_________________________________________________________________________________________________


domingo, 20 de maio de 2012

Vellonera


Oi queridos!!!

Nem ia aparecer por aqui hoje, mas como tenho uma novidade "fresquinha"... cá estou eu!!

Hoje foi um dia de "empreguete": desde a hora que acordei fiquei por conta de arrumar casa, passar pano (na verdade, Spin & Go... rs), lavar roupa (três máquinas!!! E eu odeio pendurar roupa no varal!), arrumar cozinha... Aff!!! Que cansativo, né?! Mas Minhosa viajou, deixei a casa limpinha para quando ela chegar, ainda hoje!

A última parte que arrumei foi meu quarto, que eu carinhosamente chamo de pântano. Não porque seja uma bagunça! Explico: quando minha irmã era mais nova, um determinado ano uma pequena turma na sala dela ficava mais afastada do resto, e se intitulavam "pântano". Pegamos a ideia e onde ficamos mais eu, ela e Minhosa, chamamos "Pântano". Assim, o pântano 1 da casa é a sala de TV e o 2 é o meu quarto. rs Isso tem anos já, mas o nome permanece!!! rsrsrsrsrs

Bem, o fato é que o pântano já se transformou numa relva verdejante e florida, como disse ao padrinho Marcelo! 

No meu guarda-roupas tem uma porta onde guardo alguns petrechos para as dobras! Muito papel, caixas de ideias concretas, livros, cortadores, dentre outros. De vez em quando dobro algumas coisas e esqueço pelas caixinhas de ideias concretas, ou pela prateleira mesmo! rs E na arrumação de hoje acabei encontrando um módulo do ano passado ainda, feito depois que voltei do Chile, mas na ideia inicial precisava de cola. Deixei lá para ver o que poderia ser alterado, mas esqueci completamente. 

E criação é assim mesmo: se não está a contento, melhor que fique ali quietinha esperando a luz certa para a peça desabrochar!

Olhei para os três módulos dobrados, peguei-os e, como se já fizesse parte do diagrama, fiz uma, apenas uma dobra que excluiu a necessidade de cola!! Origami é mesmo tudo de bom!!!!!

Depois de terminar minha arrumação fiz uma hidratação nos cabelos, e enquanto esperava o tempo do creme dobrei a "velha-nova" mandala!

E, antes tarde que nunca: "Vellonera"!





Eu tenho certeza que tem gente pensando "Ve... o que??" rsrsrs Vellonera! Isso mesmo!

Explico nº 2: enquanto arrumava casa estava ouvindo música. Várias, de vários estilos, e algumas delas em espanhol, o que é bom para aprendermos palavras novas, pronúncia. E quando estava arrumando a cozinha, a trilha sonora para "fregar los platos" foi "Pégate", do álbum MTV Unplugged de Rick Martin (ai, gente, que homem é esse???!!!). Eu adooooooooooooooro essa música! E nela tem uma palavra que eu igualmente adoro: "vellonera" (que no "acento" dele pronuncia-se "bedjonera". Não é uma linda palavra??!!! 
Só um parêntesis, eu adoro a palavra "taioba"! rs

Vamos ver se pela letra quem ainda não sabe consiga descobrir o que é "vellonera":

"Mueve tus caderas, muchacha morena
Bailame ese ritmo con sabor a plena
Deja ahi una pesetita pa' esa vellonera
Para que te olvides de todas tus penas"



Tem coisa melhor que música e dançar para esquecer tristezas??!!! Claro que eu lavei os pratos dançando e cantando!!! rsrs Assim a chata tarefa ficou bem mais divertida!!!

Vellonera é uma jukebox!!!


"Momento conhecimento", para esclarecer um pouco sobre a letra "ll" do alfabeto espanhol:
"O som da letra "ll" (elle) corresponde em português ao som da letra "lh"; mas em poucos lugares é conhecido desta forma. Dependendo do país, a letra "ll" pode ter quatro sons diferentes.
Exemplo: calle (= rua) pronuncia-se "cadje" no México e em alguns países da América Central; em Argentina, Uruguai e outras regiões se pronuncia "caje" ou "cache"; em Espanha e alguns países da América Latina se pronuncia "cáie". A letra "y" (ye) se pronuncia, - com a exceção do som "lh" -, da mesma forma que a letra "ll" (elle) com as correspondentes variações nos países anteriormente especificados."



Aff... isso porque a pessoa não ia passar por aqui hoje... rsrs

Agora vou indo, porque, falando em dançar para espantar tristezas, quero assistir a Dança dos Famosos!!!


Tenham uma semana de muitas alegrias!!!!!!!!
Beijos no coração
Isa


5 comentários:

☺Kaiê disse...

:D :D :D
Que divertido!
Linda Vellonera, e Rick Martin é tudo de bom né!
Taioba... nossa, há qto tempo não degusto uma taioba! Engraçado, Isa, com frequência seus relatos me trazem lembranças boas e qtas coincidências, por exemplo, palavras "gostosas" de ouvir e pronunciar: no colégio fazia muito isso com a turma, descobrir palavras gostosas, minhas preferidas eram "aquarela" e "bombom"... bjoca

Danielle Castaldelli disse...

Adoro aprender pronuncias de outras linguas!! Muito obrigada pela aulinha! =D
Beijos

Cristiane Oliveira disse...

Poxa Isa, assim vc judia né? Que mandala linda!!!!!

Bjs.

Daniely Blacutt disse...

Ei Isa!Bom ti ver por aqui...rs adorei a vellonera.rs linda!beijos

Paula Oliveira disse...

hahah muito bom! Ótima a aula de español!
Adorei a mandala!
Boa semana!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin