_________________________________________________________________________________________________


terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Acta, também chamado Astra


Oi amigos!!!


Eu acho este kusudama simplesmente lindo!!! Para iniciantes é difícil, mas vale tentar!!! Esse fiz pro Harrison, amigo de muito tempo. Tá certo... era namorado.... Mas já nos conhecíamos há muuuuuuuuuitos anos!!! rsrs




Closes!!!


Abaixo tem foto da "flor", ou "estrela", em detalhe maior! Colei uma continha prateada no miolinho pra dar um charme!!! :)







O diagrama vocês encontram em: http://kusudamas.narod.ru/astra.html

Boas dobras!!!

Bjim no

Facilissimo


É um modelo interessante:


Quem quiser fazê-lo, veja o diagrama em: http://digilander.libero.it/modulandia/modelli_dod.htm


Boas Dobras!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A história de Sadako

Oi amigos!!!
.
Hoje vamos contar uma história linda, que exemplifica com fiel perfeição o espírito do origami!
.

Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto. Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.
.

Até a idade de doze anos Sadako aparentava estar normal. Uma menina saudável, estudava e brincava como as outras, e uma das coisa que mais gostava era correr. Destacava - se nas corridas do colégio, quando de repente começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício.
.

Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Então levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia, o câncer no sangue, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.
.

Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba. Quase todos morriam e Sadako ficou assustada pois não queria morrer.
.

Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru: se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer pedido a cada um deles, seu pedido será atendido. Propôs que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro.”
.

Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até 25/10/1955, quando morreu.
.

Seus amigos uniram-se e dobraram os Tsuru restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em consequência da explosão da bomba atômica.
.

Iniciaram uma campanha nacional para construir um monumento em memória a Sadako, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba. Formaram um clube pela paz, e começaram pedir recursos para construir o monumento. Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram e, em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima.
.

Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.
.

A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.
.
As crianças desejam espalhar a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:
.

Este é nosso grito
Esta é nossa oração:
Paz no mundo

.
"Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida"
.
Faça você também parte dessa luta! Certo é que ao dobrarmos cada figura, nela são depositadas a nossa fé, esperança, carinho e energia, formando uma espécie de corrente com vibrações positivas!!!
.

Boas bodras!!! Sejam felizes!!!
Bjim no

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

E antes de mais nada!

O que é um Kusudama?


Do japonês Kusu (remédio) e Dama (bola), é um origami modular, antigamente usado no Japão para remédios ou ervas aromáticos que era postos dentro do Kusudama.Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.Os kusudama de Tanabata também podem ser chamados de fukinagashi (flâmulas), preservando o formato similar dos originais chineses, enfeitados com flores e com tiras de papel (tanzaku) penduradas. A criação dos famosos kusudama do Tanabata Matsuri de Sendai, província de Miyagi (que também podem ser apreciados no Festival das Estrelas da Liberdade), é atribuída ao comerciante da cidade de Ichibanchô, Kengoro Mori, que, em 1946, se inspirou na beleza das dálias de seu jardim para confeccionar, em papel, enfeites tão vistosos, que acabaram sendo adotados para o Tanabata de sua região.Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama (wari = waru = partir, cortar), pois são “partidos” ao meio, como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel e, no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo da comemoração, o kusudama pode ganhar formatos variados, abrindo-se em forma de sino ou coração, para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.




E Origami?


Origami (折り紙) é a arte japonesa de dobrar o papel. A origem da palavra advém do japonês ori (dobrar) kami (papel), que ao juntar as duas palavras a pronúncia fica "origami". Geralmente parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.
No entanto, a cultura do Origami Japonês, que se desenvolve desde o Período Edo, não é tão restritiva acerca destas definições, por vezes cortando o papel durante a criação do modelo, ou começando com outras formas de papel que não a quadrada (rectangular, circular, etc.). Segundo a cultura japonêsa aquele que fizer mil tsurus teria um desejo realizado.

Começa um novo Blog!

Iniciamos a partir desta postagem um novo blog, que está direcionado para diagramas de origamis e kusudamas. Espero que gostem. Blog criado por Isa e Gabriel!

Beijos!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin