_________________________________________________________________________________________________


sábado, 24 de outubro de 2015

1º Prêmio WOD Brasil - 2015



Bom dia amigos!!!

Começaremos a postagem com um assunto sério. O solo.

A Organização das Nações Unidas - ONU - declarou 2015 como o Ano Internacional dos Solos, tendo como um dos principais objetivos alcançar a plena consciência da sociedade civil e dos governantes sobre a profunda importância do solo para a humanidade.


“O solo é um recurso natural não renovável. Nós necessitamos dele para produzir alimentos, forragem, roupas, abrigo e energia. O solo também armazena e filtra a água, recicla os nutrientes, é um amortecedor contra as inundações, recicla nutrientes, absorve o carbono ajudando na luta e no controle da mudança climática e abriga um quarto da biodiversidade do nosso planeta.

Mas os nossos solos estão em perigo. Dois hectares do solo são destruídos pelo crescimento urbano a cada minuto em todo o mundo. Desmatamento, más práticas agrícolas, poluição e o uso excessivo da pastagem deixam o solo desprotegido, contaminado e degradado.

Os nossos solos estão desaparecendo rápido. E são necessários milênios para formar poucos centímetros de solo. Necessitamos dos nossos solos e necessitamos deles saudáveis. Devemos protegê-los agora; O solo é necessário para um planeta saudável e para o bem-estar humano.

Apoie o Dia Mundial dos Solos e o Ano Internacional dos Solos em 2015.
http://nacoesunidas.org/video-2015-ano-internacional-dos-solos/


E foi lançado o seguinte vídeo:




Nós do Origami não poderíamos ficar fora desta luta, deste necessário e urgente movimento de conscientização sobre o uso sustentável do solo, recurso crucial para a sobrevivência da humanidade. 

Ano passado fizemos aqui no blog um movimento maravilhoso em comemoração aos Dias Mundiais do Origami (World Origami Days, ou simplesmente WOD), período que vai de hoje, 24 de outubro, a 11 de novembro. Foram muitas e lindas participações!! Fiz no Facebook um álbum especial para aquele evento, com 785 fotos dos trabalhos que abrilhantaram nossa comemoração! Clique aqui para ver!!

Como sempre tem novos leitores, vou explicar o que é o WOD:

Nos Estados Unidos comemora-se o dia do origami em 24 de outubro, que é o aniversário de Lilian Oppenheimer (1898-1992), fundadora do primeiro grupo de origami na América, além de ter sido uma das fundadoras da Sociedade Britânica de Origami (BOS) e OrigamiUSA. Sem dúvida foi uma figura fundamental para o desenvolvimento do origami no ocidente. 

Já no Japão, onde o tsuru tornou-se o símbolo da paz, o Dia do Origami é 11 de novembro. 

Então convencionou-se que nesse período entre 24 de outubro e 11 de novembro comemoram-se os dias mundiais do origami! Ótimo! A gente adora uma festa mesmo!!! hehe Nesse período as atividades se intensificam: distribuição de origamis, aulas gratuitas à comunidade em geral, e o que mais a imaginação do origamista permitir!!

Este ano claro que vamos também celebrar o Origami em seus dias especiais! E todos os outros, se Deus quiser! Em 2015 especialmente uniremos as forças da nossa arte a este momento de reflexão sobre o solo.

Assim, está lançado o 1º Prêmio World Origami Days Brasil - 2015!




O desafio é fazerem um origami, ou composição de origamis, ligado ao tema "Solo", inspirando-se no vídeo e no pequeno texto postados acima. Importância do solo, situação atual, o que se espera para o futuro, o que precisamos fazer, enfim, qualquer coisa que ilustre o tema. 

Para puxar a fila e mostrar que não precisa ser nada complexo, hoje fiz o meu origami como participação simbólica. O título da foto é: "A luz da vida".




E foi engraçado, porque fiz essa foto no final do dia, no jardim da frente de casa (tem duas jardineiras prontas para serem replantadas). Sayuri vinha chegando e eu agachada no chão, olhando aquela jardineira vazia... rsrs A pessoa chega em casa e encontra a outra nessa pose estranha... rsrs


Bem, vamos às regras, para ficar bem explicadinho:

1. Faça um origami ou composição de origamis com o tema "Solo", na sua mais ampla interpretação.

2. Faça uma foto e:
     2.1. Envie para meu e-mail isa.klein@uol.com.br - Peço que em "assunto" coloque WOD. 
     2.2. Compartilhe a foto em suas redes sociais, blog ou site.
Você pode dar um nome à foto, se quiser e também explicar seu origami ou composição. Não é obrigatório, mas pode ajudar os jurados na hora da votação e talvez aumentar suas chances. #ficaadica! ;) 

3. Compartilhe o vídeo da ONU, acessando o seguinte endereço:
Eu não vou verificar se todos compartilharam o vídeo, mas espero que todos o façam para atingirmos a marca de 1.000.000 de compartilhamentos! 

PRAZO: de hoje até o dia 11 de novembro, quando encerra o período WOD, vocês devem me mandar as fotos. Farei um álbum virtual no Facebook para postar todas elas, como ano passado! 

Dia 13 de novembro postarei todas as fotos aqui no blog.

E se é "1º Prêmio WOD Brasil - 2015"...

Sim, teremos prêmios!!

Para escolhermos o vencedor teremos um corpo de jurados composto por 5 origamistas. Resta-me falar com um deles ainda, por isso postarei os nomes da comissão posteriormente. 

O prêmio será uma peça comemorativa "1º Prêmio WOD Brasil - 2015" (postarei foto posteriormente), papéis importados de vários tamanhos, cortador, um exemplar do livro dos 10 anos do grupo Origamigos de Brasília, com diagramas variados de autores de vários países.

O resultado da comissão julgadora sairá dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República!

E também farei um sorteio entre todos os participantes, menos o vencedor, de um kit contendo papéis, cortador, dobradeira e alguns materiais (fios, contas, franjas).

Teve mais de uma ideia? Pode participar com quantas origamis quiser! Uma foto de cada trabalho, todos concorrendo na escolha dos jurados e cada foto (de modelo diferente, claro) será um cupom para o sorteio. Fez 3 diferentes? As 3 fotos vão para votação, e cada uma é um cupom no sorteio. Chances multiplicadas!

Podem ir mandando as fotos à medida que forem fazendo. ;)

E se algum dos jurados quiser participar do sorteio, pode também! Só não estará concorrendo na votação, claro!


Espero a participação de vocês!!!

Qualquer dúvida entrem em contato por aqui ou por e-mail.

Boa sorte!!

Beijos no coração
Isa

3 comentários:

Márcia Fontenelle disse...

Que projeto lindo!

Alessandra Sivek Perez disse...

Obaaa!! Vamos escolher os modelos!!! :)

Ana Picolo disse...

Obaaaa... Vou de novo! Parabéns pela iniciativa, ano passado foram tanto projetos divinos. E desafiadores pra mim, espero conseguir novamente. Bora lá... Esta semana começo o plantio. Beijão pra ti Isa!

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin