Translate


Os modulares, para mim, representam as relações humanas. Ninguém vive sozinho, ninguém brilha sozinho! Um módulo solitário não tem beleza... Ele só se torna realmente belo quando está em conjunto, quando cada um ocupa seu devido lugar...
.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sorteio WOD - informações

Oi amigos!!!

Abri a internet agora e vi que algumas pessoas estão com dúvida sobre as fotos que devem enviar para o sorteio e a votação.

Vamos lá esclarecer a todos de uma vez!

Para o SORTEIO devem enviar para o meu e-mail (isa.klein@uol.com.br) uma única foto com todos os modelos dobrados, pode ser também uma montagem das fotos que fizeram nos dias. Eu até acho que uma montagem fica mais bonito, mas não é a beleza que conta, é a possibilidade de eu verificar quantos origamis fizeram, pois quem fez 7 entra com o nome uma vez no sorteio. Quem fez os 14 terá o nome colocado duas vezes. Eu não tenho como conferir pelo álbum, pois é muita foto, muitas pessoas, eu ficaria mais atarantada do que o habitual!! rsrs Por isso a foto conjunta (ou mosaico), e também para postar o resultado aqui no blog, pois não dá para postar aqui quase 1.000 fotos de uma vez!

A foto para VOTAÇÃO é de um único modelo que fez para os Dias Mundiais do Origami. Pode ser a foto que me mandou para o álbum, ou então uma nova foto, mas de origami que fez para a nossa comemoração! Envie também para meu e-mail!

Algumas pessoas postaram no Facebook, e as que vejo vou salvando! Mas vocês devem ter ideia de como está a atualização no meu face, lotada de notificações cada vez que eu abro, então fico com receio de não ver algum. Por isso pedi para mandarem por e-mail. ;)

Até quarta que vem estarei muito, mas muito mais assoberbada do que o meu habitual, incluindo uma pequena viagem. Então se eu não responder alguma mensagem ou e-mail, não se preocupe! Dia 20 coloco tudo em dia!!! ;)

Qualquer dúvida, só chamar!!!
Beijos no coração
Isa

terça-feira, 11 de novembro de 2014

WOD - Origami 14


Amigos queridos do meu coração!

Chegamos ao último dia da nossa comemoração WOD, uma festa de grande alcance no nosso Brasil, com pessoas de todos os cantos participando intensamente, e pessoas de todo o mundo vendo as lindas dobras de vocês!! Uma festa linda que só trouxe coisas boas para todos! Vocês estão de parabéns, e só tenho a agradecer a participação de cada um engrandecendo nossa comemoração!!!

Depois desses 14 dias de um origami por dia, os resultados são excelentes: pessoas se conhecendo; aprendendo mais sobre o origami, sobre autores e autoria; arriscando-se em modelos que pensavam antes não serem capazes de dobrar - e o fazendo muito bem! Muito gostoso ver o crescimento dos novos entusiastas, ver amizades sendo feitas e ver o origami mais e mais divulgado! 

Quando nossas ideias florescem o coração transborda de alegria, e todo o trabalho vale a pena! Até agora são mais de 600 fotos, e organizar tudo isso não é fácil! Salvar fotos (vindas por e-mail, blog, celular, mensagem privada, marcação em fotos, compartilhamento na minha linha do tempo), editar quando necessário, postar todas com nome, link, curtir as fotos para as pessoas verem que vi, responder as dúvidas... Foi sim muito trabalhoso (tendinite agradece as horas diárias a mais no notebook... rsrs) mas farei novamente, porque esta festa só nos trouxe sorrisos e merece ser repetida! 

Eu queria fechar nossa comemoração com um tema que não é apenas uma homenagem, mas em verdade uma forma de agradecimento a uma pessoa. E essa breve reflexão que fiz acima tem tudo a ver com ele, figura importantíssima para o origami mundial, que se esforça pela difusão do origami todos os dias do ano, não apenas no WOD. 

Makoto Yamaguchi, é um dos mais importantes criadores de origami do mundo. Presidente da Origami House, em 1989 abriu a "Galeria Origami House", espaço dedicado a mostrar as obras de criadores de origami. Yamaguchi-san tem trabalhado duro para incentivar jovens criadores a continuar a melhorar seus modelos e para o intercâmbio com grupos e criadores estrangeiros. Participa de vários e importantes grupos - JOAS (Japanese Society Origami Academic), NOA (Nippon Origami Association), OrigamiUSA. e BOS  (British Origami Society). É, ainda, editor chefe do Origami Tanteidan Magazine. Ele respira origami! E conseguiu encontrar tempo para um projeto belíssimo, o Origami Caravan. CLIQUE AQUI para conhecer.

Com grande satisfação, este ano pela quarta vez participo do livro Tanteidan (2010, 2011, 2013 e 2014). 

Nos conhecemos este ano, na Convenção OrigamiUSA, e se a primeira impressão é mesmo a que fica, felizmente a minha foi a melhor possível. Yamaguchi-san foi muito gentil, atencioso e mesmo divertido! Esta foto foi depois de uma muito engraçada, mas como está mais comportada, foi a escolhida para este momento! rs




Seus modelos são lindos, e variados! E muitos!!!!! Comprei lá na convenção um de seus últimos livros, é lindo! Vale a pena!


CLIQUE AQUI para ver mais sobre o livro.
CLIQUE AQUI para outros livros dele.


Bem, não vou me alongar mais. O tema de hoje, assim, como uma forma de agradecimento por tudo que ele faz pela nossa arte, é Makoto Yamaguchi. Dobrem qualquer modelo dele, façam uma linda foto e compartilhem!! Caprichem nas dobras! Ele tem visto as fotos de vocês nessa nossa festa do Origami! ;)



Agora uma modificação: algumas pessoas me pediram para mudar a data de envio da foto única com todos os modelos, então mudei! Bom para terem mais tempo! O mais importante dessa comemoração foi a divulgação do origami, e isto está acontecendo dia após dia com as fotos individuais. A foto conjunta é apenas para meu controle do sorteio e para postar aqui no blog, pois não tem como fazer um álbum gigante aqui como está o do Facebook. O sorteio pode ser depois do período comemorativo!

Ficamos assim então: 
Envio da foto conjunta até 18 de novembro (uma única foto com todos os modelos dobrados), farei o sorteio dia 20 de novembro!

Combinados assim?? ^_^

Nessa mesma data enviem UMA ÚNICA foto, de UM dos modelos que dobraram nesse WOD. Haverá uma votação entre os participantes, e o mais votado ganhará um mimo também! Vou postar as fotos aqui no blog e abrir o período de votação. Isso fica para outro post!

E pela última vez neste WOD 2014:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 500 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Mudança na premiação: eu disse que teria mais um mimo distribuído! Sim!!! Eu estou muito feliz com a qualidade das dobras de vocês, e estão merecendo mais prêmio! Então será assim:

Entre os dias 11 e 13 vocês devem me mandar UMA ÚNICA FOTO com todos os modelos dobrados, para eu ver quem participará com 1 ou 2 nomes no sorteio. Isso vocês já sabiam. Agora a novidade:
Junto com essa foto me mandem também a foto que mais gostou entre as que participou da nossa atividade. É UMA ÚNICA FOTO, a que mais gostou de todas que você fez! Os participantes da atividade deverão votar na foto que mais gostaram. Claro que não podem votar em si mesmos! Depois vou ver os dias que vocês terão para votar, porque vou viajar a trabalho logo depois do sorteio. Amanhã posto direitinho as datas para a votação e o prêmio que o mais votado vai ganhar. Havendo empate, farei sorteio. 
Bem, amanhã explico melhor, agora para variar estou cansada... rsrs 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa






segunda-feira, 10 de novembro de 2014

WOD - Origami 13


Oi amigos!!!

Penúltimo dia da nossa comemoração... passou rápido e foi (está sendo ainda, Isa!!) tão bom... Muitas pessoas se conhecendo, dobrando estilos diferentes do habitual, conhecendo novos autores... Enfim, satisfação total com nossa festa!

Hoje eu tinha programado definir um modelo para dobrarem, e até postaria um vídeo novo para vocês, mas fiquei pensando e, pra variar, mudei o rumo desse penúltimo dia. 

Há uns anos atrás, na época do Orkut ainda, uma pessoa salvou 30 fotos de origamis meus e fez um álbum no perfil dela, sem mencionar meu nome em nenhuma foto. Naquela época eu não colocava nome nas fotos. Algumas pessoas identificaram como obras minhas, e foi uma chuva de reclamações no perfil da moça, além de uma chuva de avisos sobre o fato no meu perfil. Então eu escrevi para ela, dizendo que o correto é sempre indicar quem criou, quem dobrou. Ela me respondeu e disse que para ela o importante era divulgar a arte, e não o artista. Eu respondi discordando, educadamente falei com a moça sobre autoria, e mais ou menos um ano depois ela me escreveu novamente agradecendo pelo que havia acontecido, pois a fez pensar muita coisa não só sobre a arte, e ela se considerava alguém melhor depois daquilo tudo. 

Nos Dias Mundiais do Origami a ideia é divulgar o origami, mas é muito importante que conheçamos os autores, suas obras, e que sempre indiquemos o autor ao reproduzir um modelo. Afinal, o que é a arte sem quem a dê corpo e alma? 

Na nossa comemoração deste ano tem muitos queridos que sempre participam das minhas atividades, e isso me deixa muitíssimo feliz! Mas tem muita gente nova também, e essas pessoas tem me escrito agradecendo pela oportunidade de conhecer mais sobre o origami, sobre os autores. O desafio dos origamistas latinos para mim foi um dia muito especial nesse WOD, pois fazer conhecer pessoas tão queridas desse "novo público" foi muito gostoso! Alguns já conheciam mais autores, mas tinham certo receio de se aventurar nas dobras, e tiveram que se aventurar para nossa comemoração! Muito bom isso!!! 

Hoje eu decidi trazer para nossa comemoração não um modelo específico, mas um autor. Em verdade ele não precisa de divulgação, pois é um criador consagrado, faz origami há mais de 30 anos... Mas são tantos autores, tantos modelos distintos, que não tem como conhecer todos, a obra de cada um. E muitas vezes é um origamista consagrado, mas de um estilo de origami que não dobramos muito.

Para terem ideia, ainda que o conhecesse de nome, e mesmo com o imenso número de criações, eu só havia dobrado um único modelo dele, o A4 Rhombic Unit, para o projeto Giramundo em 2009! Assim como eu, outras pessoas podem ter dobrado poucos modelos dele, ou mesmo nenhum.

Até que fui para os Estados Unidos e ele me ensinou uma cesta linda e fácil, num delicioso e tradicional encontro pós convenção na casa do Mark Kennedy. E descobri que, tendo começado com origamis de maior complexidade, está numa busca do simples e elegante. Nesse ponto temos tudo a ver! E concordo quando ele diz que origami simples não é necessariamente simples de criar...

Já descobriram quem é? Estamos falando de Nick Robinson. Nos conhecemos pessoalmente na Convenção OrigamiUSA 2014, fomos os dois convidados especiais deste ano. Esta foto foi na nossa apresentação aos participantes, um dia muito especial! Começar uma convenção é sempre uma adrenalina inesquecível!!!




Vou postar outra foto, porque não sou fotogênica e gosto dessa foto! rsrs

Image copyright Andrew Cribb


Então hoje o tema é "Nick Robinson". Dobrem qualquer modelo dele, o que não será difícil de encontrar na internet. Em seu site (CLIQUE AQUI), Nick compartilha alguns diagramas, nos estilos mais variados! 

Tenho certeza que vocês vão gostar muito de dobrar seus modelos ! Divirtam-se!!!

E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 500 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Mudança na premiação: eu disse que teria mais um mimo distribuído! Sim!!! Eu estou muito feliz com a qualidade das dobras de vocês, e estão merecendo mais prêmio! Então será assim:

Entre os dias 11 e 13 vocês devem me mandar UMA ÚNICA FOTO com todos os modelos dobrados, para eu ver quem participará com 1 ou 2 nomes no sorteio. Isso vocês já sabiam. Agora a novidade:
Junto com essa foto me mandem também a foto que mais gostou entre as que participou da nossa atividade. É UMA ÚNICA FOTO, a que mais gostou de todas que você fez! Os participantes da atividade deverão votar na foto que mais gostaram. Claro que não podem votar em si mesmos! Depois vou ver os dias que vocês terão para votar, porque vou viajar a trabalho logo depois do sorteio. Amanhã posto direitinho as datas para a votação e o prêmio que o mais votado vai ganhar. Havendo empate, farei sorteio. 
Bem, amanhã explico melhor, agora para variar estou cansada... rsrs 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa


domingo, 9 de novembro de 2014

WOD - Origami 12


Oi amigos!

Boa noite! Bom dia! 

Puxa vida... faltam apenas 3 dias, e tem tanta coisa que eu queria indicar ainda para vocês dobrarem... Gostei dessa brincadeira! Acho que vou repetir no WOD 2015!!! ;) Um dos temas vou deixar para uma atividade isolada, porque pode ser que demore mais tempo para dobrar... Suspense.... rsrs Acho que farei esse ano ainda, fiquem atentos!!! 

Todos que me acompanham sabem que minha grande paixão é origami modular. Os primeiros modulares que vi foi no final de 2006, numa feira de artesanato em Belo Horizonte. De volta a minha casa, logo fui procurar o que era aquilo, e colocando no Google "origami bola" encontrei os kusudamas e me apaixonei! Em 05 de outubro de 2009 criei meu primeiro modelo, o Bromélias. Em 2010 minha criação se intensificou, assim como a falta de tempo...  Então comecei criar mandalas, porque o assunto se resolve com em média 8 módulos! rs 

Passei mais ou menos meia hora aqui pesquisando meus alfarrábios físicos e virtuais para descobrir qual foi minha primeira mandala, mas estou meio em dúvida... No meu caderninho o primeiro registro é da Estrela Sandra, mas não estou bem certa... Pode ser que seja mesmo, pois ela é feita a partir do módulo exatamente do Bromélias. Como o sono já bate e a Bárbara está chamando para brincar, não vou poder continuar minha pesquisa sobre mim mesma agora!! Talvez a Clara Angélica possa me esclarecer essa dúvida, pois em julho de 2011 ela me escreveu com uma lista das minhas criações! Detalhe: foi este nosso primeiro contato... rs Figura!!! Beijos, Clara!!!!!!!

Mesmo cansada eu falo demais, né??

Então sem mais delongas, vamos ao origami do dia! 

Hoje vamos de origami modular, o início da minha paixão pelo origami! Mas como todo o mundo anda numa falta de tempo infindável, e é um origami por dia, devem dobrar uma mandala de 8 módulos. Além do que, "mandala" universalmente é o símbolo da integração e da harmonia, tudo que nosso mundo anda precisando... Vamos nos integrar e espalhar harmonia!!!!!

Vou deixar como indicação a Mandala Sufrágio, criada num momento de extrema falta de tempo, como agora, e praticamente em crise de abstinência sem dobrar! rsrs Ela me salvou do estresse extremos de um origamista sem dobrar! 

Esta peça está na exposição Papel, Pano e Sentimentos, colorindo os olhos dos visitantes:





Já compartilhei com vocês também a mandala Explosão Solar, que foi a ganhadora de uma enquete para escolher qual ensinaria aqui no blog. CLIQUE AQUI para o passo a passo.

E mais uma dica preciosa para os iniciantes: os queridos Falk Brito (Brasília) e Carla Onishi de Godoy (São Paulo) tem mandalas lindas, e diagramas ou passo a passo compartilhados na internet! ;)


E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 400 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa





sábado, 8 de novembro de 2014

WOD - Origami 11

Oi amigos!

Estamos na reta final da nossa comemoração mais que especial! Hoje não tive tempo de salvar e postar as fotos no nosso álbum coletivo, mas vi alguns dos trabalhos de vocês em homenagem aos origamistas latinos, e estou encantada! Vocês estão de parabéns, principalmente pela superação, por dobrar modelos que fogem à zona de conforto! Demais!!!

Eu disse no início da nossa comemoração que seriam modelos fáceis. É que a ideia era sempre indicar um modelo, mas para não ficar tão rígido fui abrindo mais as opções dentro de cada tema. E assim ficou mais gostoso, sempre com a pergunta: "será o que eles vão dobrar?". Sim, também fico ansiosa! Vocês para saber qual será o tema seguinte, eu para saber o que dobrarão! E foram dobrando cada vez modelos mais detalhados, então fui mudando um pouco o rumo da brincadeira!

Reconheço que ontem foi o dia mais difícil até agora! 

Então... para aliviar a barra para quem ainda não conseguiu dobrar o desafio de ontem. hoje faremos um modelo que é lógico que não poderia faltar na nossa comemoração, por toda sua simbologia. 

Dobraremos um tsuru!

Não sei se vocês sabem como surgiu a ideia do WOD. Em setembro de 2005, OrigamiUSA sugeriu que dia 24 de outubro fosse o Dia Mundial do Origami, porque a data é o aniversário de Lillian Oppenheimer (1898-1992), uma das fundadoras da British Origami Society e OrigamiUSA. Makoto Yamaguchi observou então que no Japão, 11 de novembro já havia sido estabelecido como o Dia Origami. Assim, definiu-se que de 24 de outubro a 11 de novembro seria o período dos Dias Mundiais do Origami, ou WOD.

Desde então o OrigamiUSA tem se empenhado para espalhar a alegria do origami no mundo inteiro, promovendo eventos e atividades de origami. Em 2011, OrigamiUSA se uniu ao JOAS (Japan Origami Academic Society), a fim de promover o WOD.

O OrigamiUSA disponibiliza templates especiais para o período, e ficam bem bonitos! São específicos para o barco, símbolo do grupo, e para o Tsuru. 

E em homenagem a essa iniciativa do OrigamiUSA, quem puder imprima o template que preferir (são dois modelos) para dobrar o tsuru nos moldes da proposta do grupo para o WOD!

CLIQUE AQUI para abrir a página onde encontram os templates.
O que tem o logo é apenas em inglês (CLIQUE AQUI). O outro apenas com texto tem em mais línguas.

Eu já dobrei os meus!!!




Como disse ontem, haverá mais um prêmio. Depois explico direitinho, de novo estou escrevendo agora, na hora de colocar no ar, e estou morta de cansada. Para adiantar: vocês terão que escolher uma única foto dentre as que fizeram, e haverá uma votação. 
Amanhã espero conseguir explicar melhor!! rs Agora preciso demais dormir... rsrs


E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 400 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

WOD - Origami 10


Amigos queridos do meu coração!

Passamos das 400 fotos, e nossa festa WOD Brasil está uma lindeza!!!!! Estou muito feliz com a participação de todos! Sim, haverá um sorteio e claro que as pessoas querem ganhar! Mas esse não é o principal motivo para entrarem na nossa festa. A Gabriela Rodriguez, por exemplo, hoje me escreveu dizendo que percebeu agora que terá um sorteio, está participando porque gosta dos desafios que proponho para vocês e fica esperando a noite para ver qual será o novo origami! 

Bem, dito isso... como sempre eu não consigo me conter... então... teremos mais um prêmio (não sei o que ainda)!! Falarei como será na próxima postagem, porque estou muito cansada e ainda tem muito o que ser dito hoje! Mas uma dica: caprichem!!! ;)

Comecei a postagem citando a Gabriela, que é Argentina. Eu tenho um orgulho imenso de ser Latina, do nosso povo e com toda certeza dos nossos origamistas. Com muita alegria participei do 2º Congreso Latinoamericano de Origami (CLO), em Santiago do Chile, e foi fantástico conhecer tanta gente boa, tanto origamista de qualidade! Foram muitas pessoas, mas não tenho como deixar de destacar os queridos Aldo Marcell (Nicarágua), Alexander Oliveros Ávila (Colômbia), Meri Affranchino (Argentina), Polo Madueño (Argentina), Miguel Kaiser Colivoro (Chile) e o saudoso Jorge Orozco (Venezuela). Tive a alegria de conhecer aqui no Brasil a Noelia Ávila (Argentina), o Daniel Naranjo (Colômbia), o Román Diaz (Uruguai), Fabián Correa (Colômbia), Danilo Herrera (Chile), Antônio José Vargas (Colômbia) e Nicolás Gajardo (Chile). Na Argentina reencontrei e conheci  muitas pessoas também muito especiais, e nesses encontros a alegria e criatividade do nosso povo latino é algo indescritível!

Lembrei-me agora de um trabalho belíssimo que tive a honra de ver na exposição do 2º CLO. Trata-se de um trabalho do chileno Patrício Kunz (Pato Kunz): ele representou em origami os 27 capítulos do livro "O Pequeno Príncipe". CLIQUE AQUI para ver. Ao vivo isto é fabuloso!!!

Assim, com muito orgulho da nossa gente, hoje faremos uma grande homenagem aos origamistas latinos! 

O desafio de hoje é dobrar qualquer modelo de criadores latinos. Um detalhe: não pode ser brasileiro! "Ah, por que, Isa??" Porque quero que dobrem modelos de outros latinos, modelos que dobraram pouco ou nunca! Sei que muitas pessoas que estão participando conhecem bem outros latinos, mas tem muita gente nova, e esse desafio de hoje servirá para que conheçam excelentes criadores, nossos vizinhos! Tem muita gente boa na nossa terra!!!!!

Mas como pode ser um pouco mais difícil principalmente para os iniciantes, vou deixar uns links para vocês:

CLIQUE AQUI para diagramas no site do Origami Argentina.
CLIQUE AQUI para diagramas no blog do Alexander Oliveros.
CLIQUE AQUI para vídeos de alguns modelos do Aldo.
CLIQUE AQUI para trabalhos do Fabian Correa, alguns com diagrama disponível.
CLIQUE AQUI para o Flickr do David Martinez (Venezuela), onde você pode encontrar alguns diagramas.
CLIQUE AQUI para a Revista 4 Esquinas, que já em sua 15º edição, traz diagramas basicamente de origamistas latinos. Tem também artigos muito interessantes, vale a pena ler! 
AQUI você encontra as edições de 1 a 12 organizadas em uma única página.

Uma dica quanto a 4 Esquinas: a edição nº 4 tem uma casinha do Román muito linda! A edição nº 2 tem uma estrela linda do Aldo. Na edição nº 8 tem um modular muito legal do Erny, a Estrela Octogonal do Román, ambos tranquilos de fazer. Na edição nº 6 tem a Sakura Star do David que é linda, um modular do Nico, um vaso lindo do Aldo, um peixe do David Llanque (Peru) e outros mais complexos. A edição nº 9 traz a lindíssima Flor de Liz do Polo, a encantadora Cajita Rosa do David Martinez, entre outros modelos.

Agora... deixei por último meu grande xodó... o livro do Daniel Naranjo. 

Daniel é uma pessoa por quem tenho um carinho imenso, ainda que tenhamos nos encontrado uma única vez na vida. Mas ele é dessas pessoas que a gente gosta porque gosta e ponto. 



Daniel é um artista incrível, e o livro dele é que eu queria fazer: um livro com alma. Não é à toa que se chama "Papel, Piel y Palabra"... Desde a primeira vez que coloquei as mãos nele, em 2012, me apaixonei. É um livro de origami para ser lido, sentido, degustado. Para minha sorte comprei direto do Daniel, e tenho a honra de ter nele uma linda dedicatória!



Mas não só eu tenho sorte! Para a sorte do mundo origâmigo, Daniel em 24 de janeiro deste ano compartilhou publicamente esta delícia de livro, que pode ser baixado CLICANDO AQUI. Baixem o livro, leiam, sintam as palavras e as curvas de suas precisas dobras. E dobrem. Os modelos são lindos!!!

Daniel, querido... meu carinho infinito! Saudade sempre...


Bem, é isso! Pesquisem, leiam, dobrem!!! Qualquer dúvida, chamem!!!


E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 400 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WOD - Origami 9


Oi amigos!!!

Antes de começar essa nossa deliciosa comemoração pensei numa linha de escolha dos modelos bem aleatória, racionalizada. Mas em verdade quase nada meu é aleatório... sempre tem uma história, sempre tem um "porque", sempre tem alma. Invariavelmente. Não gosto de coisas sem sentido. E assim tudo foi se delineando de forma diferente, e todos os modelos até agora tiveram esse "porque", nada foi "quero que façam esse porque gosto dele e ponto". 

Já falamos de amor, de cuidado pessoal, tradição, homenagem, festividade... hoje vai ser a vez da amizade. Porque uma vida sem amigos é uma vida vazia... Estou falando dessas amizades que não importa o tempo e a distância, não importa os rumos que a vida toma... dessas que o mundo pode virar de cabeça para baixo, chacoalhar, mas o amigo estará sempre no coração e o reencontro é como se fosse a continuação do papo de ontem!

Bem... está na hora de colocarmos uma flor na nossa comemoração. Um lírio? Claro que não! Essa brincadeira passou a ser encarada como um desafio, porque os modelos são variados e aí saímos da nossa zona de conforto quando o modelo definido não é daquele tipo de origami que estamos habituados a fazer. Assim, a flor deve ser de 5 pétalas, para instigar as pessoas que não estão habituadas a trabalhar com pentágono. É surpreendente o que se pode fazer com esse formato!

Uma das flores que fiz com pentágono foi a Helena, e nesse ponto entra a amizade! Com este modelo homenageei uma queridíssima amiga, que não faz origami. O que nos une é o Direito. Helena e eu moramos na mesma cidade, mas não nos encontramos com muita frequência... Mas quando nos encontramos é sempre festa nos nossos corações!!! E falar dessa amizade me faz lembrar a alegria que é reencontrar os "amigos de papel" nos encontros e convenções! A gente volta pra casa já com uma saudade doída... rs

A flor Helena representa a amizade, a alegria do reencontro!! 




Para o desafio de hoje não é obrigatório dobrar a Helena, pode ser qualquer flor de 5 pétalas feita a partir de um pentágono (ou seja, não serve modular). Estou sugerindo-a pelo que representa para mim e porque é bem fácil de fazer! 

Para quem quiser dobrá-la, aqui está o vídeo, onde ensino também transformar um quadrado em pentágono. 



As Helenas - a amiga e a flor - são tão importantes para mim que não podia faltar na exposição "Papel, Pano e Sentimentos". Salvo engano esta peça de parede tem 1,20m, flores feitas com papéis de 20 e 15cm:




Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são quase 300 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa

Blog Widget by LinkWithin

Encontro Nacional de Origami - Belo Horizonte Sábado 05/09/09

Loading...

Encontro Nacional de Origami - Domingo 05/09/09

Loading...