_________________________________________________________________________________________________


domingo, 12 de fevereiro de 2012

Isso é fundamental!




7 comentários:

Cris disse...

Com toda a certeza é fundamental!E se acontecer tem que entrar em contado e exigir que coloque.As vezes a pessoa não faz por mal, ela nem sabe de quem é!Mas se a gente sabe, tem que alertar e pedir pra colocar!BJO!
Legal chamar a tenção pra isso!
Boa Semana!

Yara Yagi disse...

Certíssimo!

Danielle Castaldelli disse...

Corretíssimo! ;D

Isa Klein disse...

Oi meninas!

Obrigada por entenderem e apoiarem minha "campanha"! Há muito tempo venho querendo tocar no assunto, porque por mais que os autores se incomodem com a falta da citação, a maioria fica silente...
Tem muitas pessoas que não reputam importante, mas é! Então, me propus a essa campanha de conscientização, ainda que possa não ser muito bem vista por alguns.

Tenham uma semana linda!!

Beijos no ♥

Neca Marques disse...

Olá, Isa! Toda vez que você faz uma chamada (puxão de orelha), me dá um susto, é pergunto: "O que, que eu já fiz de errado?".
Concordo com os direitos, só que nem sempre sabemos quem é o autor. Por exemplo, o Tsuru, pássaro que se ensina em qualquer oficina ou até mesmo meus alunos sabem dobrar porque alguém da família aprendeu com outra pessoa. Mas ninguém sabe quem é o autor. Na pré escola se ensina barcos, aviões, pianos, casa e etc. Mas ninguém diz quem é o autor. Eu por exemplo dobro tanta coisa, mas não sei o autor. Como adquiro livros direto do Japão. Quem vende não me informa o autor, sei que ela não faz por maldade. Então nos meus post, não menciono. Mas se mostro para alguém, digo que não é de minha autoria e nem da minha criação. Apenas sigo o diagrama. Desculpe-me, se faço isto.

Isa Klein disse...

Neca,

Não é um "puxão de orelha", mas uma campanha de conscientização da importância de se dizer de onde aquela peça surgiu.

Quando é um origami tradicional, como tsuru, barco, lírio, aviãozinho, casinha, devemos colocar "origami tradicional". E se não sabemos o autor, devemos colocar "autor desconhecido" ou coisa que o valha. Assim valoriza-se o origamista autor e demonstra cuidado do origamista dobrador.

Sei que muitas pessoas não fazem por mal, nem sabem que isto é importante. Então estou informando: é importante!

Acho que é um detalhe que não é tão difícil de observarmos! ;)

Beijos de boa semana!

Neca Marques disse...

Olá, Isa! Eu entendi sua campanha. Só realmente fiquei assustada. Porque, como disse, como livros do Japão, onde a língua é japonesa, então fico no ministério do ar. As vezes dobro algo dos blogs da romenia, da rússia, mas como não sei ler a língua, ás vezes lembro de mencionar de onde tirei, e as vezes a gente se distrai, que nem se lembra de onde tirou. Por isso peço desculpa. Obrigada pela informação e vou ficar mais atenta. Bjos e boa noite.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin