_________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 1 de julho de 2009

Como passar o kusudama no fio


Oi queridos!!!

Antes de tudo, desculpem por não ter voltado ontem... Acabei tendo um (excelente) compromisso que me tomou toda a noite. Mas vim agora!!! Serve?!!

Vamos ao assunto de hoje: como passar o fio no kusudama fechado? Essa foi a pergunta que a querida Paula me fez nos comentários do post anterior, e como pode ser a dúvida de mais gente, vim contar pra todos de uma vez!!!

Eu fecho os kusudamas completinhos. Depois preparo a franja, e o fio que a amarrará será o fio do pendante. Em média, corto um fio de 1m.

Amarrada a cabecinha da franja, passo o fio numa agulha. Isso mesmo, uma agulha. Mas das bem grandes!!! Ela tem 18cm, é para fazer Frivolité, que, aliás, é um trabalho belíssimo! Comprei ano passado em Belo Horizonte

Coloquei em cima da minha "base de vidro" para vocês verem o tamanhão da bicha:




Aí não tem agulha pra frivolité? Esquenta não!!! Eu também não tinha até final de julho do ano passado!!! Eu me virava muito bem com uma agulhona improvisada! Cortei um pedaço de arame alpaca (desses que hippie usa pra fazer biju), dobrei ao meio e enrolei. O resultado foi esse:




A Soninha, minha mãemiga de BH, teve outra idéia: varinha de sombrinha velha! Parece mesmo uma agulha, tem um buraquinho num dos lados. É só fazer uma ponta do outro! Dá super certo!


E, como questionado pelo Tico, por que não passar o fio antes de fechar o kusudama?
Porque, como disse alhures, eu fecho a cabecinha da franja com o fio guia do pendante. Teria que preparar as franjas a cada kusudama feito. Ademais, coloco muitas pedrinhas, e para elas não correrem, dou nozinhos nas extremidades das sequências de bolinhas. Ficaria muito ruim fazer os nozinhos com o fio cheio de coisinhas, com franja...
Essas são as justificativas técnicas. Tem ainda o fato de que muitas vezes faço o kusudama pra depois decidir que cores combinarei, o que colocar. Guardar tudo com fio pendurado ia fazer uma fuafa nas minhas caixas de kusudamas!!! Além de correr o risco das franjas embolarem, amassarem...
Definitivamente, acho melhor passar com a agulha mesmo!!!!! :)


Agora outra dúvida, do Luis Alberto, meu querido amigo. O que é feijão amigo?

Luis, é um prato muito gostoso!!!!!

Aí vai a receita (inaugurando o Diagramas Gourmet!!! rsrs):


Ingrediantes:
500 g de feijão cozido
1/2 kg de lingüiça tipo calabresa fina
300 g de bacon
2 cebolas picadas bem finas
1 kg de torresmo bem crocante
3 caldos de picanha
Pimenta do reino e cheiro verde a gosto


Modo de fazer:
Bata o feijão no liquidificador
Em uma panela frite o bacon, a lingüiça, refogue a cebola e tempero. Logo em seguida coloque o feijão.
Deixe ferver. Se quiser, coloque pimenta do reino.
Coloque o caldo de picanha e deixe ferver mais um pouco.
Sirva com torresmo e cheiro verde. Bastante!!!


Boas dobrinhas e bom apetite!!! hihi

Bjinhos e carinhos!
Isa, dobradeira e cozinheira!

19 comentários:

Anônimo disse...

Isa,
Olha a lista das coincidências...a dúvida que vc respondeu, sobre como passar o fio em umkusudama fechado, era EXATAMENTE o que eu iria te perguntar se estivesse on line...estava fazendo a janta e pensando que iria te escrever via messenger! kakakakak! Respondido, entao!
Sobre o feijão amigo..mesmo sendo paranaense, me é muito familiar. Explico: minha madrinha é de Minas também. Daí, sempre que esfria um pouco (e não é raro aqui em Curitiba!) ela faz um Feijão Amigo e chama o pessoal!!!!! Nem precisa dizer que eu como até passar mal!! kakakaka MUUUITO BOM!
Continue postando...daqui a pouco sou euq uem vai perguntar e vou adorar vc responder por aqui!
Beijos!!!
Aline Guimarães, Paraná

Tico Volpato disse...

mas por que não passar o fio antes de fechar? nao seria mais fácil?
ou você é das minhas que quando viu já fechou? kkk
Pra cima e avante!
bj
tico

Luis Alberto disse...

Obbaa... Isa ...
Obrigado pela receita ...
eu conheço uma bem parecida aqui, mas o feijão não é batido.. é o grão cozido ...
Bom... vêja seus e-mails ...
Tem mensagem pra vc !!!

Entra no msn tbm...

Beijão e até mais !!!!

Cristiane Oliveira disse...

Hummmmm, frivolité né.....
Aqui em Sucupira é capaz de alguém me bater se eu perguntar por isso.kkk
Eu já achei uma agulha de bordar com fita, mas ela tem cabeça chata.Vou me aventurar a encontrar essa outra.
Eu sempre pensava nisso! Todo mundo monta o pendante depois, parecia tão fácil....E é né?

Brigadim.
P.S. sabia que perdi todos meus arquivos com diagramas e tudo...e fotos do meu bebê...:(

Natasha disse...

Isa!

Eu passo o fio antes de fechar o kusudama... amarro uma "continha" na ponta da linha e coloco dentro do kusudama. Uma pra cima e outra pra baixo, antes de fechá-lo. Tem dado mais certo do que passar depois de fechado, pq eu não sou boa com nozinhos e o kusudama acaba "dançando".
To recuperando as energias aos poucos, agradeço muito pelo seu carinho e apoio! Muito bom saber que a internet tem pessoas lindas como você do outro lado da conexão.

Beijões!
Natasha

Maria Lúcia disse...

Bom dia minha madrinha de Blog!
Adoro visitar o seu Blog, mas fazê-lo sem pressa. Agora estou correndo para o consultório.Preciso de mais umas aulas práticas. Se puder me receber em sua casa, gostaria de marcar um dia.Fique com Deus.Tenha um dia muitíssimo abençoado por Ele!!!

momo disse...

Oláá! Tem presente pra você no meu blog... passa lá depois! =D

=**

Camille Faria disse...

Interessante essa técnica de confecção d agulhas. Eu prefiro fechar o kusudama depois de montá-lo no fio. Não acho que fique tão trabalhosos assim.
Mas cada um com seu jeitinho! é por isso que acda kusudama é especial!!!

=***

Sabrina Mieko disse...

Oi Isa,
Na maioria das vezes eu costumo passar o fio antes de fechar o kusudama. Só deixo as duas pontas da linha "em aberto" pra passar pedrinhas e outros complementos. Dependendo do dia também uso fio duplo pra colocar a franjinha (o acabamento fica melhorzinho, com menos nós).
Mas origami é assim mesmo, cada um encontra seu jeitinho de fazer as coisas... Acho que esse é o charme dessa arte!
Bjins

Sabrina Mieko disse...

Aliás, cá entre nós, receitas de feijãozinho - seja ele carioca, preto, de corda, fradinho, branco, roxinho, jalo, etc, etc. - é tudo de bom, né??? :-D

Glenda disse...

Isa!!!
Saudade de escrever recadinho pra vc... Tô numa correria menina... Vc nem imagina!!!
Mas não podia deixar de te agradecer pela dica preciosa sobre "como colocar o kusudama em fio"... Estou começando a montar os meus e adorei saber como vc monta os seus... Tentarei desta forma na próxima vez e depois te conto como achei mais fácil!!

Sobre a receita!!! Adorei tb... Queria minha panela de pressão agora para fazer um feijão amigo!!! Ai... Ai que saudade!!! :(

Bjão

Jania disse...

Oi Isa!

Eu também uso esta agulha depois de fazer o kusudama pelas mesmas razões de você!

Eu achava que essa agulha era difícil de achar, mas nada! No primeiro armarinho que eu fui a vendedora me mostrou várias... Segundo ela, é agulha para costurar bonecas.

O feijão amigo, aqui em Sampa é conhecido como caldinho de feijão...
hummm... com o friozinho que está fazendo é uma pedida e tanto!

Beijos!

Aline Gomes Ribeiro disse...

oi Iza!! eu tb coloco o fio antes de fechar o kusudama, mas pq não teria como fazer isso depois...mas com a dica da agulha fica mais fácil...vou tentar encontrar aki...
aproveitando,como vc faz a franja?eu sempre levo uma surra pra fazer as minhas,e elas nunca ficam perfeitinhas...

Angel disse...

oieee minina

vc viu que seu lindo bloguinho está relacionado no TOP100 ....
http://www.topblog.com.br/top.php

parabens vc merece isso e tudo mais de bom que houver nessa vida.

milhoes de beijos

Paula Oliveira disse...

Olá!!! Vc viu que já está entre os 100 blogs mais votados?! Que beleza hein Isa! =)

Isa, amei a dica!!!
Muito obrigada! Eu acho que consigo encontrar a tal agulha de frivolité lá na 25 de março... Mas por enquanto, consegui pegar uma varinha da sombrinha quebrada que tava encostada aqui em casa! Caramba...hahaha é uma agulha perfeita! E tem quase 18 cm!! Muito bom! Agora tudo ficou mais fácil... eu costumava colocar o fio já no meio da montagem e depois de terminada a montagem do kusudama, aí colocava os enfeites no fio. Mas vou passar a usar este método da "agulha" a partir de agora...

Querida Isa, muito obrigada mais uma vez! Suas dicas são valiosas ;)

Beijinhos!

PS: Gostei da nova vertente gastronômica no Diagramas! Essa receita de feijão amigo parece bem apetitosa!! Vou expermimentar =)

Brisa Marina disse...

oi Isa, essa agulha é ótima! não conhecia, então antes de fechar os meus origamis colocava uma lã e depois passava o fio que queria... Onde vc comprou aqui em BH, me fala que vou lá arrumar uma pra mim!
bjus

Amanda disse...

Eu passo o fio antes de fechar sem problemas...
Faço assim: passo um pedaço curto de fio antes de fechar, do buraquinho que eu quero que a linha entre até o que ela saírá. Amarro as pontas da linha e deixo reservado...
Na hora de juntar com o pendante e as miçangas eu corto as pontas da linha que estavam amarradas, amarro uma ponta na linha que o kusudama irá ficar e puxo a linha antiga do outro lado, até aparecer a linha nova! Depois acrescento as miçangas que ficarão em cima do kusudama.
Ficou muito confuso? Espero q isso ajude quem não tem agulhas ainda pra passar ;D

Carol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carol disse...

Oi, Isa!
Adorei o dia de ontem, conhecer o pessoal e vc pessoalmente! Aprender aquelas coisas fofíssimas (vou fotografar pra não esquecer) e, de quebra, essas dicas preciosas! Obrigada pela ajuda, pelo blog e por compartilhar com todos tantas idéias!
Beijos

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin