_________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

CLO - 1º dia



Queridos!!

Finalmente chegamos no primeiro dia do 2º Congresso Latinoamericano de Origami. Ai, que ansiedade para este dia chegar!!!!!

Cedo estava lá. Como boa mineira descendente de alemães, sou mega rigorosa com horário... o que, confesso, acaba me estressando, porque nem todas as pessoas são assim, e eu detesto esperar!!! Bem, mas este não é o assunto do dia!! rsrsrsrsrs

Beatriz, a presidente do grupo Origami Chile, fez a abertura do Congresso, que tinha como tema "El diseño latinoamericano".





Com a palavra, Eric Madrigal, idealizador do Congresso:




E depois da abertura oficial chegou a minha vez... Como convidada do Congresso, uma de minhas atribuições era a conferência de abertura. Vamos lá!!




E para esta agradável conversa escolhi o tema: "Paradoxo do Poeta e Matemática Empírica como fontes do processo criativo"




Antes de começarmos, uma referência: o cachecol que estou usando foi um "regalo" que recebi no dia anterior do meu querido novo-velho amigo Alexander Oliveros, do grupo Amigos Plegadores de Bogotá. Falei dele no post Santiago, 1. dia... :)

Bem, vamos lá!

O processo criativo é muito particular, depende do autor e do estilo do origami. Com este tema compartilhei com os participantes o meu processo criativo, objetivando incentivá-los a criar também!

Para chegar ao ponto principal, inicialmente fiz uma breve explanação de quando comecei dobrar, o que já contei no post "Vamos comemorar?"


Faremos agora um breve passeio por alguns slides para que todos possam sentir a incrível energia deste momento!

Comecei falando pela minha primeira busca pela internet para procurar o que eram aquelas maravilhosas bolas dobradas... 





Não podia deixar de contar a história desse Electra (autor: David Mitchell). Foi um dos primeiros que fiz, e adoro este modelo. 






Quando descobri o significado de "kusudama", fiz um pequeno texto com a explicação e sempre que dava a alguém de presente, colocava este pequeno texto.

Resumindo para quem não sabe, kusudama significa "bola de cura". Antigamente dentro deles era colocado ervas aromáticas e presenteavam os doentes com este amuleto. Ficava pendurado no cabeceira da cama, e através da franja de fios de seda, a energia de cura era espalhada pelo ambiente. 

Certa vez, a mãe de uma amiga da Minhosa (minha mãe) adoeceu, e pediu à filha que me pedisse um "kusudama". Com muito carinho fiz este bem colorido para ela. Ele foi pendurado em sua cabeceira e todos os dias pedia aos filhos que rodassem o kusudama para a energia se espalhar. 

Infelizmente quase 3 anos depois, este ano, essa senhora faleceu, e uma das filhas que mora na Itália levou o kusudama para sua casa, para ter uma parte de sua mãe perto...





E não podia deixar de falar da Marmorização!!! :)




E ao apresentar um modelo feito com o papel marmorizado, comecei falar sobre criação - Bromélias, meu primeiro filho!





 Falamos de alguns modelos-padrão, dentre eles o clássico Sonobe





E vamos à Matemática Empírica!!!!!!







Só poderia abrir a seção "Inspiração" com o Muni, afinal, é a mais inusitada inspiração que já me ocorreu...



E do Muni veio a Laya, que é o nome da esposa do Muni...




Nada se perde, tudo se transforma!!! E assim surgiu o Bárbara! Até papel torto tem seu encanto!!!





Mitiko não podia faltar! E claro que eu contei o tanto que a Kátia Mitiko, a homenageada, ficou reclamando um kusudama com o nome dela... rsrsrsrsrsrs





E depois de muita "teoria poeticamente empírica", hora de colocar a mão na massa! Muitos modelos surgem a partir variações de outro modelo, criando algo diferente do original... Vamos tentar?? Com os princípios do Muni em mente, uma tentativa usando outra posição do papel.





Enquanto isso as pessoas iam observando...




Módulo pronto, faltava... TESTAR!!! A única forma de testar um modular é fazendo vários módulos. Como havia muita mão de obra na platéia e ali todos gostavam de dobrar...

Distribuí 30 papéis para 30 valorosos voluntários!






Dobrando juntos para ver se realmente daria certo! As correções e adaptações fazem parte do processo criativo. Enquanto ensinava o módulo recém-nascido percebi que havia um erro nele... Mas sabem que gostei disso?! Porque o processo criativo é assim, cheio de erros e acertos! Claro que algumas vezes o módulo surge na primeira tentativa, mas nem sempre é assim!!!

Problema resolvido, vamos continuar nossas dobras!!!




Auxiliando os compatriotas brasileiros!




Depois de tudo dobrado, elegi minhas assistentes Nilka e Grace, minhas afilhadas panamenhas para montarem o kusudama.




E, para guardar esta preciosa recordação, cada um escreveu seu nome no módulo feito:





Enquanto isso, decidíamos como aquele modelo se chamaria... Por sugestão de Adriana Argoti, de Quito, Equador, o novo modelo foi batizado "CLO", de Congresso Latinoamericano de Origami. Não poderia pensar em nome melhor!!!!!


Não há criação sem motivação... E deixei este tema para finalizar a conferência. O motivo é óbvio e quem me conhece vai logo adivinhar... rs

Minha grande motivação, sem sombra de dúvidas, está em cada pessoa linda que o origami me deu de presente...

Eu não tenho como descrever a emoção que é cada e-mail, mensagem, cada carinho que recebo... É muito gostoso e emocionante sentir nas palavras escritas nos blogs, nas redes sociais, nos comentários aqui no blog, que as pessoas sentem orgulho por terem uma amiga criadora, e eu faço questão de estar sempre perto de cada um dos meus queridos amigos de dobras!!

E quando as palavras trocadas pela internet se transformam em abraço?... Ah... só vivendo para saber! Por isso esses encontros são tão mágicos! Muitas lágrimas já rolaram nesses encontros... Acho que nos alimentamos num ciclo, se Deus quiser, sem fim! E é em cada uma dessas pessoas que está minha motivação. Criar, para mim, é uma forma de agradecer e retribuir por tudo de bom que recebo de todos... Quisera eu ter inspiração suficiente para dar o nome de cada um a um kusudama... :)

Eu não estaria naquele auditório se não fossem vocês, então não poderia deixar de levar todos para, de certa forma, dividirem comigo aquele momento... Muito obrigada por tudo...


Para colocar todos na foto ficaria muito pequeno (e AINDA não me encontrei com um MUITAS pessoas que também são parte dessa motivação) então escolhi alguns amigos para representar todos vocês, que são tão importantes no meu caminho...





Para verem melhor:




Já perceberam por que ficou para o final? Porque é claro que eu ia chorar... E chorei. rsrsrsrsrs Eric, muito gentil, me abraçou.

Refeita da emoção, hora de responder perguntas!!!





Um "muito obrigada" especial à Verónica, que fez a tradução:


Obrigada, querida!!!!!


E assim foi a conferência de abertura... :)


"Mas Isa, e o CLO kusudama???"


Ah, é!!! Fiquei tão emocionada revivendo estes momentos que já ia encerrar sem falar do CLO kusudama...


Aqui estão os 24 amigos escreveram seus nomes no módulo...  :)





Chegando em casa logo fui dobrar um CLO novo, com papel mais adequado! É que usei o primeiro que peguei na conferência, e ele era um pouco mole.




Os modulares, para mim, representam as relações humanas. Ninguém vive sozinho, ninguém brilha sozinho! Um módulo solitário não tem beleza... Ele só se torna realmente belo quando está em conjunto, quando cada um ocupa seu devido lugar.

E, da mesma forma, a beleza daqueles momentos que vivemos em Santiago só existiu porque cada um estava lá. Cada um com seu conhecimento, sua história de vida, sua cultura, suas características e, principalmente, seu coração aberto e pronto para compartilhar!!

O colorido de cada bandeira deu vida ao 2º Congresso Latinoamericano de Origami... E para comemorar este momento, o CLO Latinoamérica y Caribe, representando nossa união em torno do origami, essa incrível paixão comum:





Todas as faces de CLO... 





Bem... já me perguntaram do papel que usei... Seguinte: eu não entendo muito de computador, então fiz os padrões no Word mesmo... rsrsrsrs Imagino que deva ser possível fazer de forma mais fácil, mas cada segundo fazendo quadrados e retângulos, colorindo os retângulos etc, etc, etc valeu a pena! O importante é que ficou exatamente como eu imaginei e, principalmente, que foi feito com muito carinho para agradecer cada sorriso, cada abraço cada carinho que recebi de todos lá!

Se levei meus amigos brasileiros comigo, trouxe para o Brasil um pouco de cada um de vocês, que fizeram esses dias do congresso mais bonitos, coloridos e especiais!!!!

Muito obrigada...

Espero que nos encontremos muitas vezes mais!!!!!!

Muitos beijos no coração!
Isa
©


PS.: estou muito cansada, não vou revisar o texto... rs Amanhã faço isso! Se tiver algum erro, releve! Amanhã corrijo! rsrsrsrsrs

18 comentários:

colorlessdel disse...

Linda postagem... muito "poética"...rs...

Adoro as interpretações que você dá aos kusudamas, e suas criações são sempre bonitas, harmoniosas, delicadas...

Beijos, Isa! :]

Anônimo disse...

Isa!
Fantástico!!!!
Pelos seus relatos...parece que fomos juntos para o Chile!!!!
A gente participou, mesmo de longe!! Com boas energias!!!!
Linda, AMO ler suas atualizações!! Isso nos deixa mais pertinho!!!!
E quanto ao CLO...sem palavras para descrever...principalmente o das cores das bandeiras...PERFEITO!!!!
Beijos e fique com Deus!
Ali Guimaraes

Neusicleia disse...

Emocionante !! PARABÉNS , FICOU LINDO O KUSUDAMA!!
bjoooo

Ivani disse...

Que lindo, Isa!

Que o Senhor abençoe sempre suas mãos de fada, seu sorriso terno e sua criatividade.
Fico muito feliz por você!
Beijos,

Leyla Torres disse...

I love this from your post:

"Modular, to me, represent human relationships. No one lives alone, no one shines alone!"

Thank you, Isa for your report on Congreso Latinoamericano de Origami en Chile 2011.

Anônimo disse...

OLA ISA. QUE POST LINDO! FIQUEI AGORA PENSANDO NAS HORAS MAGICAS Q VCS TIVERAM NO CHILE. UM DIA QUEM SABE ME AVENTURO NUMA DESSAS VIAGENS. POR ENQUANTO VOU ME AVENTURANDO NAS SUAS KUSUDAMAS MARAVILHOSAS. SAUDADES!

☺Kaiê disse...

Emocionante, Isa! Estávamos aqui torcendo por você, e ansiosos pelos relatos, imagens... E o CLO, é lindo! Parabéns!

Yara Yagi disse...

Ma-ra-vi-lho-so!!!

Marcelo 河 野 disse...

Nossa Isa, impossível não se emocionar.

Sei que além de dobrar excelentemente bem; além de ser uma criadora excepcional; além de tirar fotos como ninguém, você sabe escrever de forma a passar toda a emoção a quem lê. Mesmo sem ter ido lá, enocionei-me com seu relato.

Gostei de tudo, desde o início até o fim. E esse foi somente o primeiro dia. Realmente acredito que tenha sido desgastante, mas pelo visto valeu muuuuuuito a pena.

Fico feliz por vc ter sido a nossa representante. Parabéns pelo CLO.

Confesso que tive que segurar umas lágrimas.....

Obrigado e tudo de bom.

Susana Costa disse...

Ahaaaaaa!
PERFEITO! E não seria diferente...
Parabéns ISA! E mesmo não querendo ser repetitiva, é apenas o começo. Vcê irá pra muito, muito além.
Bejos muitos
Su.

ClarAngel disse...

Nem bem arreia as malas e tasca um Madrigal, em seguida um Clo e encontro ainda em postagens antigas, referências a um Alabardas e a uma versão de 30 do Mangual, as quais não vi nem mais gordas ou magras.
Não! Já entendi tudo! Você quer ZONEAR a minha lista. Rsrsrs
Já são 43 na lista. Você me diz que não está completa, e não apresenta provas. A qual instância posso recorrer???
Já vi que a viagem foi ótima! Parabéns pela palestra, por ser essa pessoa de espírito vivo e obrigada pelo texto abaixo, simplesmente amei!
“Os modulares, para mim, representam as relações humanas. Ninguém vive sozinho, ninguém brilha sozinho! Um módulo solitário não tem beleza... Ele só se torna realmente belo quando está em conjunto, quando cada um ocupa seu devido lugar.” Isa Klein
Vai virar referência. Bjocas

L disse...

que coisa mais linda, esse evento deve ter sido realmente delicioso de participar!
parabéns pelo Clo ^^

Mariza disse...

Oi, Isa! Quantas novidades; adorei tudo principalmente a forma carinhosa e generosa com que você compartilha suas criações, sua amizade, sua luz.
Você realmente é uma fonte de inspiração e incentivo; presença constante em nossa vida.
Beijos e parabéns pelo novo filho "CLO" - amei!!!

Carla disse...

Incrível Isa!! Esse CLO tem ótima energia, não é?

Tatiane Midori Shimada disse...

Fantástico a magia que o origami pode trazer para nossas vidas e você colocou tudo isso nesse post. Parabéns Isa e sempre continue assim

Bjus

Vera Silva disse...

Isa, você realmente nos permitiu estar no CLO e ver o CLO - nas fotos e na sua representação origâmica!!
Espero que tenham gravado sua conferência e que possamos comprar o DVD.
Parabéns, origamig@.

Isa Klein disse...

Queridos!!!

Obrigada pelo carinho de cada um... É muito bom ter este espaço para dividir com vocês as emoções vividas ao longo dessa caminhada origâmica... :)

Somos todos módulos desse lindo kusudama chamado vida... :)

Muito bom ter vocês por perto!!!

Beijos no ♥

Débora de Carvalho, paz e bem disse...

Tudo muito lindo! Parabéns! Vc tem uma forma que me faz querer dobrar cada vez mais, quando tc com todo esse sentimento, muito bom.E é difícil não se emocionar lendo, imagino quem estava la, parabéns novamente,estou em minhas primeiras sobras, e me apaixono a cada nova dobra, e vc me inspira muito, Deus te abençoe sempre!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin