_________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 27 de maio de 2008

Instrumentos


Amigos!


Que bom que gostaram das minhas "maravilhas em folhas"!!
Hoje vim mostrar pra vocês meus instrumentos de trabalho: mesa, base de corte, estilete e régua!
.
Começando pela mesa, ela tem 1,60 x 0,55m. Alguns papéis de presente e papéis especiais cintilantes são de 1,00 x 0,70m e temos que trabalhar com cuidado pra não amassar!!! Confesso que sou meio chata com detalhes...
.
Cobri toda ela com vidro, colocando um feltro branco entre a mesa e a lâmina de vidro, de 4mm de espessura. O dono da vidraçaria claro que queria me vender um mais grosso, mais caro, mas não há necessidade!
.
Não gosto de riscar e cortar com tesoura, porque pode entortar. Então uso régua e estilete; por isso o vidro na mesa. O estilete tem que estar sempre afiadinho!!! Todas as lâminas, de qualquer marca e tamanho, têm umas nervuras. Elas devem ser quebradas quando a pontinha não estiver afiada mais. Isso garante o corte perteito!
Tire a parte de trás do estilete, encaixe a lâmina até a próxima nervura e force pra baixo. Vai quebrar a parte já sem fio! Pronto! Tá novo!
.
A régua: as de acrílico, com o tempo, vão sendo lascadas pelo estilete. Optei então por uma de inox de 60cm. Não tem a inconveniênvia das lascas e é bem firme! Eu adoro a minha!!! Quando for comprar uma régua, coloque-a na mesa encostando a parte da medida, a mais fininha da régua, pra ver se ela está retinha. Costumam ter alguma imperfeição e não serem tão retinhas quanto parecem...
.
Base de corte é uma coisa fabulosa!!! rsrs
Depois que comprei, confesso que deixei o vidro para os cortes grandes! Ela vem toda dividida em centímetros, economiza um trabalho... A minha é de 30 x 45cm, mas tem maiores. Acho que não precisa mais que isso, mas fica à escolha do freguês!!!
.
É aí, nessa mesa, que corto meus papéis de presente!!! Não coloquei a mesa toda na foto pra não ficar longe a base de corte!




Vamos trocando nossas informações, dicas e assim humanizando ainda mais o origami!!!

Beijos nos corações!!! ♥ ♥

Isa

19 comentários:

Flavia Penedo disse...

Isa, essa base de corte certamente será minha próxima aquisição. Confesso que tenho cortado meus papéis de presente de uma forma um pouco arcaica...não vou nem contar os detalhes rsrsrs. De um modo geral, tenho dado sorte, mas às vezes sai meio tortinho, ou rasga, daí tem que começar tudo de novo...
Eu comprei uma guilhotina pra cortar papéis em tamanhos menores e estou amando!!!
Agora lanço outra questão: qual é a cola preferida e mais eficiente pra os origamis? Eu tenho usado uma que até gosto, mas ela forma uns fiapos insuportáveis, tenho que ficar limpando toda hora.

beijos
Flavia

Isa disse...

Flávia!!
Olha, será uma bela aquisição! A base é tudo de bom!!!
Qd rasga ou fica torto o coração até dói, né?!! rs
Tenho uma guilhotina tb, mas prefiro a base e meu vidrão!
Quanto a sua questão, gosto de experimentar! Experimento tudo, faço testes, misturas de técnicas, o que vier à cabeça e der mais certo! Cola já usei várias: branca, cascorez rótulo azul; bastão, pra isopor; arábica; pra e.v.a.... mas minha última e definitiva escolha é a cola para lantejoulas! Observe na foto da mesa, ela tá lá, logo atrás do little turtle! Não escorre, não mancha, não enruga e cola rápido!!! Experimente, vc vai gostar!!

Bjim doce

Keithy Outubo disse...

Eu tb adorei essa base de corte, já está na lista de nossas próximas aquisições!

Ah ISa, ontem o pacotinho de papéis partiu aqui de São Carlos/SP rumo a Minas Gerais!!!

Beijos!

Kátia Mitiko disse...

Isa, antes de vc ir para BH passe na R2 e veja se chegou a base de corte. Se tiver chegado, vc compra prá mim? Te pago logo em BH... Abusada essa menina...!!!! Se vc preferir, posso fazer um depósito para vc tb. Só me avisar, ok? Bjs

Isa disse...

Keith & Heidy!

Fico feliz de ter apresentado pra vocês uma boa sugestão!!!
Eba!!!!!!!!!!! papeizinhos a caminho!!! Ai, que delícia!!!!!!!

Bjim dobradim

Isa disse...

Ka!!!

Pode deixar, se tiver chegado levo pra vc!!! Lá vc me paga, sem problemas!!!

E seu msn, hein??? Consertou aquela murrinha?? rsrs

Bjim no ♥

Flavia Penedo disse...

Hum, cola para lantejoulas... essa eu não conhecia, vou experimentar!
bjs

Origamigos disse...

Ola Isa, eu sou Regina (criandoebrincando.blogspot.com) vi um Kusudama que vc fez no blog da Katia. Amei e vim ver mais do seu trabalho. ESTOU DE QUEIXO CAIDO, tudo muito lindo adorei. Adoraria se vc pudesse me passar o diagrama daquele kusudama no blog da Katia ( um que vc colocou bolinhas nas pontas). Como fiquei sem computador mto tempo, fiquei fora do ar e agora estou tentando recuperar o tempo perdido.
Bjus.

Anônimo disse...

Olá Isa!!

Deixei meu recadinho no último post e agora vim perturbar de novo! hehehe
Como vc faz pro papel não correr na base de corte?? Faço origamis há algum tempo e tenho paixão pelos kusudamas, mas ando completamente sem tempo pra praticar. To esperando as férias da faculdade pra dar um UP nos meus papéis e voltar a dobrar, por isso to te pedindo essa dica. hehehehe
Enfim, estou fascinada por seus papéis com estampas de bichos principalmente, mas todos são tão lindos!!!
Parabéns pelo trabalho!!
Beijos Bianca Frauches

Origamigos disse...

Isa, esta msg chegou na minha caixa postal mas ela é endereçada a vc. Deve ter sido algum problema pq eu havia postado para vc tb. Regina (criandoebrincando.blogspot.com)
________________________
"Olá Isa!!

Deixei meu recadinho no último post e agora vim perturbar de novo! hehehe
Como vc faz pro papel não correr na base de corte?? Faço origamis há algum tempo e tenho paixão pelos kusudamas, mas ando completamente sem tempo pra praticar. To esperando as férias da faculdade pra dar um UP nos meus papéis e voltar a dobrar, por isso to te pedindo essa dica. hehehehe
Enfim, estou fascinada por seus papéis com estampas de bichos principalmente, mas todos são tão lindos!!!
Parabéns pelo trabalho!!
Beijos Bianca Frauches"

Isa disse...

Oi Regina!!!

Que bom que gostou!!! Fui no seu blog, muito lindo tb!!

Aquele kusudama eu vi numa feira de papel em BH. Vi e fiz um, então não tenho diagrama, mas nos próximos dias vou fazer um post sobre ele aí vcs todos vão aprender fazer!!!

Bjinhos no seu ♥

Isa disse...

Bianca!!!

Imagina se perturba... aff... Claro que não!!!

Você tem a base? Eu corto o papel colocando a régua em cima da parte que não é a que vou usar. Assim com a pressão que vai fazer sobre a régua o papel ficará seguro!

As estampas de bicho são muito legais, né?! Tem "bichinhos" de 3 cidades mineiras ali!!! Em breve surgirão kusudamas bem legais com eles pra decorar meu quarto!

Bjim no ♥

Gabriela Passos disse...

Olá Isa! tudo bom?
Eu gostaria de saber uma coisinha... ^^ Onde foi que vc comprou essa base de corte? e é muito cara?
Bjssss

Isa disse...

OI Gabriela!!

Comprei numa papelaria daqui da minha cidade mesmo! Nem acreditei qd vi que tinha... rsrsrsrs

Coloque no google "base de corte", vai aparecer um monte de lugar que vende!!

Bjinhos e carinhos!

Isa disse...

Agora vi o resto da pergunta! rs A minha foi R$25,00. Achei muito bom o preço! Ainda mais pela facilitação do trabalho... Não tem preço!!! rs

Flavia Penedo disse...

Isa, muito bom o preço mesmo. Essa semana fui na Casa Cruz e sabe quanto tava a base de tamanho igual à sua? 68 reais!!!

Isa disse...

Creeeeeeeeeeeedo!!!!!!!!!!! Que horror!!! Na net vc acha por 30 reais... Tem o frete, mas não deve ficar tão caro assim qt essa que vc viu...

Si Avancini disse...

Excelentes dicas para que está começando!!!
Eu não tenho base de corte, vou dar uma olhada por aqui para ver se encontro. É em papelaria, né?
Parabéns pelo blog!
Bjos

Fê Miguelete disse...

Olá Isa... sou nova nessa arte linda que é o origami e estou aprendendo muito... amei seus materiais de trabalho e amei as dicas... gostaria muito de saber em que tipo de loja consigo comprar essa base de corte?
Agradeceria se me mandasse um e-mail com essa informação e também o diagrama para fazer caixinhas para guardar os origamis feitos para presente...
femiguelete@gmail.com
Obrigada e parabéns pelo seu trablaho... bjimmm

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin