_________________________________________________________________________________________________


sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

A história de Sadako

Oi amigos!!!
.
Hoje vamos contar uma história linda, que exemplifica com fiel perfeição o espírito do origami!
.

Conta a história que Sadako Sasaki tinha quase dois anos quando a bomba atômica explodiu há cerca de uma milha de sua casa em Hiroshima. Aparentemente ilesa, ela escapou com a mãe e o irmão mais velho em direção ao Rio Oto. Na fuga foram encharcados pela chuva preta radioativa que caiu ao longo do dia.
.

Até a idade de doze anos Sadako aparentava estar normal. Uma menina saudável, estudava e brincava como as outras, e uma das coisa que mais gostava era correr. Destacava - se nas corridas do colégio, quando de repente começou a sentir tonturas. Não disse a ninguém, achou que poderia ser um desgaste provocado pelo exercício.
.

Certa manhã, ela sentiu-se tão mal que caiu e ficou estendida no chão. Então levaram-na para um hospital da Cruz Vermelha. Sadako estava com leucemia, o câncer no sangue, decorrente da radiação recebida pela descarga da bomba.
.

Outras crianças de Hiroshima começaram a apresentar os mesmos sintomas decorrentes da radiação recebida pela descarga da bomba. Quase todos morriam e Sadako ficou assustada pois não queria morrer.
.

Sua melhor amiga, em uma visita ao hospital, contou-lhe da lenda do tsuru: se uma pessoa dobrar mil Tsurus e fizer pedido a cada um deles, seu pedido será atendido. Propôs que dobrasse os mil tsurus, na intenção de obter a cura. E a menina começou então a dobrar, porém sua enfermidade se agravava a cada dia. Sadako disse aos tsurus: "Eu escreverei paz em suas asas e você voará o mundo inteiro.”
.

Mas Sadako não teve força para dobrar os mil pássaros... Dobrou 964 tsurus até 25/10/1955, quando morreu.
.

Seus amigos uniram-se e dobraram os Tsuru restantes a tempo para seu enterro. Mas eles queriam mais, desejaram pedir por todas as crianças que estavam morrendo em consequência da explosão da bomba atômica.
.

Iniciaram uma campanha nacional para construir um monumento em memória a Sadako, e de todas as crianças feridas ou mortas pelo efeito da bomba. Formaram um clube pela paz, e começaram pedir recursos para construir o monumento. Estudantes de mais de 3.000 escolas no Japão e de 9 outros países contribuíram e, em 5 de maio de 1958, o Monumento da Paz das Crianças foi inaugurado no parque da Paz de Hiroshima.
.

Todos os anos no Dia da Paz (06/08) pessoas do mundo inteiro enviam tsurus de papel para o Parque. Desde então o tsuru de papel tornou-se um símbolo internacional do movimento para desarmamento nuclear.
.

A corajosa luta de Sadako para ter o seu desejo concedido terminou antes que ela dobrasse os mil pássaros, mas ilustra paciência, coragem, esperança e ativismo criativo em face a dor e a morte. É uma história do poder de crianças, que trabalhando juntas por uma causa comum, abriram um canal criativo para a expressão pacífica do medo sobre a guerra e sobre a esperança por um mundo melhor.
.
As crianças desejam espalhar a mensagem esculpida à base do monumento de Sadako:
.

Este é nosso grito
Esta é nossa oração:
Paz no mundo

.
"Sadako onde você estiver, saiba que sua mensagem está sendo conhecida no mundo todo, esperamos que seja também cumprida"
.
Faça você também parte dessa luta! Certo é que ao dobrarmos cada figura, nela são depositadas a nossa fé, esperança, carinho e energia, formando uma espécie de corrente com vibrações positivas!!!
.

Boas bodras!!! Sejam felizes!!!
Bjim no

3 comentários:

Unknown disse...

a historia mais linda que eu ja vi
é uma historia que a menina batalhou e td +
adorei
achei 10
e concordo
PAZ NO MUNDO

Isa disse...

Mari!

Linda, né?!! O que é a fé... Imprescindível, indissociável de qualquer ser humano...

Paz no mundo!!!!!!!!!!!

Bjim doce

Unknown disse...

Oi amiga eu já conhecia essa historia e acho ela maravilhosa mente lindsa e triste q faz doer nosso coração, eu dobrei para doença d meu irmão + velho os 1000 mais ou menos a 3 anos atras, ele ainda ñ esta recuperado mais esta firme e forte.
Vem dai o meu amor pelo origami, apesar d antes já gostar d dobrar papel com meus anjos da creche...bjcs!!
Cici

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin