_________________________________________________________________________________________________


quarta-feira, 5 de março de 2014

Yamashita Kaibara



As pessoas sempre me perguntam como eu crio, e o que é preciso para criar. É uma pergunta muito difícil de responder, porque não há uma fórmula... É todo um processo criativo, diferente para cada autor. Para se ter ideia da não simplicidade do assunto, rendeu uma palestra inteira: "A Matamética Empírica e o Paradoxo do Poeta como Fontes do Processo Criativo", que proferi em Santiago do Chile.

Muitas vezes a ideia vem, e o que temos a fazer é deixar as mãos trabalharem livremente para transformarem a ideia em dobras. Outras vezes dá uma vontade de fazer algo novo, e aí é hora das mãos  dominarem o processo, como verdadeiras "mestras de obras" cujos peões são conceitos preestabelecidos para cada tipo de origami. 

E tem também momentos em que transformamos algo nosso mesmo, e surge uma peça diferente. 

Ontem Sandra Kaibara, de São Carlos, me escreveu falando sobre mandalas vazadas. Tenho algumas, mas me deu vontade de fazer algo novo, para aquele momento. Sem tempo para me debruçar sobre os papéis, e sem cotovelos também, pensei em transformar uma mandala minha, inicialmente fechada, numa mandala vazada. 

Abri meu álbum e olhei as que me dariam essa possibilidade. 

Duas dobras a mais, e a Yamashita se transforma em Yamashita Kaibara, numa homenagem à mola mestra dessa variação! 





Obrigada pela inspiração, Sandra!! Yamashita Kaibara, novinha em folha, pronta para decorar e alegrar!!! Vou fazer uma especial para você, para te entregar pessoalmente assim que possível! ^_^
Beijos no seu coração! 


E a todos vocês, bom retorno de Carnaval!!! Amanhã é nosso sorteio, hein?! Todos inscritos?? ^^

Beijos, bem muitos!
Isa

2 comentários:

Sandra Massae Kaibara disse...

Que linda, Isa!!!! Adorei ter meu nome em um origami seu e vai ser um prazer usá-la na nossa festa. Doida pra dobrar o modelo e mostrar pra todos aqui!!!!!! Kissu kokoro ni ^^

Regina Schultz disse...

Adorei e logo pensei em usá-la pendurada em um colar. Ficaria maravilhosa. Isa, faça uma e a pendure em um fio maravilhoso.

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin