_________________________________________________________________________________________________


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

WOD - Origami 9


Oi amigos!!!

Antes de começar essa nossa deliciosa comemoração pensei numa linha de escolha dos modelos bem aleatória, racionalizada. Mas em verdade quase nada meu é aleatório... sempre tem uma história, sempre tem um "porque", sempre tem alma. Invariavelmente. Não gosto de coisas sem sentido. E assim tudo foi se delineando de forma diferente, e todos os modelos até agora tiveram esse "porque", nada foi "quero que façam esse porque gosto dele e ponto". 

Já falamos de amor, de cuidado pessoal, tradição, homenagem, festividade... hoje vai ser a vez da amizade. Porque uma vida sem amigos é uma vida vazia... Estou falando dessas amizades que não importa o tempo e a distância, não importa os rumos que a vida toma... dessas que o mundo pode virar de cabeça para baixo, chacoalhar, mas o amigo estará sempre no coração e o reencontro é como se fosse a continuação do papo de ontem!

Bem... está na hora de colocarmos uma flor na nossa comemoração. Um lírio? Claro que não! Essa brincadeira passou a ser encarada como um desafio, porque os modelos são variados e aí saímos da nossa zona de conforto quando o modelo definido não é daquele tipo de origami que estamos habituados a fazer. Assim, a flor deve ser de 5 pétalas, para instigar as pessoas que não estão habituadas a trabalhar com pentágono. É surpreendente o que se pode fazer com esse formato!

Uma das flores que fiz com pentágono foi a Helena, e nesse ponto entra a amizade! Com este modelo homenageei uma queridíssima amiga, que não faz origami. O que nos une é o Direito. Helena e eu moramos na mesma cidade, mas não nos encontramos com muita frequência... Mas quando nos encontramos é sempre festa nos nossos corações!!! E falar dessa amizade me faz lembrar a alegria que é reencontrar os "amigos de papel" nos encontros e convenções! A gente volta pra casa já com uma saudade doída... rs

A flor Helena representa a amizade, a alegria do reencontro!! 




Para o desafio de hoje não é obrigatório dobrar a Helena, pode ser qualquer flor de 5 pétalas feita a partir de um pentágono (ou seja, não serve modular). Estou sugerindo-a pelo que representa para mim e porque é bem fácil de fazer! 

Para quem quiser dobrá-la, aqui está o vídeo, onde ensino também transformar um quadrado em pentágono. 



As Helenas - a amiga e a flor - são tão importantes para mim que não podia faltar na exposição "Papel, Pano e Sentimentos". Salvo engano esta peça de parede tem 1,20m, flores feitas com papéis de 20 e 15cm:




Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são quase 300 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa

2 comentários:

catia disse...

Moro em cidade pequena onde essas amizades são bem possíveis, porque é claro, isso é um elemento facilitador. Tenho muitos amigos exatamente como você descreveu. A vida vai tomando rumos, fica-se sabendo das novidades por outros amigos em comum, mas basta que a gente se encontre e o abraço apertado ( quase se sente o coração do outro) diz tanto. É revitalizante e felicidade em pó!

Dobras ao Quadrado disse...

Gosto muito da flor helena e foi o primeiro modelo a partir de um pentágono que dobrei!
Aqui fica o post de hoje:
http://dobrasaoquadrado.blogspot.com/2014/11/desafio-comemorativo-dos-dias-mundiais_6.html

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin