_________________________________________________________________________________________________


domingo, 8 de março de 2015

Análises...


Dia Internacional da Mulher.

Há anos nossas reflexões neste dia são as mesmas. E todas extremamente necessárias, importantes e válidas. Mas eu queria falar de outros temas, ver um pouco por outras perspectivas, e pensando em uma lembrancinha para fazer para as advogadas da OAB Timóteo em comemoração ao nosso dia, decidi fazer algo que me permitisse fazer essa reflexão um pouco diferente do tradicional para a data.

Gosto de analisar e dar significado às coisas; tudo que me proponho a fazer tem uma justificativa, e assim optei por um origami: o marcador de página porta lixa. 

Vejo nele três importantes simbologias - sabedoria, vaidade e harmonia:

Sabedoria pode ser o mais óbvio deles, afinal é um marcador de páginas! Se precisamos marcar uma página é porque estamos lendo, e a leitura é uma fonte primária de conhecimento. Conhecer, saber, é muito bom! É importante em qualquer fase da vida! O conhecimento é infinito, e feliz daquele que se mantém aprendendo todos os dias. É muito bom ter respostas, e só as temos à medida que aprendemos diferentes assuntos. Há anos minha avó foi diagnosticada com Alzheimer, e quando algo acontece próximo à gente é que vamos procurar saber mais a fundo do que se trata. Pois bem. Descobri que cada vez mais a ciência confirma a importância de exercitarmos o cérebro, de manter constantemente a atividade dos neurônios para que o cérebro não atrofie. E há um bom tempo cientistas descobriram que pessoas com hábito contínuo de ler, aprender (seja o que for), fazer palavras cruzadas, ou mesmo dançar, estão duas vezes mais protegidas do Alzheimer. Assim, nos mantenhamos em atividade, aprendendo, até como uma forma de nos preservarmos de doenças, como o Alzheimer. 
Lembrei do "Seu Pereira", que morreu ano passado aos 100 anos. Ele era o funcionário público mais velho do Brasil, nascido em 1914. Trabalhava no Ministério da Justiça, em Brasília. Ele se manteve aprendendo até o fim dos seus dias, e qualquer dúvida que os amigos tinham recorriam à "datapereira", a enciclopédia que João Pereira dos Santos tinha na cabeça. Ele lia, lia, lia, todos - eu disse TODOS - os assuntos que podem imaginar. Desde história à medicina, passando por geologia e política. E ler muito, segundo pesquisa do Centro Internacional de Neurociência do hospital Sarah, favorece a plasticidade cerebral; tudo que aprendemos de novo desenvolve uma nova rede neuronal. 
Assim, leiamos para mantermos a lucidez! Eu odeio gerundismo, mas aqui cabe perfeitamente: vamos "estar aprendendo" algo novo todos os dias!

Vaidade. Não, eu não estou falando de plástica, de botox, desse imenso mercado que cresce velozmente apesar de toda a crise pela qual passa o mundo. Falo do que chamo "vaidade sadia". Independente de religião, crença, penso que viemos para esta vida com um objetivo: nosso aprimoramento moral. É por isso que lutamos a cada dia. Para que isso seja possível, Deus nos deu um corpo físico. Assim, nosso corpo é um instrumento de aprimoramento moral, e para cumprir nossa missão, precisamos cuidar desse instrumento que Deus gentilmente nos emprestou. Eu malho 4 vezes por semana, mas não é por estética, é por saúde, por respeito ao meu corpo! E vou confessar: não fosse isso, nem passaria perto de uma academia!
Exercitar o corpo, comer alimentos  saudáveis, não beber demais, não fumar em hipótese alguma, não consumir drogas também em hipótese alguma, usar filtro solar, lixar as unhas... são todos cuidados dentre os muitos que devemos ter com nosso corpo para que possamos da melhor maneira possível cumprir nossa missão neste plano físico.
Mas não deixo de lado a "vaidade-beleza", porque é extremamente importante que estejamos nos sentindo bem para desenvolvermos bem nossas atividades. Eu me sinto muito melhor quando estou maquiada, com as unhas feitas, salto alto, colar, pulseiras, anéis... rs Só acho que esse não é o objetivo principal da vida! 

Harmonia. Nem tudo na vida são flores... No nosso caminho em busca do aprimoramento moral muitas vezes nos desentendemos com as pessoas, surgem desavenças, inimizades... Reconhecer nossos erros, pedir desculpas, nem sempre é fácil. É bem mais tranquilo ver o erro do outro, nos vitimizarmos e ficarmos esperando sentados que o outro venha nos pedir desculpas ou ao menos que nos diga "EU que estava errado". E vamos combinar, muitas vezes essas rusgas, essas arestas surgem por bobagem! Como somos "bélicos"! Perdemos tempo, energia e saúde com coisas pequenas que não nos levam a lugar nenhum... Precisamos ter sabedoria para lixar, aparar essas arestas em busca de harmonia e assim gastar nossas energias com o que realmente importa nessa vida. 

Assim, minhas amigas, isso é o que desejo a todas vocês: sabedoria, vaidade sadia e harmonia para seguirmos nosso caminho fazendo o melhor que podemos! Sempre na esperança de estar no caminho certo e espalhar o bem por onde passamos.

Sejam muito felizes sempre!!!

Beijos no coração
Isa


Minha tarde de domingo! ♥




Para quem quiser fazer:




3 comentários:

Neusicleia disse...

BOM DIA!!!!!

Como é maravilhoso poder ler algo inteligente ,simplesmente amei Isa sua Análise ,cada frase sabiamente formulada PARABÉNS!!!
È por isso que tenho o maior respeito e carinho por vc!! bjooo <3
Feliz semana ^_^

Isa disse...

Neusicleia, minha querida...

Obrigada pelo carinho!!!!! feliz que gostou do texto!!!

Beijos no seu coração

Sandra disse...

Que lindas palavras Isa! Concordo com tudo o que disse :) Beijos dobrados!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin