_________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO


Queridos!

Boa noite quente! 

Neca ficou preocupada com o post de ontem, e outras pessoas me perguntaram se aconteceu alguma coisa. Então achei melhor esclarecer aqui. Não é um "puxão de orelha", ou um desabafo por uma situação específica. Não. 

Há tempos percebo que o pouco que se fala a respeito de direitos autorais, é sobre copiar uma peça preexistente atribuindo a si a autoria, seja por ato doloso ou não, situação em que discute-se a possibilidade de autoria simultânea - não vem ao caso no momento - ou sobre a publicação não autorizada de diagramas. Mas há muitas facetas dos direitos autorais, e uma delas, a que aqui levanto a bandeira, é dizer quem criou a peça reproduzida. 

Quando é um origami tradicional, como tsuru; barco; lírio; aviãozinho; casinha; devemos colocar "origami tradicional". E se não sabemos o autor, devemos colocar "autor desconhecido" ou coisa que o valha. Assim valoriza-se o origamista autor e demonstra atenção e cuidado do origamista dobrador. 

Sempre que vejo estas informações nas fotos que os amigos origamistas postam (e não digo sobre peças minhas não, mas sobre as de qualquer autor!) fico muito feliz pela atitude respeitosa. É um cuidado que faz muita, mas muita diferença! Estejam certos disso! E não só para mim, mas para muitos autores - arriscaria  dizer para todos os autores...

Eu sei que muitas pessoas não fazem por mal, nem sabem que isto é importante e necessário!! Então estou informando: é importante! É necessário! Há um tempo atrás eu também não me tocava dessa necessidade! Tudo é evolução, tudo é aprendizado! Por isso começo esta "campanha de conscientização" da necessidade de se dizer de onde veio o origami reproduzido. Tudo nesta vida é uma questão de tomar consciência!

Não queremos que seja reconhecido como "arte"? Não ficamos chateados quando as pessoas dizem que é "um pedaço de papel dobrado"? Então precisamos valorizar os autores... Não buscamos a difusão do origami? Então precisamos dizer o nome do autor...

Acho que é um detalhe simples de ser observado! Logo se torna algo extremamente natural ao postar uma foto! ;) 

Aos que sejam afetos à esta causa, convido a postarem nos seus blogues e perfis de redes sociais este selo:





Se alguém se aborreceu, me desculpe. Minha intenção é valorizar os autores, porque para mim origami é uma arte. 

Desejo a todos uma noite muito, mas muito agradável!

Muitos beijos no coração!
Isa
©

12 comentários:

Danielle Castaldelli disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Neusicleia disse...

BOM DIA!!!
Isa tem toda razão,assim como acredito q é necessário tb uma concientização pois assim as coisas ficarão em ordem!!!
Obrigada pelo esclarecimento!!!
Ótimo dia.............bjo

Icza disse...

Bom dia Isa,
Gostei da ideia e passarei a identificar com nome e autor os origamis que presenteio, já que dificilmente posto fotos.
Bjs!

Freeart disse...

Ei flor!!..
Apoei a ideia.. e adicionei no meu blog tb.
Bjkassss

Carla Onishi disse...

Perfeito.

Respeitar e ser respeitado, só isso.

beijocas

Ivani disse...

Já postei, Isa!
Isso é essencial!

Carol disse...

Oi, Isa!
Saiba que você está fazendo um grande trabalho, de concientização mesmo, assim como disse a Neusicleia. Dessa forma vc já ajudou a mim e a várias outras pessoas, tenho certeza disso. Informação é sempre muito bem-vinda!!
Obrigada.
Bjs

Isa Klein disse...

Obrigada pelo apoio, queridas!

O trabalho de conscientização é longo, mas não desistirei!!!

Beijos no ♥

Danielle Castaldelli disse...

Vixi eu preciso imediatamente editar todas as minhas postagens e colocar o nome dos autores!! =D
Afinal não quero levar créditos por algo que não é meu ;D
Vou publicar o banner tbm!
Beijão

Sandra disse...

Isa! Dou o maior apoio a essa campanha, já colei o baner no meu blog, acho que é muito importante dizer sempre quem é o autor (mesmo que seja para dizer que é desconhecido).
Publiquei ainda agora um post com uma Estrela Sandra. Ainda não consegui eliminar aquela maldita folga no centro mas lá chegarei!
Bjs e boa semana

Origami e Arte disse...

Concordo com você em citar o autor sempre. Quanto à questão da criação, acho que assim como na Matemática não criamos nada, as coisas estão aí para serem descobertas e às vezes calha de sintonizarmos a frequência certa. E pode acontecer também de outra pessoa estar sintonizada nesta mesma frequência - a simultaneidade. Quantas vezes isso já me aconteceu, imagino que com você também, de pensar que "criou" algo e em seguida descobrir que alguém já o fez. Neste caso eu penso que a prerrogativa seja de quem publicou primeiro. Acho que me excedi no tamanho do comentário, mas vou dizer ainda que sou fã do seu trabalho. Bj.

Silvio Luiz disse...

Oi Isa! Pensei ter deixado um comentário, mas acho que não cliquei em postar, rs. Fiz a primeira postagem do ano e já aderi à Campanha de Conscientização.

Ótimo fds!

PS: já encontrei poemas meus sem que meu nome estivesse lá =/

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin