_________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

WOD - Origami 10


Amigos queridos do meu coração!

Passamos das 400 fotos, e nossa festa WOD Brasil está uma lindeza!!!!! Estou muito feliz com a participação de todos! Sim, haverá um sorteio e claro que as pessoas querem ganhar! Mas esse não é o principal motivo para entrarem na nossa festa. A Gabriela Rodriguez, por exemplo, hoje me escreveu dizendo que percebeu agora que terá um sorteio, está participando porque gosta dos desafios que proponho para vocês e fica esperando a noite para ver qual será o novo origami! 

Bem, dito isso... como sempre eu não consigo me conter... então... teremos mais um prêmio (não sei o que ainda)!! Falarei como será na próxima postagem, porque estou muito cansada e ainda tem muito o que ser dito hoje! Mas uma dica: caprichem!!! ;)

Comecei a postagem citando a Gabriela, que é Argentina. Eu tenho um orgulho imenso de ser Latina, do nosso povo e com toda certeza dos nossos origamistas. Com muita alegria participei do 2º Congreso Latinoamericano de Origami (CLO), em Santiago do Chile, e foi fantástico conhecer tanta gente boa, tanto origamista de qualidade! Foram muitas pessoas, mas não tenho como deixar de destacar os queridos Aldo Marcell (Nicarágua), Alexander Oliveros Ávila (Colômbia), Meri Affranchino (Argentina), Polo Madueño (Argentina), Miguel Kaiser Colivoro (Chile) e o saudoso Jorge Orozco (Venezuela). Tive a alegria de conhecer aqui no Brasil a Noelia Ávila (Argentina), o Daniel Naranjo (Colômbia), o Román Diaz (Uruguai), Fabián Correa (Colômbia), Danilo Herrera (Chile), Antônio José Vargas (Colômbia) e Nicolás Gajardo (Chile). Na Argentina reencontrei e conheci  muitas pessoas também muito especiais, e nesses encontros a alegria e criatividade do nosso povo latino é algo indescritível!

Lembrei-me agora de um trabalho belíssimo que tive a honra de ver na exposição do 2º CLO. Trata-se de um trabalho do chileno Patrício Kunz (Pato Kunz): ele representou em origami os 27 capítulos do livro "O Pequeno Príncipe". CLIQUE AQUI para ver. Ao vivo isto é fabuloso!!!

Assim, com muito orgulho da nossa gente, hoje faremos uma grande homenagem aos origamistas latinos! 

O desafio de hoje é dobrar qualquer modelo de criadores latinos. Um detalhe: não pode ser brasileiro! "Ah, por que, Isa??" Porque quero que dobrem modelos de outros latinos, modelos que dobraram pouco ou nunca! Sei que muitas pessoas que estão participando conhecem bem outros latinos, mas tem muita gente nova, e esse desafio de hoje servirá para que conheçam excelentes criadores, nossos vizinhos! Tem muita gente boa na nossa terra!!!!!

Mas como pode ser um pouco mais difícil principalmente para os iniciantes, vou deixar uns links para vocês:

CLIQUE AQUI para diagramas no site do Origami Argentina.
CLIQUE AQUI para diagramas no blog do Alexander Oliveros.
CLIQUE AQUI para vídeos de alguns modelos do Aldo.
CLIQUE AQUI para trabalhos do Fabian Correa, alguns com diagrama disponível.
CLIQUE AQUI para o Flickr do David Martinez (Venezuela), onde você pode encontrar alguns diagramas.
CLIQUE AQUI para a Revista 4 Esquinas, que já em sua 15º edição, traz diagramas basicamente de origamistas latinos. Tem também artigos muito interessantes, vale a pena ler! 
AQUI você encontra as edições de 1 a 12 organizadas em uma única página.

Uma dica quanto a 4 Esquinas: a edição nº 4 tem uma casinha do Román muito linda! A edição nº 2 tem uma estrela linda do Aldo. Na edição nº 8 tem um modular muito legal do Erny, a Estrela Octogonal do Román, ambos tranquilos de fazer. Na edição nº 6 tem a Sakura Star do David que é linda, um modular do Nico, um vaso lindo do Aldo, um peixe do David Llanque (Peru) e outros mais complexos. A edição nº 9 traz a lindíssima Flor de Liz do Polo, a encantadora Cajita Rosa do David Martinez, entre outros modelos.

Agora... deixei por último meu grande xodó... o livro do Daniel Naranjo. 

Daniel é uma pessoa por quem tenho um carinho imenso, ainda que tenhamos nos encontrado uma única vez na vida. Mas ele é dessas pessoas que a gente gosta porque gosta e ponto. 



Daniel é um artista incrível, e o livro dele é que eu queria fazer: um livro com alma. Não é à toa que se chama "Papel, Piel y Palabra"... Desde a primeira vez que coloquei as mãos nele, em 2012, me apaixonei. É um livro de origami para ser lido, sentido, degustado. Para minha sorte comprei direto do Daniel, e tenho a honra de ter nele uma linda dedicatória!



Mas não só eu tenho sorte! Para a sorte do mundo origâmigo, Daniel em 24 de janeiro deste ano compartilhou publicamente esta delícia de livro, que pode ser baixado CLICANDO AQUI. Baixem o livro, leiam, sintam as palavras e as curvas de suas precisas dobras. E dobrem. Os modelos são lindos!!!

Daniel, querido... meu carinho infinito! Saudade sempre...


Bem, é isso! Pesquisem, leiam, dobrem!!! Qualquer dúvida, chamem!!!


E como sempre:

Depois de dobrado, fotografem e compartilhem em suas redes sociais, blogues, com o seguinte link:

Ah! Não esqueçam de colocar o origami sobre a folha com a logo!!


CLIQUE AQUI para imprimir a página pelo Google Docs, o que a deixa branquinha. Imprimindo pela imagem ela sai meio acinzentada.

O álbum coletivo no Facebook tá me dando um trabalho... mas está muito legal!!!!! Compensa o esforço!! Já são mais de 400 fotos, e tenho me empenhado para não deixar passar nenhuma! Mas como são muitos participantes, às vezes não vejo alguma... Se você postou lá e eu não coloquei no álbum coletivo, com certeza é porque não vi. Estou pedindo que me marquem nas fotos, assim vai tudo para a "análise da linha do tempo", o que facilita meu controle. Tem que ser marcando na foto, não apenas meu nome em comentário, tá?! De qualquer forma, não se preocupem que não estão de fora da brincadeira! A foto que valerá para meu controle no sorteio é a foto final, com todos os origamis que dobraram juntos! E quem quiser participar, claro que está em tempo! Dobre os anteriores e venha conosco nessa festa!!! 

Boas dobras e boa sorte!!!

Até amanhã!!!

Beijos no coração
Isa


4 comentários:

Fernanda E. Sobral disse...

Ahhhh, vou pesquisar os outros antes de escolher, mas adoro todos os modelos do Diaz e tem muita coisa dele que quero dobrar...

Gostei ^_^

Ariane disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ariane disse...

Querida Isa desta vez não estou conseguindo participar pois fiz uma grande cirurgia e não posso abusar. Se Deus quiser estarei um pouco melhor ate dia 14 e vou conhecer a Argentina. Tenho uma vontade enorme de dobrar a orchidea do Aldo VC sabe se ele tem o diagrama ou o video publicado? Mais uma vez VC esta de parabéns pelo carinho e dedicação.

Dobras ao Quadrado disse...

É sempre bom conhecer origamistas novos, obrigado pela partilha.

Este é o post de hoje:
http://dobrasaoquadrado.blogspot.com/2014/11/desafio-comemorativo-dos-dias-mundiais_7.html

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin