_________________________________________________________________________________________________


sábado, 31 de dezembro de 2011

Venha sereno e feliz, 2012!


Queridos...

Em poucas horas estaremos em 2012. Sempre desejamos uma série de coisas, um ano melhor que o anterior, saúde, sucesso, amor, viagens, etc, etc, etc...

Mas sabem o que primeiro desejo para meu 2012, e para o de cada um de vocês? PAZ. 

Paz entre a família;
Paz entre os amigos;
Paz no trabalho;
Paz entre vizinhos;
Paz em grupos que cada um faça parte...
E, principalmente, paz consigo mesmo.

Quando estamos em paz com a gente mesmo, e, por consequência, com todos à nossa volta, tudo caminha melhor! E é isso que quero para nosso 2012: que tudo transcorra bem, que tenhamos sossego para alcançar todos nossos objetivos!!!

E, claro, que estejamos sempre próximos. Se não fisicamente, com nossos corações próximos!! É o que mais importa! Tá bem, tá bem... é o que mais importa, mas confesso que meu coração está desejando com muita força que eu possa encontrar mais amigos queridos que o origami me deu de presente... :)

Para materializar meu desejo de paz para todos nós, Lírios da Paz! Um único quadrado de papel, desenhado com dobras simples, mas que guarda em cada uma delas muito, mas muito carinho por todos vocês!!!

Obrigada por fazerem mais feliz meu 2011...
Estou certa que teremos um 2012 de MUITAS alegrias!!!!!
©







quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Timóteo


Oi queridos!!

Deu uma vontade de escrever aqui hoje... :) A ideia não era essa, mas... Cá estou eu! Acho que assisti muito "Irmão Urso 2" hoje, e fiquei emotiva! Sim, assisti muito. É que fiquei cuidando da minha sobrinha Bárbara, de quase 2 aninhos, e ela ADORA esse filme... Acho que já decorei as cenas... rsrs

Mas então, depois de uma lindinha história de amor, em todos os seus prismas, não podia deixar de passar nesse nosso cantinho, que é recheado de amor!

Semana passada Eric Madrigal me pediu para escrever um texto para a 4 Esquinas especial de Natal, em substituição ao Editorial. Meu desafio: apenas uma coluna de uma página, pois na outra coluna estaria a tradução para o espanhol. E bota desafio nisso, porque quando começo escrever... E tinha tanta coisa para falar em uma mensagem de final de ano...

Então optei por exaltar o orgulho pelo que nós, latinoamericanos, fizemos esse ano, anunciando o que ainda podemos fazer por essa arte que tanto acalma nossos corações! Foi uma árdua tarefa tentar fazer isso em meia página... rs 

Convido todos a visitarem o blog da revista 4 Esquinas! E para fazer o download do especial de Natal, clique aqui!

E falando em orgulho de ser parte de um povo, só podia encerrar o textinho com um origami criado no final de setembro, mas que ainda não tinha mostrado: Timóteo. 

Timóteo, para quem não sabe, é o nome da minha cidade natal. Morei fora por 9 anos, mas em setembro de 2003 voltei para cá. 

Na mesma conversa em que Aline me sugeriu o nome "Ipê", sugeriu também que colocasse Timóteo no mapa do mundo origâmico, dando seu nome a um origami. E haviam alguns ainda sem nome... escolhi um deles! A escolha não foi aleatória, ainda que possa parecer estranha... rs As pontas dele me lembram brocas, que são feitas de aço. Aço é o que move minha cidade. Abrigamos aqui a maior produtora de aço inoxidável da América Latina, a nascida Acesita (Aços Especiais Itabira), atual Aperam.

Tá bem, tá bem... eu sei que falo demais... não vou contar a história da cidade aqui! rs Se bem que, se quiserem, posso contar noutra oportunidade! rsrs

Querem ver o Timóteo antes de baixar a 4 Esquinas? Ok, eu mostro. Mas não deixem de ler a revista, que tem também um excelente diagrama do amigo David Martínez - uma linda estrela - e o anúncio da 5ª versão de "Las Justas de Madrigal", em homenagem a Tomoko Fuse. Participem!!! ;)



Me veio uma ideia... quem citar um trecho do meu texto na revista 4 Esquinas, dizendo por que o escolheu, participará de um sorteio!  Essa semana vou marmorizar papéis... ;)

E por que explicar o motivo da escolha do trecho? Porque eu adorei o resultado das "autoanálises" no concurso "Meu Mundo de Papel"!!!

Agora vou ali pegar um Lindt para adoçar minha noite!!! 

Beijos, queridos!!!!!
Isa
©

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Sai desse corpo que ele não te pertence!


Oi queridos!

Boa noite! Já se preparando para a virada do ano?? Eu não vejo a hora de começar 2012!!!!! Meu 2011 teve 2 dos meses mais tensos da minha vida...

Vejam se a bruxa não estava solta:

Tudo começou quando houve a invasão ao meu escritório, e me levaram computadores, celular... Esse acontecimento já foi uma tormenta por si só! Pois bem. Fui eu comprar outro notebook e, ao pagar com cheque... nome no SPC desde julho!!! Fizeram um cartão de crédito no meu nome e, por óbvio, a compra, feita em Itabuna - BA, não foi paga. Para resolver: representação criminal, processo, dor de cabeça... Ô saco, viu??!!! Espero que se resolva logo!

Depois uma suspeita básica de câncer de mama... Graças a Deus não era NADA, mas e o sossego até o NADA chegar?? Sumiu, né?... Eu já estava pensando nos modelos de peruca, e no silicone que ia aproveitar para colocar! rsrsrsrs

E não terminou: uma sentença bastante equivocada em um processo que atuei levou à necessidade de ajuizamento de outro processo, com o mesmo pedido. O prazo que eu tinha? 10 dias até o fórum entrar em recesso de final de ano... Sem contar que dias 8 e 9 de dezembro não teve expediente, em comemoração ao Dia da Justiça... Algumas noites mal dormidas, dor de cabeça, cápsulas de Valeriana e NOVE dias depois eu tinha o tão cobiçado ALVARÁ nas mãos!!! Nem acreditei..... dia 15 de dezembro, 18h10 minutos eu pegava na secretaria da Vara o famigerado Alvará. Isso depois de umas horas antes ouvir na secretaria: "É, doutora, não será dessa vez, porque o juiz determinou um ato, e já vai entrar em recesso..." Quando ela falou isso, peguei o processo e corri para conseguir fazer o que o juiz determinou, e com o eficiente trabalho de serventuários, a certidão da oficial de justiça foi anexada em minutos no processo, para voltar às mãos do juiz e ele poder decidir.

Não foi naquela hora, mas pouco depois, foi sim!!!!!!!!!!!!! UHU!!!!!!!!!!!! Confesso que deu até vontade de chorar! 

Liguei pros meus clientes e só disse: corram aqui que o alvará está nas mãos!

Para quem não sabe o que é esse danado:

alvará
[Do ár. al-barAY(t), ‘carta’, ‘cédula’.]
Substantivo masculino.

1.
Documento passado a favor de alguém por autoridade judiciária ou administrativa, que contém ordem ou autorização para a prática de determinado ato.



Precisava da autorização do juiz para uma determinada situação.


Naquela noite eu não conseguia dormir. Uma mistura de dever cumprido, exaustão, alívio, satisfação pelo feito - afinal, 9 dias para ajuizar um processo, passar pelo Ministério Público, o juiz despachar determinando outro ato dentro do processo, realizar este ato, voltar para o juiz sentenciar, a secretaria expedir o documento e o juiz assinar, é realmente um feito!! 

Então, num sentimento de catarse, coloquei-me a dobrar...

catarse
(ss) [Do gr. kátharsis.]
Substantivo feminino.

1.
Purgação, purificação, limpeza.
2.
Med. Evacuação, natural ou provocada, por qualquer via.
3.
Psicol. Efeito salutar provocado pela conscientização de uma lembrança fortemente emocional e/ou traumatizante, até então reprimida.  



Precisava exorcismar aquele demônio de processo!!! 


exorcismar
(z) [De exorcismo + -ar2.]
Verbo transitivo direto.

1.
Valer-se de exorcismo para expulsar do corpo de (alguém) maus espíritos ou demônios.
2.
Afugentar por meio de conjuras ou exorcismos; conjurar, esconjurar.  


O resultado do exorcismo...

Alvará, em frente e verso.



Só podia ser uma mandala, para emanar boas vibrações, boas energias!!! rsrsrsrs

E o nome, não tive dúvida: Alvará! ;)


Beijos de boa noite, cheios de bons desejos!
Isa, exorcizada! rs
©

domingo, 25 de dezembro de 2011

Motor


Oi queridos!!

Como foram de Natal?! Por aqui tudo bem! 

Escolhi o dia de hoje para contar uma história recente...

Domingo passado eu e Ada fomos à padaria à tarde. Como estava chovendo, fomos de carro. Compramos nossos pães e passamos no posto de gasolina para abastecer e olhar a água do carro. O frentista abriu o capô do carro, chamou outro frentista. Eu e Ada só olhando... achamos estranho. Aí veio o outro frentista, olhou, pegou um pano e começou bater no motor do carro!!!

"O que tá acontecendo com meu carro??" - perguntava Ada com cara e voz de preocupação! Afinal, amamos o Pipinho e não queremos que ele fique doente! :)

Respondeu o frentista, enquanto batia no motor do carro: "Tem um gato aqui!"

"Vai lá, Isa! Vai lá, Isa! Pode ser a Maizena! Vai lá!"

Nem tinha me ocorrido que podia ser minha filha!!! Desci rápido pra ver. Não era a Maizena! Era um filhote preto e branco, todo encolhidinho num pequeno espaço perto da bateria... Ô dó!
Peguei o gatinho e abracei. Logo ele começou a ronronar... :)

Voltei para o carro e ele começou morder meus dedos. Fome!!! Demos pão para ele. Comeu quase um pão doce, às bocadas! Estava com muita fome, tadinho... 

Chegamos em casa e colocamos o gatinho na varanda com ração e água. Minutos depois estava ele miando na porta... Teve jeito não, né, gente?! Entrou e, em meio a 6 cachorros, outros 3 gatos e 1 coruja ele conquistou seu espaço! E, claro, ganhou um nome... Motor!!!!! Claaaaaaaaaaro!!! Podia ser outro nome???

Maizena no começo estranhou um pouco, mas agora já está tudo bem! Tá certo que ele torra a paciência dela de vez em quando...

A pobre gatinha estava toda descansando no coqueirinho...





Resolveu até comer uma folhinha. Mas Motor já estava na espreita...



Lá foi ele!!!




E dominou a área... rsrs Mas só queria mesmo tirar a Maizena de lá... Não ficou nem 1 minuto! rsrs



E assim, determinado por Papai do Céu, a família Klein cresceu um pouco mais! Agora é cuidar do novo filhote, que anda não dando sossego à árvore de Natal... O danadinho joga as bolinhas no chão para brincar, e faz uma barulhada... rsrsrsrs

Aproveitando, vou mostrar mais filhos para vocês!!!! Aqui eu e Filhoquinho no chão, Maizena só olhando...

Lembram do Filhoquinho, que foi atropelado em novembro? Ele está ótimo!!! :D



Outro dia, eu separando papéis, ele queria ficar na mesa...



Queria de todo jeito! Tirava, ele voltava... e assim foi um tempão... rs




Ele é muito amoroso... E doido com o Brad, meu cachorro. Esfrega no Brad direto! E ele olha com uma cara de: "evem você de novo..." rsrsrsrs Brad vai andando e ele esfregando... um dia filmo isso!!! rs




É muita gente... rsrs E ainda por cima temos um visitante constante. Ele tem até nome: "Piqueno". Come aqui, dorme aqui... mas fora de casa, ele não fica com os filhos. Aliás, o Brad e Laya, minha sobrinha, detestam o Piqueno! rs Saem correndo e latindo atrás dele, que daí a pouco volta! Já faz anos que ele frequenta a casa... Está velhinho, e não será agora que vai embora daqui... rs



Já dizia Dudu Nobre: 

"Essa família é muito unida 
e também muito ouriçada
Brigam por qualquer razão
mas acabam pedindo perdão!"


E assim, em clima de amor verdadeiro no coração, desejo a todos vocês que o significado do Natal ultrapasse os presentes materiais...

Beijos, bem muitos, no coração!
Isa
©

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Meu Mundo de Papel - resultado


Oi queridos!!!

Chegou o dia!!!!! Bem, já quase meia noite! É que meu dia foi cheio... apesar de estar de férias!!!

Fiquei muito feliz com o concurso, que valorizou os motivos das dobras, não a perfeição delas. Porque nem todo origami perfeito tem alma... e, para mim, qualquer peça para ser "arte" precisa ter alma.

Estão todos de parabéns pela sua participação! Agradeço imensamente a disponibilidade de atender ao meu chamado de participar desse momento. Cada e-mail com as fotos que eu recebia me emocionava com os textos, com o cuidado e carinho na escolha do modelo para participar. Eu adorei a possibilidade de valorizar a emoção em detrimento da técnica. Claro que a técnica é fundamental! Ela não foi aqui esquecida, apenas analisada em segundo plano. Penso que há mais a ser considerado para premiar alguém. Óbvio que um origami perfeito enche os olhos, mas um origami com alma enche o coração... 

E, enquanto apurava os votos, em companhia de Márcio, um dos jurados, fiquei pensando que três prêmios seria pouco... 

Então vamos aos vencedores por voto dos jurados e por voto do público. Depois voltamos ao assunto "quero dar mais prêmios"... rs

O primeiro prêmio, o livro de Sok Song, vai para a participante que teve mais votos dos jurados. E, com três votos, o livro vai para Marta Ide, com seus pássaros, flores e laços:





E o povo votou mais em... 

as irmãs Leila e Lúcia Helena!!! E olha que foram as últimas a enviar a foto... ;)





Bem... agora vamos voltar ao assunto "quero dar mais prêmios".

Como disse, estava conversando com o Márcio, que além de jurado é meu AAO - Assessor para Assuntos Origamísticos. Ficamos analisando as justificativas para os votos, os trabalhos, o que os participantes escreveram... então decidi que todos os que tiveram votos dos jurados também ganharão prêmio!

E são as seguintes participantes:

Jacqueline Sotero:


Loraine Rasmussen:

Joana Lourenço:

Maria Carolina:

Yara Yagi:



E fiz um sorteio entre os demais participantes, para agradecer por estarem conosco nesta festa!!! No sorteio quem ganhou foi Icza Coutinho:





Outro ponto foi decidir o prêmio... papel ou aula?? Então resolvi deixar por conta dos vencedores escolherem se querem que eu envie alguns papéis marmorizados ou se querem aula online via MSN. Escolhi o mesmo modelo que ensinei na comemoração WOD: uma estrela de 7 pontas. Como são muitos ganhadores, ensinar um kusudama fica mais complicado, por uma questão de tempo. 

Então... aguardo vocês me dizerem o que preferem ganhar!!! :) Enviem um e-mail dizendo sua escolha: isa.klein@uol.com.br.


Mais uma vez, obrigada a todos por estarem presentes na nossa festa de emoção, por dividirem conosco seu Mundo de Papel!!! 


E obrigada também aos juízes, que se dispuseram a dedicar parte de seu precioso tempo para lerem cada história, analisar e dar seu voto! Muito obrigada!!

Tenham todos um Natal de muita luz, amor e sorrisos!!!

"Pegue meu coração e leve... leve... leve... para dentro do seu coração!"

Beijos bem especiais...
Isa
©







domingo, 18 de dezembro de 2011

Desfilando os Mundos de Papel


Queridos...

Finalmente chegou a hora!

Diferente dos outros concursos, neste teremos um corpo de jurados composto por:

Sok Song - EUA
Aldo Marcell - Nicarágua
David Martínez - Venezuela
Doug Caine - EUA
Eric Madrigal - Costa Rica
Jorge Esteban Condoré - Equador
Judith Laing - Inglaterra
Márcio Noguchi - EUA, Brasil... :)
Tricia Tait - EUA

O objetivo do concurso não é ter como vencedor o origami mais complexo, ou mais perfeito. O vencedor será o mais representativo, o que tocar o coração dos jurados! É um concurso de emoção!


E agora, é com imenso prazer que apresento a vocês o "Mundo de Papel" de 23 pessoas muito especiais que gentilmente dividiram conosco a alegria do origami em suas vidas!




        1.    Adryan Grace Oliveira Andrade
Itabuna - Bahia
O que melhor representa o origami em minha vida, pode ser respondido por uma frase da poetisa Valdelice Pinheiro: "Eu não sei do pássaro que sai na manhã de mim"
Origami pra mim é isso: é momento de liberdade, é o momento de dar grandes vôos. E depois poder pousar, serena, radiante e vívida.
Por isso a escolha por um tsuru, ele demonstra o que sai de mim, o que é parte de mim, o meu eu mais que particular.

To answer what best represents Origami in my life we can take a look at a poem by Valdelice Pinheiro: “I don’t know of the bird that comes out of me in the morning.” Origami for me is: a moment of freedom, a moment of big flights. That land later, serene, radiant and vivid. That is why I chose the crane, which symbolizes what comes out of me, what is part of me, my particular me.





         2.    Jacqueline Sotero
Salvador, Bahia
Adoro prestigiar o que é nosso por isso escolhi o modelo de um brasileiro. Esse modelo representa saudade de uma pessoa que adorava essa santa, minha vó que se foi há 6 meses. Representa a fé da minha mãe, minha outra vó, tia, enfim da família.
Representa a expressão de sentimentos múltiplos ao tornar pedacinhos de papel numa forma tão cheia de significados.

I love the idea of honoring what is ours, so I chose a Brazilian model. This model represents holy person that I miss so much, who loved a saint: my grandmother, who died 6 months ago. It represents the faith of my mother, my other grandmother, my aunt; in other words, the whole the family of the whole the family. It represents the expression of multiple feelings by making pieces of paper turning into a form full of meanings.





        3.    Carla Pedreira
Piracicaba, São Paulo
Comecei no Origami, neste ano.  Comecei, por que sempre achei bonita a técnica das dobras e os kusudamas, pra mim, além de ajudarem a amenizar a dor de um enfermo eles trazem muita paz para quem os está fazendo. Tudo começou com a flor Tulipa. E por isso minha participação vai ser uma homenagem às flores de origami, em especial a Tulipa, pois a partir dela eu me interessei em aprender e entender essa técnica tão bonita e prazerosa.

I started folding Origami this year, because I always found the art of folding and kusudama so beautiful. It helps ease the pain of the sick and brings peace to those who fold them. I started by making tulips. So my participation in this contest will be a tribute to origami flowers, especially Tulips, because it was from it that I became interested in learning and understanding more the art of folding that is so beautiful and enjoyable.





        4.   Marisa de Lima
São Paulo, São Paulo
"O meu mundo de papel é liberdade, é como olhar para o céu e ver os pássaros voando livremente. Nesse mundo posso ser eu mesma, deixar pensamentos e mãos livres para produzir algo verdadeiro, que vem lá do coração e sentir uma paz de espírito acolhedora."

My world of paper is free. It is like gazing the sky and seeing the birds flying freely. In that world I can be myself, allow my thoughts and free hands to produce something real that comes from inside the heart and feel the warmth of the peace of mind.





       5.    Cristiane Oliveira
Goiânia, Goiás
Fiz uma mandala de minha criação, cujo nome é Mandala flor, usei um papel pintado por mim e é uma mandala que representa o centro do universo, onde um ser totalmente iluminado habita e traz harmonia e iluminação a quem as contempla. Então isso é o meu mundo de origami: as infinitas possibilidades de criação, descobertas, amizades e encontros inimagináveis.

I made a Mandala of my creation, which I named Mandala Flower. I painted the paper myself. This Mandala represents the center of the universe, where someone enlightened lives and brings harmony and enlightenment to all. That is my world of Origami: the infinite possibilities of creation, discoveries, friendship and unimaginable encounters.




       6.    Neusicleia Linjardi
Maringá, Paraná
Meu mundo de papel é um mundo onde sentimentos se misturam; que transmite leveza  das flores  encantamento das formas e cores e a alegria dos pássaros distribuindo sementes por onde passam renovando a paisagem interior!!

My world of paper is a world where feelings get mixed; that conveys the lightness of flowers, enchantment of shapes, colors and joy of birds spreading seeds where they go renewing the inner landscape!




       7.    Andressa Cristini
Barueri, São Paulo
Origami é isso... é carinho, é atenção é amor e dedicação. São cores para alegrar a vida. Momentos onde mãos estão em movimento, pequenos papéis tomam forma e resultam em peças que enchem os olhos de quem vê, de emoção para quem faz e alegria para quem recebe. É vida, é paciência, é atenção, é arte feita com coração.

Origami is... affection, attention, love and dedication. It is the color that brings happiness to life. It is the moment in time where hands move, little pieces of paper change shape and result in models that fill with emotion those who see and make them, and with happiness to those who receive them. It is life, patience, attention, and art made with love.




       8.    Mariângela Mazar Rial
São Paulo, São Paulo
Tenho predileção por origamis tridimensionais, pois "surgem" como mágica!! Para aprender a fazer a Rosa Kawasaki, eu e uma amiga quebramos a cabeça.... enfim ela "surgiu" e eu fiquei toda empolgada pela descoberta!!
Origami me faz feliz feito criança!

I love tri-dimensional Origami because it “happens” like magic!! In order to learn the Kawasaki Rose, both my girlfriend and I had a hard time… But, when it finally happened, I was quite excited by that discovery!! Origami makes me happy, like as if I were a child.




       9.    Natália Tito
Concordia, Argentina
"Cuando el corazón calla nuestros sentimientos... la unica manera de expresarlos es a través del arte. Por eso el origami, a poner nuestras manos en movimiento, hace florecer nuestros corazones de alegría."

When the heart silences our feelings, the only way to express is through art. That is why Origami, that puts our hands into motion, makes our hearts flourish with joy.





        10.  Susana Francischetti Garcia
São Paulo, São Paulo
Nunca imaginei participar de algo assim.
Para falar a verdade, nunca imaginei que faria um origami!
Comecei minhas dobras em 2008, fazendo um Tsuru porque queria fazer um enfeite diferente para meu bolo de casamento. No começo deste ano decidi aprender dobrar origami para poder ensinar para meu filho. Pesquisando sobre o tema máscaras, encontrei o blog do Norberto, e através dele, vários outros blogs de origami (inclusive o seu) e fiquei enlouquecida pelos origamis!
Comecei a comprar livros, dobrar, experimentar. Olhava os modelos modulares e pensava "daqui umas 3 encarnações talvez eu consiga"(rsss). Mas resolvi arriscar nessa encarnação mesmo e qual não foi minha surpresa quando dobrei meu primeiro cubo Sonobe! :)
Por isso, decidi participar com um misto desse meu processo de aprendizado do origami. Estão aí os Tsurus de vários tamanhos, além de minha árvore de natal modular, as caixas de presente e a base da árvore feitas com os módulos Sonobe e a estrela feita com os módulos Ixora.
Para mim origami é como o Natal: tem a magia, o encantamento, a surpresa e o sorriso da criança que mora dentro da gente e que fica feliz quando descobre algo novo!

I never thought that I would participate in a contest like this. To tell you the truth, I never thought I would make Origami!! I started folding in 2008, with a Crane because I wanted to make something different for my wedding cake. At the beginning of this year I decided to learn folding Origami to teach it to my son. Researching the subject of masks, I found the blog by Norberto. From it, I found many other blogs about Origami (including Isa Klein’s Blog) which made me even crazier about Origami! I started buying books, folding and experimenting. I admired the modular models, and thought to myself that in my third reincarnation I might be able to make something like that (LOL). But I challenged myself to give it a try in this incarnation and to my surprise I managed to make my first modular: a Sonobe cube. :-)
So, I decided to participate in this contest as part of my Origami learning process. I folded Cranes of various sizes, a modular Christmas tree, gift boxes and base of the tree made of Sonobe modulars and a star made of Ixora modular units.
To me, Origami is like Christmas: it contains magic, enchantment, surprise and the smile of a child that lives inside us who is happy when we learn something new!




        11.  Samuel Vinícius Barbosa de França
Condado, Pernambuco
Pra mim origami é uma constante felicidade interna com o propósito de nos ensinar a enxergar pequenas coisas como se fossem uma experiência nova.  A cada peça dobrada ele nos dá a felicidade de ver que cada peça daquela é tão importante quanto a outra e nos faz enxergar que se cada peça individual daquela tem um valor,elas em conjunto tem um valor maior ainda. Origami é isso: é a revelação e um aprendizado constante não só sobre essa arte, mas sim, sobre a vida.

To me, Origami is a constant inner happiness that has the purpose to teach us sees the small details as if they were always a new experience. Every folded piece allows us to see the happiness and importance of each piece. One piece is as important as the other and combined together becomes even more valuable. Origami is a constant learning, not only of art but also of life.




        12.  Loraine Rasmussen
La Habana, Cuba
De pequeña recuerdo que hice un album con cosas que aprendia a hacer con papel, barcos, conejos, ratones, lechuzas, en fin; pero ni siquiera sabía como se llamaba esta técnica. Luego desde hace casi un año que encontré la página de Isa por casualidad y me enamoré del origami y por supuesto de los kusudamas. Cada vez q veía alguno lo quería hacer hasta que por fin un buen día despues de leer sobre el concurso comencé a doblar papel y salió este modelo, que para la foto lo hice acompañar de algunas cosas que estoy haciendo para la navidad. Me hubiera gustado mucho poner más modelos para expresarme pero pienso que al poner una creación mia resumo todo en ella, todo lo que es el origami para mi.

As a child I remember creating an album with things I learned to make with paper: boats, rabbits, mice, owls, and so on. But I did not know the name of that art. About a year ago I found by chance Isa Klein’s webpage and fell in love with origami. And of course of kusudamas. Each time I saw one I felt like wanting to make them. Finally, after reading about the contest, I began to fold and this model came along. This photo also shows a few other things that I am making for Christmas. I would have wanted to submit more models to express myself better but I feel like that this creation of mine summarizes it all, what Origami is for me.




        13.  Joana Lourenço
Juiz de Fora, Minas Gerais
Porque gosto desta criação? Me dá um sentido de unidade. Fazer origami para mim é como meditar,silencia a minha mente tagarela. Mandala então, junta os pedaços. Amo flores,tanto cultivar como dobrar.

Why I like this creation? Well, it gives me sense of unity. Folding Origami to me is like meditation. It silences my restless mind. Mandala on the other hand, means union of the parts. I also love flowers, both planting them as well as folding them.




        14.  Karina Milanez
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro
Origami pra mim, é arte , é descobertas , criatividade ,alegrias, raciocínio , prática , é vicio pq amo pesquisar! Ver "ao vivo" o que apreciamos na natureza, e mostrar pra o mundo alguns detalhes que ficam escondidos quando vemos na vida real!!

Origami to me is art, discovery, creativity, happiness, thinking, practicality, and addiction since I love researching. Watching “live” what we enjoy in nature, and show to the world a few details that remain hidden when we see in real life!




        15.   Jonatas Basílio da Silva
Ibirité, Minas Gerais
Esse é o kusudama Raio de Sol, uma criação minha. Ele representa bem o origami pra mim pois significa luz, paz e beleza... É isso que o origami significa em minha vida!!!

This is the kusudama Sunshine, my creation. It represents well what Origami means to me: light, peace and beauty... That is what Origami means in my life!






        16.   Regilda Gomes de Azevedo Souza
São Paulo, São Paulo
"No meu mundo de papel, a cada modelo desvendado e conquistado,o sentimento de superação de quem fez e a admiração de quem vê é algo indescritível..."

In my world of paper, each model is revealed and conquered, the feeling of who made and the admiration of the beholder is something indescribable.




        17.  Marta Ide
São Paulo, São Paulo
Quando penso em origamis, penso em alegrar.
Este ano foi muito inspirador no quesito dobras:
Aconteceu o Encontro Internacional de São Paulo, onde pude assistir duas palestras maravilhosas, sobre as criações de cada autor.
Encontros e reencontros.
Depois o DoBras.
Muitos leitores do blog.
Muito trabalho.
E muita alegria!!
Sou super fã do Falk Brito, e qdo fiquei sabendo que ele estaria no DoBras, não hesitei!  Precisava reencontrá-lo!
Apreciava os passarinhos nas fotos dos álbuns e aprendi a dobrar.
Daí, fiquei totalmente influenciada e viciada neste passarinhos!!
Tem uma cantora, q esqueci o nome agora, que está fazendo shows e tem um balanço florido no palco.  achei tão lindo, que acabei colocando rosas aqui também.

When I think of Origami, I think of creating happiness.
This year was very inspiring to me in terms of folding. The International Convention in São Paulo took place, where I participated in two marvelous lectures, about creations of each author. Meetings and reunions. Then, the event at DoBras. Many blog readers. A lot of work. And, a lot of happiness! I am a big fan of Falk Brito. So when I found out that he was going to be at DoBras, I did not hesitate. I needed to meet him. I love the birds in his pictures, which I learned how to fold. Then, I got totally addicted to that bird! A singer, whose name I cannot recall, has a flowery balance at the stage. I found it so beautiful, so I also included some roses.




        18.  Maria Carolina Ferreira Calaça
Goiânia, Goiás
Descobri o origami através de uma tira de papel. Um amigo pegou uma folha, cortou uma tira fina e reta, parecia querer dar um nó nessa tira.
Mexeu de cá, dobrou de lá e eu observando atenta. Quando acabou, não acreditei, nascia uma linda estrela, que de tão pequena perdia-se entre os dedos daquelas mãos enormes.
Desse dia em diante encontrei a minha constelação. É sempre uma alegria dobrar algo novo. Estrelas diversas, rosas, flores, caixas, corações.  
Ganhei amigos, ou melhor, origamigos virtuais, pessoas admiráveis, talentosas e generosas, sempre dispostas a ajudar e compartilhar sua arte. Ainda não tive a oportunidade de conhecê-los pessoalmente, mas ainda chego lá.
Em homenagem as meus origamigos escolhi esse Carrossel, por me lembrar um parque de diversões. A alegria que uma criança sente em uma parque com certeza é bem semelhante à que sentimos em uma loja de papel, ou melhor no nosso "Mundo de Papel".

I discovered Origami with paper strips. I have a friend who cut a sheet of paper into thin strips, longing to be tied. I just observed  what he did: he touched here and folded there. When he was finished, I couldn’t believe my eyes. A beautiful star was born. It was so small that it was almost lost between the fingers of his big hands. Since that day, I found my constellation. It is always a pleasure to fold something new. Diverse stars, roses, flowers, boxes, hearts. I made many friends, or rather virtual “Origamigos”, wonderful people, talented and generous, always willing to help and share their art. I had not had the opportunity to meet them personally yet, but perhaps one day.
In honor of my Origamigos I chose this Carousel, which reminds me of an amusement park. The joy that a child feels in a park is certainty similar to what we feel at a paper shop, or rather, in our "World of Paper."




        19.  Yara Paula Yagi
São Paulo, São Paulo
Para mim, origami é voltar a ser criança, é dar risadas, é brincar, é alegria!!! Por isso, minha "modelo" só poderia ser minha mãe que, aos 73 anos, vê alegria em tudo e está sempre pronta para uma risada!

To me, Origami means to return being a child, laugh, play, and happiness!!! That is why my model could only be my mother, who at 73 years old, sees joy in everything and is always ready to laugh!




        20.  Icza Coutinho
Salvador, Bahia
Além de toda alegria de dobrar e conhecer pessoas tão especiais, os papeis fazem isso por mim: Aproxima meu MUNDO do MUNDO de minha filha.

Besides all the joy of folding and meeting so many special people, paper makes my WORLD get closer to the WORLD of my daughter.




        21.  Danielle Castaldelli
Presidente Prudente, São Paulo
O momento fotografado é simples, porque a vida está presente na simplicidade!!

The moment of a picture snapshot is simple, since life is present in simplicity!!




        22.  Lúcia Helena e Leila de Souza Brandão (irmãs)
Bom Repouso, Minas Gerais
Origami, para nós, significa amor, amizade, fraternidade, busca de paz e de um mundo melhor. Ele nos trouxe muita felicidade e amigos maravilhosos.

Origami to us means love, friendship, brotherhood, search of peace and a better world. It brought us so much happiness and wonderful friends.






Felizes por ver e ler tanta emoção?? Eu sim! Muito! Foi uma experiência incrível receber cada e-mail, ler cada uma das palavras que os participantes me escreveram...

E, por tanta coisa linda, significativa e cheia de emoção em cada dobra, mudei um pouco as regras do concurso... rsrs

Teremos um vencedor que receberá o livro de autoria de Sok Sonk, "CREASE + FOLD". O segundo colocado pela votação dos jurados receberá um prêmio surpresa, feito por mim e papéis.

Agora a novidade: teremos um terceiro vencedor, que também receberá um origami feito por mim e papéis. E ele será escolhido por... VOTAÇÃO POPULAR!!!!! Vocês não podiam ficar de fora!!! Portanto, queridos, até o dia 22 de dezembro votem no participante que com seu origami e suas palavras mais tocou seu coração! Valerá UM VOTO POR PESSOA, e deve deixar e-mail ou direção de rede social, caso não tenha perfil no Blogger. Voto válido apenas neste post!!! Os participantes também podem - e devem - votar!

Para votar deixe um comentário com o número ou nome do participante aqui:
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=7048244409588000442&postID=3636513447499205286 


Votem!!! 

Obrigada aos participantes por tornar mais emocionante nosso final de ano!!! E boa sorte!!!!!!!!!

"Pegue meu coração e leve... leve... leve....
para junto do seu coração!"

Beijos encantados!
Isa
©

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin