

super beijo!

Agnes Tame disse...

Oi Isa!
Que coisa, heim?
Origami para mim é tudo isso que vc escreveu. Concordo com vc. Já fiz a minha parte denunciando o abuso. O origami é uma arte e como toda a arte o autor deixa as suas marcas nas obras e estas são inconfundíveis.
Grande beijo!
Agnes.

Isa disse...

Keith!!!

Obrigada pelo carinho!!! Foi um sustão qd vi as fotos... Aff...

Sim, vai se resolver!! To tão, mas tão feliz cm o carinho de todos, que me incentiva a produzir mais e mais!!!

Bjos no seu ♥

Isa disse...

Flávia querida!!!

É, vou assinar tudo a partir de agora. Mas é um absurdo ter que fazer isso, né?!! Pra mim a base de qualquer relacionamento é o respeito... mas... cada cabeça uma sentença! rsrs

Bjim no seu ♥

Isa disse...

Oi Ciliane!!!

Muito obrigada pelo carinho!!! De tudo, fui tão acarinhada por todos que acabei feliz!!! Foi uma que fez isso, mas um moooonte que ficou do meu lado me defendendo! Lá na comu falei que é o velho brocardo: "a gente planta o que colhe"... E minhas sementinhas parece que foram as certas!

Bjos no seu ♥

Isa disse...

OI Célia!!

seja bem-vinda!!! Pessoas boas têm passe livre aqui!!!

Bjos no ♥

Isa disse...

Oi Tchami!!!

Obrigada!!!!!!! Os seus tb são liiiiindos!!!!!!

É, foi um susto!! Mas o carinho de todos vcs é infinitamente maior que isso!!!

Bjos no ♥

Isa disse...

Oi Roberto!!

expliquei alguns passos em comentário aqui no blog. Vou procurar e te mando!!!

Bjosss e obrigada!!!!!!!

Isa disse...

Suuuuu!!!!!!!!!!!

Obrigada por suas palavras, pela sua companhia, amizade e carinho!!!

Bjinhos e carinhos sem ter fim!!!!!

Isa disse...

Bi!!!!!

Minha maninha do coração!!!!!!! Obrigada pelo seu "carinho Unibanco": 30 horas por dia!!!

Bjo estalado, abraço apertado!

Isa disse...

Oi Agnes!!!

Obrigada pelo carinho!!!!!!!! Isso é origami: um inefável carinho no coração!!!

Bjos e carinhos sem ter fim!!

Brisa Marina disse...

Ei Isa, que menina mais sem noção! Deixei meu racadinho lá tambem, nem sei se ela ainda tem as fotos lá pq estavam bloqueadas....
bjus

Daniely Blacutt disse...

oi isa,
nesse mundo existem pessoas que não sabem respeitar os direitos dos outros.Isso é triste ne?Mas nao fique assim,temos que lutar pelos nossos direitos.Continue firme pois vc tem muitos amigos,que estarão dispostos a ti ajudar.
bjinhossss

Isa disse...

Oi Brisa!!!

Obrigada pelo apoio!!! Bem, ela me escreveu ontem à noite e disse que tirou... Mas como está bloqueado, vamos confiar, né?!!

Bjim no ♥

Isa disse...

Oi Dani!!!

A falta de respeito aos direitos do outro me deixam de cabelos em pé... Não foi à toa que escolhi por profissão a advocacia, né?!!
Mas como disse, o mais importante nisso tudo foi o carinho de todos!!! Nada mais importa!!!

Bjim especial!!

Caliana Souza disse...

Que coisa chata heim...com certeza vou lá no orkut fazer o meu protesto também!!

bjus
:*

Christiano Pinto disse...

Que aburdo, querida.
Fiquei sabendo pela Karina, pois como vc sabe ando super enrolado, e fiquei boquiaberto.
É muita cara de pau!!!
Vou fazer a minha parte.

Beijokas e boas férias!!!

Christiano Pinto disse...

Querida...
É uma pena, mas não pude demonstrar minha revolta, pois ela habilitou a opção para que só os amigos dela possam deixar recados.
É muita sujeira. U_U

Beijinhos...

Falk Brito disse...

Oi! Tudo bem? Fui informado deste abuso hoje. Estou indignado com a atitude da tal da Sheila. Isa, conte com o meu apoio. Eu estou indo agora denunciar a falsária. Beijos no coração!

Falk Brito disse...

Isa, acabei de denunciar o abuso da tal da Sheila. A partir de hoje, colocarei meu nome em meus trabalhos. Acredito que você deveria fazer a mesma coisa. Infelizmente, há pessoas como a Sheila, nada criativas e oportunistas. Beijos!

Isa disse...

Oi Falk!!!

Fiquei muito feliz com seu carinho!!! Obrigada do fundo do coração!!!

Ela me escreveu, disse que tirou as fotos, mas na verdade não sei se o fez, porque o conteúdo é reservado a amigos apenas...

Ah, de tudo, tem todos vocês me carinhando, isso compensa qualquer atitude pequena de quem quer que seja...

Muito obrigada de novo!!!!!!!!1

Bjos no seu ♥

Isa disse...

OI Chris!!!

Absurdo, né?!! Uma pena pra ela, que só ganhou reprovação... Já eu, ganhei tanto carinho que fiquei foi muito feliz!!!

Obrigada pelo carinho de sempre!!!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin