_________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

WOD - Origami 13


Oi amigos!!!

Penúltimo dia da nossa comemoração... passou rápido e foi (está sendo ainda, Isa!!) tão bom... Muitas pessoas se conhecendo, dobrando estilos diferentes do habitual, conhecendo novos autores... Enfim, satisfação total com nossa festa!

Hoje eu tinha programado definir um modelo para dobrarem, e até postaria um vídeo novo para vocês, mas fiquei pensando e, pra variar, mudei o rumo desse penúltimo dia. 

Há uns anos atrás, na época do Orkut ainda, uma pessoa salvou 30 fotos de origamis meus e fez um álbum no perfil dela, sem mencionar meu nome em nenhuma foto. Naquela época eu não colocava nome nas fotos. Algumas pessoas identificaram como obras minhas, e foi uma chuva de reclamações no perfil da moça, além de uma chuva de avisos sobre o fato no meu perfil. Então eu escrevi para ela, dizendo que o correto é sempre indicar quem criou, quem dobrou. Ela me respondeu e disse que para ela o importante era divulgar a arte, e não o artista. Eu respondi discordando, educadamente falei com a moça sobre autoria, e mais ou menos um ano depois ela me escreveu novamente agradecendo pelo que havia acontecido, pois a fez pensar muita coisa não só sobre a arte, e ela se considerava alguém melhor depois daquilo tudo. 

Nos Dias Mundiais do Origami a ideia é divulgar o origami, mas é muito importante que conheçamos os autores, suas obras, e que sempre indiquemos o autor ao reproduzir um modelo. Afinal, o que é a arte sem quem a dê corpo e alma? 

Na nossa comemoração deste ano tem muitos queridos que sempre participam das minhas atividades, e isso me deixa muitíssimo feliz! Mas tem muita gente nova também, e essas pessoas tem me escrito agradecendo pela oportunidade de conhecer mais sobre o origami, sobre os autores. O desafio dos origamistas latinos para mim foi um dia muito especial nesse WOD, pois fazer conhecer pessoas tão queridas desse "novo público" foi muito gostoso! Alguns já conheciam mais autores, mas tinham certo receio de se aventurar nas dobras, e tiveram que se aventurar para nossa comemoração! Muito bom isso!!! 

Hoje eu decidi trazer para nossa comemoração não um modelo específico, mas um autor. Em verdade ele não precisa de divulgação, pois é um criador consagrado, faz origami há mais de 30 anos... Mas são tantos autores, tantos modelos distintos, que não tem como conhecer todos, a obra de cada um. E muitas vezes é um origamista consagrado, mas de um estilo de origami que não dobramos muito.

Para terem ideia, ainda que o conhecesse de nome, e mesmo com o imenso número de criações, eu só havia dobrado um único modelo dele, o A4 Rhombic Unit, para o projeto Giramundo em 2009! Assim como eu, outras pessoas podem ter dobrado poucos modelos dele, ou mesmo nenhum.

Até que fui para os Estados Unidos e ele me ensinou uma cesta linda e fácil, num delicioso e tradicional encontro pós convenção na casa do Mark Kennedy. E descobri que, tendo começado com origamis de maior complexidade, está numa busca do simples e elegante. Nesse ponto temos tudo a ver! E concordo quando ele diz que origami simples não é necessariamente simples de criar...

Já descobriram quem é? Estamos falando de Nick Robinson. Nos conhecemos pessoalmente na Convenção OrigamiUSA 2014, fomos os dois convidados especiais deste ano. Esta foto foi na nossa apresentação aos participantes, um dia muito especial! Começar uma convenção é sempre uma adrenalina inesquecível!!!




Vou postar outra foto, porque não sou fotogênica e gosto dessa foto! rsrs

Image copyright Andrew Cribb


Então hoje o tema é "Nick Robinson". Dobrem qualquer modelo dele, o que não será difícil de encontrar na internet. Em seu site (CLIQUE AQUI), Nick compartilha alguns diagramas, nos estilos mais variados! 

Tenho certeza que vocês vão gostar muito de dobrar seus modelos ! Divirtam-se!!!

E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 500 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Mudança na premiação: eu disse que teria mais um mimo distribuído! Sim!!! Eu estou muito feliz com a qualidade das dobras de vocês, e estão merecendo mais prêmio! Então será assim:

Entre os dias 11 e 13 vocês devem me mandar UMA ÚNICA FOTO com todos os modelos dobrados, para eu ver quem participará com 1 ou 2 nomes no sorteio. Isso vocês já sabiam. Agora a novidade:
Junto com essa foto me mandem também a foto que mais gostou entre as que participou da nossa atividade. É UMA ÚNICA FOTO, a que mais gostou de todas que você fez! Os participantes da atividade deverão votar na foto que mais gostaram. Claro que não podem votar em si mesmos! Depois vou ver os dias que vocês terão para votar, porque vou viajar a trabalho logo depois do sorteio. Amanhã posto direitinho as datas para a votação e o prêmio que o mais votado vai ganhar. Havendo empate, farei sorteio. 
Bem, amanhã explico melhor, agora para variar estou cansada... rsrs 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa


Um comentário:

Dobras ao Quadrado disse...

Desafio cumprido!
http://dobrasaoquadrado.blogspot.com/2014/11/desafio-comemorativo-dos-dias-mundiais_10.html

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin