_________________________________________________________________________________________________


segunda-feira, 18 de março de 2013

"Dura o tempo do encanto"


É o que sempre diz minha querida Susana Costa sobre a durabilidade dos origamis. E é isso mesmo! É papel, e exposto ao tempo, fisicamente não se pode esperar que dure "para todo o sempre, amém". Mas sem sombra de dúvidas, um origami feito e presenteado com carinho, no coração da pessoa que o recebeu também com carinho será eterno!! 



Nina, de Joinville, me escreveu com umas dúvidas sobre papel, e ela mesma sugeriu que escrevesse sobre o tema aqui, para ajudar a outras pessoas que também tem as mesmas dúvidas que ela. Pois bem, aqui estou!

Vou transcrever aqui parte da mensagem, para ser nosso norte no assunto:

"Eu gostaria de saber uma coisa, a sua opinião a respeito da durabilidade dos papeis, quanto tempo dura um origami, um kusudama por exemplo, sobre papéis, locais onde pendurar os móbiles e se existe algo que se passa nos kusudamas para proteger e garantir por mais tempo a cor dos papeis, pois já percebi que alguns papéis desbotam rapidamente, o que você acha? será que vc pode dar umas dicas pra nós aprendizes."

Vamos às respostas!

1. Durabilidade dos papéis. Depende do papel, onde o origami ficará exposto, umidade do tempo, modelo, se está acessível às mãos das pessoas (pois a maioria delas vê origami com as mãos!). Quanto mais fino o papel, mais sensível o resultado final. Em verdade, o tempo exato de durabilidade dos papéis é algo que só se pode verificar na prática, pois vários fatores interferem. Podemos, claro, tentar fazer com que  o origami permaneça mais tempo possível lindo como no primeiro dia, o que veremos nos próximos pontos!

2. Onde pendurar móbiles: jamais pegando sol! O sol danifica muito o papel; a maioria deles desbota muito, mas muito rápido à luz do sol. Áreas externas, expostas ao tempo também não pode, pois sereno, por mais que não vejamos, ao final de uma noite é uma quantidade considerável de água e aí... já era o móbile! 

3. Proteção adicional: eu não gosto de usar base de unha nem verniz líquido, pois pode manchar e ficar com marcas do pincel. Para quem gosta dessas técnicas, sugiro que use um pincel bem macio e o verniz ou base mais ralos, para evitar ao máximo as marcas de pinceladas. 
O que eu mais gosto é Spray Waterproof com filtro UV da marca Sistem. Vocês não tem noção da maravilha que isso faz para os papéis! Já passei em um móbile lilás de color plus que estava bem desbotado e a cor reavivou na hora. Clique aqui para conhecer. 
Como alternativa, o verniz spray Acrilfix, da Acrilex, é uma ótima pedida, com preço menor. Tem mais cheiro, mas nada que não saia em 1 ou 2 dias. Clique aqui para conhecer. O Acrilfix tem fosco, semi-brilho e brilhante. Confesso que não vi muita diferença no resultado, pois o papel chupa o verniz, não forma uma película densa não. Nenhum deles faz com que o origami fique mais resistente, mais duro. Mas a cor com certeza é preservada por muito mais tempo. Já passei e deixei no sol para ver, a diferença com e sem verniz, mesmo o Acrilfix, é gritante! Com verniz não desbotou. 

4. Quem desbota? Dos papéis que conheço, o que mais desbota sem sombra de dúvida é o Color Plus. Ô papelzinho sensível!!! Nem precisam de sol para desbotar, basta claridade intensa... Mas como aqui é o que mais variedade de cores tem, precisamos nos adaptar a ele! E a forma é a proteção dita no item acima. Ao passar qualquer um dos produtos (Sistem ou Acrilex) as cores ficam bem mais vivas e duráveis. 
Os coreanos e japoneses para origami são bem resistentes. Tenho móbiles no meu quarto que tem mais de 4 anos, e nada de desbotar, mesmo sem spray. 
Os papéis de presente também costumam ser bastante resistentes, principalmente uns que já vem envernizados. Assim como os coreanos e japoneses, tenho móbiles bem antigos e de cores absolutamente íntegras sem o uso de spray.
Os papéis perolizados, que se tornaram praticamente "comuns" em razão da entrada da Diamond Papers no mercado nacional de papéis para origami, já tem uma proteção natural, que é o pigmento que o torna perolizado. Assim, tem uma boa durabilidade da cor. 



Nina, querida!
Espero ter sanado suas dúvidas, e com elas as de outras pessoas! Se tiver alguma mais, só chamar!!!!! 

Isso vale para todos vocês! Precisando, chamem!!!!! ;)


Desejo a todos uma semana de cores, flores e aromas!!

Beijos no coração
Isa





5 comentários:

Cristiane Oliveira disse...

Eu nunca esqueci disso que vc me disse um dia. Que dura o tempo do encanto... Acho perfeito.

Bjs

Nina disse...

Isa, amei a frase, Que dura o tempo do encanto. Muito obrigada por todos os esclarecimentos,pois faço origami a uns 2 anos e somente nas folgas ,porque as festas me tomam muito tempo e as dúvidas são muitas, mas agora já tenho a quem recorrer,,rs mais uma vez obrigadíssimo, pelo carinho e pela atenção,mil bjus, e sucesso sempre pra vc.

Atelie Da Lagartixa disse...

Querida Madrinha,
Estou com muitas saudades, sempre passo aqui para ver suas postagens, elas são cada vez mais cheias de carinho e atenção. Precisamos colocar nossas conversas em dia!
bjs,
Daiane(sua lagartixa afilhada!)

Margareth disse...

Linda frase! Lembra um pouco do velho poetinha, Vinicios de Moraes,do qual era e continuo super fã! Adorei as dicas! Pra quem é iniciante em origami, foi de grande valia.
Obrigada por estar sempre compartilhando seus conhecimentos e carinho. Beijo grande e sucesso sempre!
*Ü*

Le'Ox disse...

Muito obrigado sobre as dicas de verniz. bjs

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin