_________________________________________________________________________________________________


domingo, 29 de julho de 2012

Preocupações, impressões, agradecimentos!


Oi queridos!!!

Que saudade do nosso cantinho! Nunca fiquei tanto tempo sem escrever aqui... 

Dia 12 de julho fui para São Paulo, cheguei e logo fui para o Rio...

Cheguei em casa quinta-feira à tardinha e aos poucos a vida vai retornando à real normalidade. Não é fácil, afinal encerrei meu "mês viajeiro" com o coração quentinho depois de tantos abraços carinhosos ao longo desses dias...

Reencontrei pessoas muito queridas, finalmente encontrei quem só mantinha contato virtual e conheci outras que já passaram a fazer parte da minha vida! A vontade era poder ter todos por perto fisicamente mais vezes... O jeito é esperar os próximos encontros preparando o coração para tantas emoções! 

E não são poucas... Elas começam assim que os encontros são marcados. Contamos os meses, os dias!  A expectativa é imensa! Tanta coisa para preparar, definir os modelos a ensinar, mimos para sortear... É muito bom! 

Mas tem também o lado da preocupação... Eu sou sempre muito preocupada com o bem estar das pessoas, e acho que sempre devemos fazer o melhor para receber a todos muito bem! Eu penso nas minhas oficinas como se estivesse recebendo as pessoas em minha casa. Quero que todos saiam satisfeitos delas, e voltem mais vezes! 

Considerando o evento como um todo, a amizade e o carinho que já existem entre as pessoas faz com que seja muito difícil alguém não gostar de um encontro desses...

Mas nos dois eventos desse mês também contamos com a participação de grandes criadores da América do Sul - Fabian Correa Gómes em São Paulo e Daniel Naranjo e Román Díaz no Rio de Janeiro. Pronto! Preocupação redobrada... rs Eles não tinham esse "lado pessoal" que praticamente garante a satisfação dos que compartilham esses incríveis momentos! 

Nem sei se essa preocupação cabia a mim, mas... sou assim! E como brasileira, quero que os estrangeiros deixem nosso país com vontade de voltar!

Confesso que com relação ao Fabian eu me sentia ainda mais responsável pela sua satisfação, afinal fui eu quem sugeriu seu nome para ser convidado do evento de SP... Conheço seu trabalho faz um tempo, por recomendação do Márcio Noguchi. Desde a primeira mirada em sua obra me encantei pelas linhas do seu desenho... E Fabian também fabrica seu papel - excelente papel!

Daniel conheci de nome através da Lus de Pessôa, que já o conhecia pessoalmente. Quando Lus me falou dele o que fiz? Google! Claro!!! Apaixonei-me pelo que vi... Leveza, criatividade e expressão. 

Román é o criador latino mais conhecido no nosso maravilhoso mundo de papel, e seria "chover no molhado" falar qualquer coisa sobre sua obra...

E como será que eles são?... Chatos?... Legais?... Fechados?... Conversados?... Esperar para ver! Ai, ai...

Feito o convite ao Fabian, passamos a ter contato quase diário até o dia da viagem. Assim, dele já tinha minhas primeiras impressões. E elas se confirmaram: Fabian é muito calmo, doce, atencioso e, claro, um excelente artista! Só esse ano fui saber que ele foi aluno de Daniel, o que justifica o movimento das linhas de seu maravilhoso desenho, hoje já marcadas por sua personalidade, mas sem negar suas raízes.




Depois de definida a vinda de Daniel enviei um convite no Facebook, prontamente aceito. Comentei algumas coisas em seu blog também. Dos três, Daniel me parecia o mais introspectivo. Fechado mesmo. Talvez por sua forma de escrever no blog - que aliás eu adoro -, por suas fotos. Sim, é reservado como se deve ser. Mas é super espontâneo, expressivo, atencioso, divertido e dono de uma rizada deliciosa! Eu adorava cada vez que ele ria de alguma coisa - e não foram poucas vezes! rsrs E também atento. Daniel é muito atento. Gosto disso.
Suas peças são lindas porque vem do seu coração. 
Ah! Claro! E é um santo! Afinal, aguentar a falazada de três amigas que não se encontravam há muito tempo - eu, Lus e Jaci - não é para qualquer um! rsrsrsrs Pobre Daniel... rsrsrsrsrs


Com Román eu nunca havia tido o menor contato. Márcio e Lus sempre me falaram super bem dele, mas nunca nos falamos. Ele era, digamos, "neutro" para mim. Não tinha feito nenhuma ideia de como seria. Engraçado, porque sempre imaginamos como uma pessoa deve ser... Mas não ele. Seria uma surpresa total. E foi uma agradável surpresa! Conversamos bastante - dentro do pouco tempo que (infelizmente) ficou no Brasil - e ele sempre muito gentil. Foi muito atencioso, ensinou modelos fora das oficinas, conversou bastante com as pessoas e sempre se esforçando para lembrar seu português dos tempos de Moçambique. Muito gostoso de ouvir! Sem dúvida, Román merece todo o reconhecimento que tem de seu trabalho, e muito mais. É um artista incrível e uma pessoa agradabilíssima. Realmente sinto muito por ele ter precisado ir embora no domingo... 

Lus, Jaci, Daniel, Verônica, Tânia, eu e Román


Hoje, o que posso dizer dessas três pessoas se resume a um agradecimento: obrigada, origami, por colocar no meu caminho pessoas tão especiais... Não fosse nosso amor pelas dobras não teríamos oportunidade de nos conhecermos, o que seria uma lástima! 



Meus novos queridos...

Muito obrigada por terem aceitado vir ao Brasil dividir conosco um pouco de seu grande conhecimento. Foi maravilhoso! Com suas características e personalidade, vocês são pessoas lindas que eu tive imenso prazer em conhecer. Que tenha sido apenas a primeira de outras vindas ao Brasil; o primeiro de muitos encontros que participemos juntos! Desculpem se algo não foi bom, mas estejam certos que procuramos fazer o que nos parecia o melhor. Seguimos sempre melhorando! ;)

Parabéns pelo espetacular trabalho de cada um! Desejo que tenham sempre mais sucesso e que sejam sempre muito felizes em todos os caminhos da vida!! Obrigada por tudo! E... voltem mais vezes!!!

Fabian, amiguiño! Obrigada por me ensinar sua Lechuza e pela paciência com meu "portuñol"!

Daniel! Ai, ai, ai... essas brasileiras falam demais, não é mesmo?! rsrs Desculpe os "megáfonos internos"! rsrs

Román! Promete vir com mais tempo da próxima vez?!! Bem, não vou reclamar! Como você mesmo disse, era ou pouco ou nada! Ainda bem que veio...

Daniel e Román, obrigada pelas gentis palavras sobre meu trabalho... 


Ai, ai... deu saudade... Já vi que me emocionarei em cada post que fizer sobre os encontros...


Por hora... vou ali sonhar!

Beijos de boa noite, de bons sonhos!!!
Isa, feliz!

25 comentários:

Daniel Naranjo disse...

:)

colorlessdel disse...

Isa, nos dois dias em que fui em sua oficina voltava pra casa toda feliz e empolgada, aqui em casa ninguém dobra mas todo mundo sabe quem é a Isa Klein! E isso é uma coisa muito sua, muito nítida em você, esse desejo de deixar as pessoas bem à vontade... e se a gente já se sente assim nas oficinas (onde tem bastante gente e é difícil dar atenção exclusiva...) imagino como eles devem ter se sentido acolhidos. Fiquei emocionada em ler a postagem e não me canso de dizer que sou sua fã!

Déli.

Neusicleia disse...

BOM DIA!!!!
Mesmo que não tenha participado,já deu pra perceber o sucesso pelo sorriso e carinhas de felicidade dos participantes.
Parabéns Isa,e que muitos outros encontros possam vir,quem sabe num destes eu possa ir....bjooooo
Feliz dia!!!

ClarAngel disse...

Isa, Mesmo não tendo participado fisicamente, estive muitas vezes presente qdo via as postagens e depois com as fotos suas, de Vera, de Marcio Jorge, da Dione. Tanta gente que sigo virtualmente, por sua causa. Pois, fui conhecendo pelos comentários das suas postagens.
Como disse Déli, ninguém aqui em casa dobra. Mas todos sabem que Isa Klein existe e que mais que uma dobradora amante do origami, é uma grande origamista brasileira. Da qual espero ver a obra em livro, ansiosamente.
Beijos, minha linda e parabéns pelas brilhantes participações nos encontros.
Nossa ficou um jornal. KKKK

Yara Yagi disse...

Fico até com vergonha de comentar... Estava tão entusiasmada e não fui por causa da gripe.
Parabéns a todos que organizaram, ensinaram e participaram! Que encontro bonito!
E Isa... sua dedicação a essa arte não tem tamanho!
Ainda nos encontramos!
Beijos! <3

Toribio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toribio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Román disse...

Gracias Isa por tus lindas palabras. Para mi fue un gran descubrimiento el encontrar tu talento como diseñadora y tu calidez como persona. Besos!!

Amalia disse...

Lindas palavras... Foi bom lembrar do encontro com nossos queridos origamistas sulamericanos, queridos pelo talento e pelo carinho. Saudades de você, menina. Obrigada pelo carinho. Beijos.

origami bela flor disse...

Oi Isa foi bom revê-la e fazer suas oficinas.Adorei aprender e conhecer pessoas incríveis. Obrigada pela dedicação, pois sei o qto de trabalho deu p/ organizar tudo.Fala sério foi barato,o custo de tudo deve ter superado. É muito trabalho, quero ajudar da próxima vez,ok?
bjus

Marcelo 河 野 disse...

Oi Isa, tudo bem?

Obrigado pela visita e pelo carinho. É, esses encontros são intensos, mas pelo menos na Convenção do DoBras começamos com o pé direito, ou "hundir" direito....kkkkkkkkkk

Se eu fiquei esgotado, fico imaginando vc, a Jaciara e a Lus. Acho que "...as bolotas pretas no lugar dos olhos..." foram poucas, pois vcs trabalharam prá caramba.

Pena não ter ido ao 2º EIOSP, mas ano que vem tem mais!

Na Convenção, não sei se vc percebeu, mas no último dia estava tão esgotado e caindo de dor, que o pessoal teve que me animar. Na oficina da Carla, a gente ficou cantando (coral mesmo) no fundo da sala. Muito bom e revigorante! Agora estou melhor. Obrigado.

Abs e tudo de bom.

Lus de Pessôa disse...

Realmente passarinhos. Foram dias gloriosos com pessoas maaravilhosas. Eu tive a grande sorte de conhecer a Daniel e Roman anteriormente. Pessoas realmente maravilhosas e com muita vontade de transmitir seus conhecimentos.

Isa disse...

Déli, minha querida...

Obrigada por tão lindas palavras... me emocionei! E, principalmente, obrigada por seu carinho!!! Você mora no meu ♥

Beijos do meu para o seu!

Isa disse...

Neusicleia, minha querida!!!

Sim, foi um SUCESSO TOTAL a convenção DoBras 2012. As pessoas estavam radiantes, encantadas, emocionadas! Foi um dos melhores encontros que já participei!!!
E, se Deus quiser - e Ele quer - em um próximo você fará parte desse maravilhoso sonho em papel!!!

Beijos no ♥

Isa disse...

Clara, minha querida...

Vocês querem me matar com tantas palavras lindas, é??!!! rsrs

Obrigadíssima pelo carinho, querida... Você é muito especial!!! Não esqueço o e-mail com a lista das criações... hihi

Beijos no ♥

Isa disse...

Yara, querida.......

Senti tanto sua falta em SP... queria demais ter te encontrado... Eu também estava super gripada, até me preocupou, porque eu não saía da cama e fiquei sem voz! Mas graças a Deus deu tudo certo e consegui vencer a maratona de encontros!!!
Foi maravilhoso...

Muitos Beijos no ♥

Isa disse...

Román, querido...

Você foi uma agradabilíssima surpresa para mim. Foi pouco tempo, mas que deixou maravilhosas recordações!
Espero que nos encontremos logo!

Beijos no ♥

Isa disse...

Amalia, querida!!

Saudade também... ah, como foi bom estar aí com vocÊs...

Beijos no ♥

Isa disse...

Querida Joana,

Fico imensamente feliz em saber que gostou do encontro!! Bem, acho que quem não gostou está meio doido, pra falar o mínimo!!! rsrs
É maravilhoso estar com tantas pessoas queridas e que gostam do mesmo que a gente!
Adorei ter você nas minhas aulas!!

Obrigada pela presença e pelo carinho de sempre!!!

Sim, foi muito trabalhoso organizar tudo... Ô, se foi... na próxima te convocamos!!! ;)

Beijos no ♥

Isa disse...

Marcelo, querido!

De fato começamos com o "hindir" direito!!! Pra mim foi um dos melhores encontros que já participei... Deixou MUITA saudade...

Trabalhamos muito, mas valeu suuuuper a pena!!!!!

E que venham os próximos!!!

Beijos no ♥

Isa disse...

Lus, minha querida amiga e companheira de ideais!

Foi tudo perfeito! E conhecer Román e Daniel foi sem sobra de dúvida das melhores coisas que me aconteceram esse ano! Eles são pessoas maravilhosas!

Beijos no ♥

Paula Oliveira disse...

Acabo sendo redundante, mas vou falar de novo. Eu adorei ter participado da sua oficina no EIOSP. Eu só fico triste por não ter interagido muito, devido à minha eterna timidez que me acompanha desde sempre... Mas tenha certeza que embora eu talvez não tenha demonstrado muito, estava super contente de passar aqueles momentos com aquelas pessoas naquela mesa cheia de alegria, bom humor e carinho.
Você, além de desenvolver um trabalho maravilhoso no origami é também um encanto de pessoa. Eu te parabenizo por tudo, Isa!
Beijos!
Paula

Anônimo disse...

ISA DO MEU CORAÇÃO, TUDO QUE EU PODERIA DIZER, JA FOI DITO. AMEI TE REENCONTRAR E VER O CARINHO QUE VC TEM COM TODOS. AMEI SUA OFICINA E AS MANDALAS APRENDIDAS ESTÃO GUARDADAS. ESSAS NAO DAREI A NINGUEM POIS TEM A MAGIA DO NOSSO ENCONTRO, MAS DOBRAREI OUTRAS. OBRIGADA POR FAZER PARTE DO POUCO QUE SEI DOBRAR. ABRAÇÃO.

Isa disse...

Paula, minha querida!!!

Eu não tinha reconhecido você!!! Fiquei imensameeeeeeeeeeente feliz quando vi seu nome no papelzinho! A Paula!!! que bom te encontrar, que bom estar com você ao menos um pouquinho!!!

Ano passado tive outra tímida, a Déli. Insisti para ela ir! Ela foi, gostou e voltou esse ano, já bem mais descontraída! Assim será você ano que vem!!! ^_^

Assim que gosto das aulas: cheias de alegria, bom humor e carinho! Fico feliz que tenha o que é para mim o espírito do origami!!!

Obrigada pelo carinho de sempre!!!

Beijos no seu ♥

Isa disse...

Gil, minha querida amiga!!!

Sempre maravilhoso te reencontrar, mesmo que nem sempre possamos sentar e papear como eu gostaria! É tudo muito corrido, mas sempre tudo muito especial!!!

Eu que agradeço sua companhia, carinho e amizade! Você está sempre no meu ♥!!!

Beijos do meu para o seu ♥

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin