"Alguns animais sofrem transformações incríveis ao longo da vida. Quando a borboleta sai do ovo, primeira fase de sua vida, ela se transforma em uma lagarta, que passa todo o tempo comendo folhas. Comendo, ela cresce e vira pupa.
Nesta fase, deixa de ser comilona: fica vários dias protegida dentro de um casulo sem comer. Depois desse período, o casulo se rompe e dele sai a borboleta adulta, com o corpo ainda mole e as asas amassadas.
Fase do ovo: Depois do acasalamento, as fêmeas buscam plantas adequadas para colocarem seus ovos. Essa postura de ovos pode levar algumas horas ou até alguns dias. Usando suas patas, a fêmea sente a textura das folhas das plantas e também considera outros fatores, como a temperatura, a presença de ovos de outros insetos ou a disponibilidade de alimentos. Os ovos variam de tamanho, forma e cor de acordo com a espécie.
Fase da larva: Após algum tempo, os ovos eclodem e deles saem lagartas, a forma larval das borboletas. Elas começam a comer as cascas dos próprios ovos e depois seguem comendo partes da planta em que estão. As lagartas comem o dia todo e até mesmo durante a noite. Nos momentos em que não estão comendo, recolhem-se nos ninhos que fazem na parte inferior de uma folha especial: a única folha que evitam comer. Já bem alimentadas com os nutrientes necessários, elas passam à fase conhecida como pupa.
Fase da pupa: Também chamadas de crisálidas, as pupas se formam a partir do endurecimento do corpo da lagarta, muitas vezes parecendo que esta está enrolada em uma folha. Esta capa, que acaba sendo sua proteção, dura até que ela atinja a fase adulta. Neste casulo, ela fica protegida por dias ou até meses, dependendo da espécie. Aos poucos, os órgãos vão se transformando em órgãos adultos.
Fase do imago: Quando o casulo se rompe, sai dele a borboleta adulta, com corpo e asas inteiramente formados. Esperam mais algumas horas para que as asas sequem e endureçam e então... podem voar! Adultas, em pouco tempo elas terão que se reproduzir, garantindo o recomeço de todo o ciclo.
Este processo é chamado de metamorfose completa. Outros insetos, como o barbeiro e a maria-fedida, realizam metamorfose incompleta, não atingindo inteiramente a fase adulta e não podendo, por exemplo, voar. No caso da borboleta, a metamorfose tem como resultado um aspecto totalmente diferente: a feia lagarta transforma-se em uma linda borboleta, com a estrutura corporal completamente desenvolvida".
Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=991&sid=2
O primeiro deles é alma, isto é, a mais profunda fonte de vida no homem. O segundo era borboleta, que simbolizava espírito imortal. Na mitologia grega a personificação da alma(Psiquê) era geralmente representada por uma figura feminina, mais menina do que mulher, com asas de borboleta. As crenças gregas populares concebiam a alma como uma borboleta, quando o espírito se desgarrava de um corpo, ele tomava a forma de uma borboleta.
19 comentários:
Lindo!! Criativo e poético! :D
Isa também é cultura! :P
Olá Isa!
Adorei o post, não sabia do significado de 2 borboletas no Japão. Eu adoro dobrar borboletas!
Beijinhos
Oi Isa, essa da borboleta e da psicologia não sabia não
gostei
beijos
Daniel Thomás
Olá, querida!
Adorei o post.
Uma das minhas sobrinhas se chama Júlia e tem uma borboleta com esse nome Dryas julia, há dois anos montei um livrinho para ela com a foto da Dryas, com várias borboletas em origami, poemas e textos sobre borboletas, interessantes por sinal- ficou muito legal. Se quiser uma cópia dos textos posso lhe enviar.
Beijos
muito legal =D
borboletas são seres incríveis =)
beijos ;)**
Adorei! Borboletas no estômago, falo isso sempre!
beijo grande e boa semana!
Puxa, Isa! Que post lindo! Adorei!
Passa no meu blog, tem uma petição contra alterações nas leis florestais que serão votadas em breve. Se puder ajudar a divulgar, agradeço.
Nossa simplismente maravilhoso!Como a amigo Daniel Thomás citou,também não conhecia essa coisa da borboleta e da psicologia!Viu,seu blog traz conhecimento,alegria e claro,muitas e muitas dobras!!
Abraços dobradinhos
Isa, vc personificou a borboleta em cada palavra, que se transformou em frase, que gerou uma idéia e fez brotar o sentimento, a ternura e a poesia. Adorei, vc é uma pessoa especial!
Obrigada por compartilhar!
Beijos redobrados!
Queridos!!!
Fico muito feliz que tenham gostado das minhas boleletas e do texto! É sempre bom aprender!!!
A vida é feita de transformação e todos nós fomos transformados pelo origami... obrigada por fazerem parte da minha vida!!!
Cultivem borboletas no estômago!!!
Bjinhos e carinhos sem ter fim!!!
♥
Isa!!!!
Cheguei de viagem agorinha...e vim voando, como suas borboletas, para ver se tinha atualizaçao!!!!
AMEI!
Nas suas mãos, parece fácil!!!!
Diagrama, diagrama!!!
hehehe
beijos e uma boa semana!!!
Ali Guimarães
Querida Mona! Felicíssima abordagem neste post. Um banho de informações, que nos faz querer transformar sempre: do (aparentemente) feio ao belo, em um simples ciclo. Que seja assim na vida... Beijos no core. Saudades.
Gi-BSB
Querida , Isa.Não sabia de seu Amor pelas Borboletas.Percebeu que sou encantada com elas? Me emocionei muito ao ler sua pesquiza tão bem formulada, quanta criatividade ! Acho que descobri porque te quero tão bem como uma filha e as nossas BORBOLETAS amadas...Muito Obrigado querida por compartilhar, e acrescentar ao meu conhecimento o significado dessa maravilhosa vida.Irei viajar e estarei uma semana em retiro espiritual, quando retornar estarei dobrando um lindo trabalho para participar da Promoção...bjos... Madrinha...
Ola Isa, saudadessss!!
Bem minha linda como sempre achei linda estas borboletas parabéns, vou ver se consigo dobra-las depois rsrsrs, também adorei saber sobre elas pois também as acho incriveis.
Isa voltei a trabalhar faz uma semana, vamos ver o q vai dar ñ é mesmo rs bem, até outra hora saudades, fique com Deus e com os anjos!
Isa,
Acho que as suas borboletas chegaram aqui em Niterói.Coloridas, alegres e repletas de boas energias.
Beijos no coração!
Su.
Super!
Cool story!
And wonderful butterflies!
Isa! Essa borboleta é muito muito linda e depois de sábado já fiz um montão! Obrigada, viu?!
Bjinhos
Postar um comentário