_________________________________________________________________________________________________


domingo, 17 de maio de 2009

Vamos fazer caixas?


Oi queridos!!!

Vamos falar sobre caixas?? Muitas pessoas me perguntam sobre elas, que modelo faço as para presentear pendentes, que papel uso.

Aproveitando que fiz um desenho pro Chris, disponibilizo para todos vocês.

Papeis que uso:

1. Triplex - é branco dos dois lados, com um deles bem lisinho, semi brilho. Em média, gramatura de 250g/m²:




2. Kraft Nevado - de um lado é pardo como o kraft comum, do outro parece patinado. É mais mole que o triplex (média 150g/m²), mas dá caixas muito bonitas e elegantes:




3. Kraft comum - mais fácil de encontrar que o Nevado, e com várias gramaturas, variando entre 30 e 400g/m²:





Pode ser usado também papel cartão, de gramatura em média 200g/m². Nesse caso recomendo o encerado, porque o comum é fosco, meio feinho, acaba por empobrecer o trabalho (na minha opinião).

E agora vamos ao tamanho e modelo que mais uso, a caixa explosão:





Dentro ela fica assim:





Dentro da tampa eu prendo o aro do fio. Todas minhas caixas tem laco em cima. Assim, faço um furo no centro da tampa e passo duas pontas do laço. Com elas dou um laço por dentro, prendendo a argolinha:





Quando a pessoa recebe, o fio não fica embolado. Depois é só desfazer o laço de dentro para soltar o móbile!

No caso dessa a tampa foi a tradicional da Tomoko. Tem um laço só em cima, mas passei um pedaço de fita no meio do laço, e essas pontas foram usadas para amarrar por dentro o móbile, como na foto anterior.




Esse é um tamanho bom para kusudamas de até 10cm de diâmetro. Aumente o tamanho de acordo com a necessidade!

Duas dicas importantes:

1. para a lateral da tampa 5cm é um bom tamanho, independentemente do tamanho da base.

2. a tampa tem que ter sempre 0,5cm a mais que a base. Por exemplo: se precisar de uma caixa com 15 cm, corte para a base um quadrado de 45cm e para a tampa 25,5 cm (5 cm para cada lado e 15,5 cm para o meio).

Caixinha pronta, agora é decorá-la, colocar o pendente e testemunhar o sorriso de quem a receberá!!! ;)

Boas dobrinhas!!!!!

Milhões de bjinhos encaixotados!!!
Isa

29 comentários:

colorlessdel disse...

Excelente tutorial, hein???

Eu conheço outro modelo de caixas, que é o que geralmente faço. Esse modelo parece bem legal de fazer e fica lindo!

O meu único problema são as medidas, acabo sempre me atrapalhando com a medida da caixa e o diâmetro do origami... aff...rs...

Isa, valeu!!! Ajudou bastante!! ;)
Beijos e uma ótima semana!!

Daniely Blacutt disse...

Ei Isa!!As caixas estão lindas!Vou tentar fazê-las!bjusssss no coração e tenha uma linda semana!
Danikinha

Glenda disse...

Ei Isa!!! Acabei de votar no Diagramas & Cia para o novo premio e já estou aqui torcendo...
Amei a máscara com olhinhos de Margarida do Pato Donald e o Astolfo é uma graça...
Vc adivinhou meus pensamentos... Já há algum tempo queria te pedir para postar sobre suas caixas... Que sempre são tão lindas e charmosas... Outra coisa que gostaria de lhe pedir, qdo tiver um tempinho, ensina como fazer aquela franja linda que vc usa nos móbiles... Elas são lindassssss
Bjooo grande e espero que vc já esteja melhor da sinusite!!!

Paula Oliveira disse...

Olá, Isa!!

Muito obrigada pelas dicas sobre os papéis e sobre o modelo das suas caixas que são sempre lindas!!
Essas suas caixinhas são daquele tipo que só elas já são um lindo presente, mesmo sem ver o que tem dentro! =)

Eu adoro fazer caixas e costumo usar papel cartão, mas às vezes para certos modelos ele fica muito grosso... Agora vou tentar procurar estes papéis que vc indicou =)

Ah, eu criei um blog, por enquanto só tem uma postagem, mas se puder dar uma passadinha por lá, vou ficar muito contente!!

Bjinhos!

Paula

http://papeiscoresetc.blogspot.com

Letícia disse...

Isaaaa!!!
Caixinhas (sempre) lindas, astolfo muito fofo e... Aff!!! Estava morta de saudades de passar por aqui, nem que fosse só pra lhe mandar um beijo. Estou muito ausente e ainda não posso voltar como gostaria, pois o período é um tanto turbulento... Vou mudar de casa!!! Estou feliz demais, mas é uma trabalheira sem fim!
Passa lá no blog (não me esquece não... :D), deixei um presentinho pra ti!
Milhões de beijos saudosos!
Uma semana ultrafeliz pra você!!!

Dizzy^_^ disse...

Oi^^,
Muito legal essas dicas que vc passou^^.
Gostei principalmente sobre os tipos de papéis^^. Eu geralmente uso só o kraft comum, vou tentar usar esses outros tbm^^.
Bjuss^^!!!

Vivian disse...

Nossa minina vc le pensamentos ... rsss
Vim aki alem de babar nas coisas lindas que vc faz, perguntar que papel vc usa para as caixas ... rsss
E me deparo com um tutorial magnifico

Muito obrigada de coração, vc é um anjo

bjusssss

Yan Nguyen disse...

Obrigado Isa! Sempre precisei de caixas intereçantes... Muito obrigado pelo tutorial :D

Que tenha uma otima semana!

Juliana Motzko disse...

Chegouuuuuuuuuuuuuuu!!!

Isa, querida, chegouuuuuuuu!

Cheguei em casa, após o trabalho, e dei de cara com o pacote do sedex!
Ai menina que coisa mais linda.. q capricho, que amor, que carinho, que tudo!!!
Fiquei encantada.. apaixonada mesmo pelo seu trabalho. Se é lindo no blog, ao vivo é um milhão de vezes mais!!!

De coração: AMEI!!!

Tirei várias fotos... vou postar depois no blog com calma e carinho tá?
Todo mundo aqui amou...
Parabéns!
E obrigada, vou guardar com mto carinho!! :D

beijãooooooooooooooo

Noêmia disse...

Muito Obrigado por dividir esse teu jeito de ser..Espontanea e sincera.Fiquei com muita peninha quando soube do dodoi...Mais voce é forte ..e supera com facilidade Alias ,és muito protegida e amada.
bjos sinceros..de tua fã.(ah votei no teu blog)

Isa disse...

Déli, querida!

Que bom que gostou!!! Fiz com muito carinho para vocês!

Pra tentar te ajudar com as medias, seguinte:
A caixa precisa ter mais ou menos um centímetro a mais que o diâmetro do kkusudama. Então faça o modular primeiro, depois a caixa! Outra dica, que gosto de fazer, é anotar no diagrama o tamanho do papel que usou e o diâmetro do kusudama pronto. Ajuda também pra quando vc precisar fazer um de diâmetro maior ou menor! Aí dá pra fazer uma regrinha de três e chegar no tamanho do papel que usará e, também, ao tamanho da caixa!

Espero ter ajudado...

Bjim no ♥

Isa disse...

Dani, querida!

Faça e depois me mostra!!!

Tenha uma semana estrelada!!

Bjim no ♥

Isa disse...

Glenda!!!

Que bom notícias suas, querida!!!

Obrigada pelo voto!!! Diagramas ganhando, quem sabe vc ganha o mimo?!! ;)

Menina, não é que a máscara parece mesmo os olhos da Margadida?!!! Adorei!!!!!!!! rsrs

Bom ter lido seus pensamentos!!! :)
Essa franja é uma história... o Chris, para quem fiz esse diagrama da caixa, é doido com minhas franjas!!! Disse que qd nos encontrarmos vai querer logo aprendê-la!!! Mas dela tem que ser um vídeo... Uma hora chega!!!!!!!

Montes de bjinhos no ♥

Isa disse...

Ei Paula!!!

Obrigada pelo carinho, querida!!!

Eba! mais um blog!!! vou lá sim!!! :) Seja bem vinda a esse mundo maravilhoso das amizades virtuais!!!!

Bjinhos especiais!

Isa disse...

Letícia, querida!!!!!!

Tava mesmo sentindo sua falta...
Esquecer você?? Tá doida??

Aff... mudança... é bom, mas dá mesmo uma trabalheira... hihi Se estivesse aí te ajudaria... :/ De longe desejo boa sorte, disposição e muuuuuuita felicidade no ninho novo!!!!!!!!!!!

Depois vou lá pegar meu presentinho!!! hihi

Tenha uma semana linda, encantada!!!!!!

Montes de bjinhos no seu ♥

Isa disse...

Dizzy!!!

Que bom que vc aproveitou as dicas!!! :)

Ah, já to preparando a troquinha!!!!!!!! :D

Bjim no ♥

Isa disse...

Vivi Angel!!!!!!!!

Que bom ter lido seus pensamentos!!! Espero que as dicas sejam úteis!!! ;)

Mooooooontes de bjinhos angelicais!!!!!

Isa disse...

Yan!!

Que bom ter ajudado!!! Qualquer coisa é só chamar!

Tenha uma semana colorida!!!

Isa disse...

Ju!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Que bom!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fiz com muuuuuito carinho!!!!! Sabia que quem o ganharia seria alguém que está no meu coração, e não deu outra!!!!!

Tirei fotinhas tb, amanhã vou abrir a caixinha para todos!!! hihi

Bjinhos estrelados!

Isa disse...

Noêmia, minha querida!!!

Muito obrigada pelas palavras carinhosas!!! Gosto demais de você!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Essa sinusite tá me matando... melhoro, pioro... saco... Mas vou ficar 100% boa, ainda mais com esse carinho!!!

Montes de bjinhos especiais, abraços fraternais!!!!!

Sabrina Mieko disse...

Oi Isa!
Uma fofura essas caixinhas... Adorei as dicas, muito obrigada!
Abraços

Unknown disse...

Amei esse post interinho!!!

Isa disse...

Sabrina e Thamiris!!!

Que bom que gostaram!!! fiz com muito carinho para dividir com vocês mais um pouquinho de coisinhas que sei... ;)

Bjinhos no ♥

Anônimo disse...

Isa, são lindas as caixas e de bom gosto,mas tenho uma dúvida: como você dobra a caixa de 250 g/m? Porque imagino que seja muito duro!
Bjs! E obrigada pelas dicas!!

Isa disse...

Ei Maisa!!

Obrigada!!!

A gramatura depende também da textura do papel. Tem uns mais secos, outros mais maleáveis. Nesse 250g é ideal para caixas!!!

Bjim denso!!!

J.Zimmer disse...

Bem quando eu tava precisando eu encontrei esse post ^^
Ajudou muito, vou fazer um presente pra minha tia.. A caixa ficou um pouco grande pro kusudama (um star sea em dois tons de roxo) aí forrei com seda amassada nas cores :) ficou bem legal. Fiz a caixa em preto. Agora só falta fazer o acabamento do kusudama e daí postarei no blog ainda essa semana... Tenho que entregar nesse próximo fim de semana já, eu vou lá pra casa dela....

Bjão :* õ/

J.Zimmer disse...

AAh e eu te linkei tá? Não sei se já tinha avisado ^^

Quatro disse...

Oi, Isa. Tudo legal?

Vou precisar fazer uma postagem sobre a caixa-cartão e vou usar seu diagrama e algumas fotos suas, ok?
Valeu! Já me economizou um tempinho. Rs
Até mais
Edi

Unknown disse...

Ótimo post!

Até adquiri materiais para iniciar na cartonagem e até empreender mas, pelos primeiros resultados, meio que esmoreci...

Pelo que se vê nas fotos, a caixa montada não fica rígida. Montei algumas caixas usando papel cartão triplex 350g/m² e mesmo assim elas ficam maleáveis demais para o meu projeto. Outro problema: quando a folha é dobrada em 180°, ela racha em alguns pontos da dobradura (mesmo que você a dobre seguindo o sentido da fibra).

Isso tudo é bem desanimador, pois tenho algumas caixas de gadgets guardadas que são um primor em acabamento, tanto nas dobras quanto nos cantos. Fica nítido ao observá-las que não passaram por laminação. Então, como as dobraram sem danificá-las? O processo deve ser todo mecanizado, mas aí foge da proposta deste post.

De qualquer forma, passarei a utilizar papel horlle (conhecido como palelão cinza ou papelão paraná), espessura de 2mm. Dessa forma as placas serão apenas cortadas e coladas, deixando um trabalho mais rígido (prefiro evitar mdf!).

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin