_________________________________________________________________________________________________


domingo, 23 de outubro de 2011

Exposição OrigamiUSA


Oi queridos!!!

22h36, ainda dá tempo de terminar este post hoje, como queria! Bem... assim espero... São muitas fotos, então... vamos lá!!! E esse post ofereço para minhas queridíssimas Amigas Aline Bellusci e Suzana Costa, que hoje fazem aniversário! Nem vou esperar que Aline grite "atualiza!!" ;)

Vamos aos trabalhos!!! rsrs

Esse ano Márcio, que sempre me faz MUITAS propostas, propôs que participasse da exposição do Origami USA. Eu, que sou obediente, aceitei! Acho que apenas uma proposta dele não aceitei nesse um ano e meio! rs E tinha opção de 1/4 ou 1/2 mesa. Claro que Márcio me propôs 1/2 mesa e claro que eu, atrevida que só, aceitei!!!

O primeiro passo foi escolher o que trabalharia nas bases, para que a exposição ficasse homogênea, visualmente limpa. Porque só "jogar" peças em cima de uma mesa não dá... Decidi que usaria basicamente... INOX!!! Claro!!! rsrs A partir disso foi trabalhar complementos e formas. Depois, combinações: cores, modelos e tamanhos dos modelos. Finalmente, que modelo iria para que base, e qual altura teria, afinal não poderia embolar na mesa!

Pode até parecer fácil, mas não foi... Muito trabalho até chegar ao resultado final! Vamos passear pelos modelos?

Começaremos pelo mais trabalhoso, tanto o modelo quanto a base: o Dália.

Essa base foi feita com uma meia bola oca usada para arranjo de balão de gás em festas infantis... rs Comprei a base, que é super leve, de plástico, e trabalhei com papier marché, depois uma textura com papel de seda e, finalmente, tinta. Cada uma das peças de inox foi feita em separado, depois montei dentro da base com cimento químico industrial e acabamento com papel de seda branco.




Adaga. O primeiro publicado em um grande livro, o Tanteidan nº 16, de 2010. Claro que ele não podia faltar! Adaga ganhou uma base de vidro, e a inspiração do formato veio do troféu da Copa do Mundo de futebol. É... vá entender inspiração... rsrsrsrs  




 Florinda Dobrado, em papel marmorizado. Gosto bastante dessa flor volumosa dele, por isso foi escolhido.




Mangual, que já apareceu aqui no blog na versão de 12 módulos, em maio! Era uma prévia para este... ;)
Aliás, o de 12 foi desmontado para se transformar no de 30!

Mangual é o nome de uma arma medieval, inspiração para este modelo. Então procurei fazer uma base que represente o mais próximo possível a arma:





Mitiko e Mitiko Estrela, porque eu precisava mandar para lá minha amiga Kátia Mitiko!!!!!




Ophidia, que, para minha felicidade, foi publicado na Coleção Anual do OUSA, este ano. Não podia faltar o modelo publicado no livro da convenção, né?! A base dele foi esta mesmo, mas trabalhada com textura. Só que a esquecida aqui esqueceu de fotografar depois de efetivamente pronto... rs Foi branco mesmo.




Patíria (branco) e Alabarda (preto). Alabarda apareceu todo desmontado no mesmo post do Mangual. O segundo Alabarda que fiz foi para a exposição no Congresso Latinoamericano de Origami, e essa semana estará na convenção Origami Caracas 2011, mas isso é assunto para outro post... Só aproveito para deixar um beijo MUITO carinhoso para o querido Jorge Orozco, presidente da AOV, e os amigos venezuelanos! Les deseo mucho éxito, queridos amigos!





Agora os danados dos Bouganvilles... Já anunciei em post passado que teve um problema com eles... Depois do Dália esses foram os mais trabalhosos. A versão colada dele é muito fácil, mas a encaixada... só Jesus, como diria Chris... Ele é chato para montar! rs Para facilitar a vida de Márcio, que montou a exposição para mim, colei strass em todos os picos, deixando sem só o que ele deveria enfiar na base. 

As bases... Jesus..... Foi uma saga... 

Essas duas peças brancas são um conjunto de saleiro e paliteiro. Isso mesmo: pote para colocar sal e o outro, palito. rsrsrsrs Adorei as peças quando vi na loja, e tinha certeza que as usaria. São de porcelana.

Um belo dia o gato do meu pai (acho que é o único gato que eu não gosto) brincando dentro de casa derrubou quase tudo que estava no móvel, inclusive meu conjunto de porcelana... Um quebrou em uns 30 pedaços, e o outro em menos. Fiz até foto, mas não estou encontrando. Se achar posto aqui depois... rs
Gente, eu quase tive um infarto quando vi. Era o último da loja...
Refeita da raiva, com uma paciência de Jó colei todos os pedaços com adesivo instantâneo e cimento químico industrial... Foi um trabalho hiper minucioso... Depois fiz um trabalho de textura, e tinta branca para couro. Fiz, ficou bom. Mas a raiva que passei foi inesquecível.... rsrsrsrs
O metal é inox também, em fio, não em barra como nas outras.

O vermelho ficou no saleiro e o azul no paliteiro! Aproveitei os buracos originais das peças para introduzir os fios.




Peças prontas, hora de fazer as placas com os nomes! É, porque vejo umas exposições com umas "placas" deitas em papel de qualquer jeito, cada uma de um tamanho, escritas a mão... Ah... não dá não! De que adianta o origami ser lindo se não tem cuidado com a apresentação??!!! A meu ver desvaloriza TODO o trabalho, ainda que seja perfeito. Decidi que teriam um suporte, também de origami, preto para compor com a mesa e as placas seriam de papel grosso prateado. Até pensei em mandar fazer de inox, mas quando veio essa ideia não dava mais tempo... Fica para uma próxima! ;)

Nas próximas fotos vocês poderão ver as placas.


Tudo pronto com antecedência, porque sou mineira, mulher e hiper previdente, embalei as onze peças, acomodei numa enorme caixa e seguiram para os EUA por sedex para chegar rápido! Fui pra Brasília e fiquei esperando notícia da chegada da caixa.


Graças a Deus, dever cumprido. Certo?

Errado. Dever cumprINDO, no gerúndio...

Foram ONZE peças. CINCO chegaram amassadas... Não resisto, vou postar uma das fotos que Márcio me mandou:




Gente, vendo isso eu chorei, chorei, chorei... fiquei desesperada, quase desisti da exposição. Fiquei arrasada... Foi o segundo "quase infarto" dessa exposição... 

Passado o desespero, não tinha nem o que cogitar: REFAZER!!!!! Afinal, mineira, mulher, previdente e também perseverante, havia tempo para fazer tudo de novo e mandar de novo!!!

Coloquei-me a trabalhar sem parar. Toda folga que tinha estava com os papéis nas mesmas cores para refazer o estrago. Só que como podem ver pela foto, os Bouganvilles foram também avariados... Ai, ai, ai... logo eles?... Resolvi então mudar para o Estrelina de 12 módulos, que ficaria com o tamanho final bem próximo do Bouganville. Usei a mesma estampa e as mesmas cores. 

E acho que deu sorte, o Estrelina está publicado no Tanteidan nº 17, que saiu este ano! :) Fiquei muito feliz com esta nova publicação neste importante livro! :)


E depois de tantas curvas no caminho, eis minha mesa, cuidadosamente montada pelo meu querido e inseparável Márcio Hideshi Noguchi:

Detalhe: antes que alguém pergunte, porque eu logo perguntei, o Florinda está fora da base para a foto ficar melhor!




Preciso contar: antes de mandar as peças montei cada uma no lugar que eu queria e mandei as fotos pro Márcio. Ele fez exatamente igual eu havia planejado! ^_^ Só o Márcio mesmo...

Fotos feitas pelo Márcio, em outros ângulos: 




Olha os Estrelinas aí... rs





Uma visão geral:





À exposição demos o nome "Duality with love...", e a placa maior apresentava minha participação nesta importante exposição:


DUALITY with love…
By Isa Klein


Isa Klein, a lawyer by education and Origami lover, started creating modular origami in 2009 and did not stop since then. She lives in Timóteo, located in the “Steel Valley”, a small city in Minas Gerais state - Brasil. Because there are no local Origami groups in Timóteo, she learned Origami completely by herself.

This exhibition is inspired in the duality: paper and steel; soft and hard; matte and gloss, black and white; male and female; art and science. In particular, Isa Klein enjoys the balance and opposition of the dual sides, in particular between the paper and the steel.



Assim foi minha primeira participação na "Origami OUSA Convention Exhibition"!! Primeira??? Sim... Foi uma excelente experiência e pretendo participar novamente! Claro! 

Aproveito o momento para agradecer Tony Cheng (ainda que ele não leia!) as gentis e incentivadoras palavras que dedicou à minha singela exposição em seu artigo em "the FOLD - Issue 6". Para quem for membro, pode ler o artigo acessando este link: http://www.origami-usa.org/thefold006_convention_exhibition


Mas minha participação na Origami USA Convention 2011 não terminou!! ;)

Com muita alegria tive dois modelos ensinados dentre as oficinas. Doug Caine, que foi um amor ao me pedir autorização, ensinou o Ophidia. E Márcio, cuja importância na minha caminhada dispensa comentários, ensinou exatamente quem??? O Estrelina!!! Esse foi o kusudama do ano... rsrsrsrsrs 

Aqui umas fotos da oficina do Márcio. Beijos, Andrew!!!





Eu não estive fisicamente lá na convenção, mas a imensa alegria das minhas remotas participações ficarão para sempre no meu coração!!!

Obrigada, Márcio, pela feliz proposta e por ter viabilizado sua concretização!! Você mora no meu coração...

Aline e Su, minhas queridas amigas! Esse post tinha que ser no aniversário de vocês, que tanto me incentivam!!!!! Dedico-o a vocês, desejando que tenham uma vida colorida, cheia de felicidades, conquistas, vincos perfeitos, amor e amigos!!! Vocês são vizinhas do Márcio no meu coração!!!


Bem... já falei demais e já é quase meia noite... minha irmã já até perguntou: "Está com sono não? To besta!"... rs 

Desejo a todos uma semana incrível!!!!!
Terei dias de muito trabalho... mas de muita felicidade!!!

Muitos beijos especiais no ©
Isa
©

18 comentários:

Daniely Blacutt disse...

A exposição ficou maravilhosa!Adorei!
Parabéns!
Nossa ao ler seu post fiquei triste quando disse que os kusudamas tinham amassados.Mas Graças a Deus deu tudo certo no final!
Sucesso para vc amiga!Beijos no coração,

Danikinha.

L disse...

Estou eu aqui passeando pelos blogs de madrugada e o que encontro? essa belíssima e maravilhosa surpresa no seu blog!
Que coisa mais incrivelmente maravilhosa esse post! Fiquei muito feliz em ler ele todinho, com certeza compartilhei um pouco da sua alegria por participar desse evento :)
Com certeza esse é um dos posts mais bonitos ;) grande abraço, Isa!

colorlessdel disse...

Em primeiro lugar, Isa, quero parabenizá-la pela participação na exposição, imagino a emoção que sentiu ao ver suas lindas peças todas arrumadinhas na mesa... puxa, eu sempre acho tão bonito...rs.
Em segundo lugar, quero dizer algo que não é novidade: você é uma pessoa incrível, tudo isso é merecido, muitos admiram a pessoa, advogada e origamista que você é, além de se sentirem inspiradas pelo que você faz. Eu sou uma delas...

Agora você precisa publicar um livro com os modelos, e eu vou querer o meu autografado...rs.

Sucesso, sempre! Muita luz... parabéns!!
Beijos, Isa! :]

Ivani disse...

Olá, Isa!

Fico superfeliz por você e contente por ver uma brasileira destacando-se no origami.
Você sempre foi fonte de inspiração, tanto pela criatividade como pelo carinho e desprendimento que sempre demonstrou.
Parabéns!

L disse...

Ah, mais uma coisa que eu esqueci de dizer antes: a criatividade para as bases foi GENIAL! hehe.
E dos kusudamas que você expôs, o que mais gostei foi o Mangual, ele tem um design primoroso.

Susana Costa disse...

ISAAAAAAA!
Querida, linda, maravilhosa, perfeccionista, otimista, PERSISTENTE...
T U D O PERFEITO!
Fui às lágrimas com o seu post. Fiquei emocionada com a homenagem e também com o resultado da exposição. Aliás desde ontem que só me emociono. Meus amigos resolveram fazer a mateiga derretida aqui se derreter toda!
Voltando ao assunto das suas grandes e belas conquistas: Eu não tenho dúvidas quanto ao sucesso de suas obras e realizações (pessoais e profissionais). Quando a aposta é feita no desejo, não há quem segure!
Beijos muitos e que vincos, dobras e muitos, MUITOS modelos de carinho possam se espalhar pelo MUNDOOOOO!
Com o coração feliz! Su

Susana Costa disse...

Obs: Peço mil desculpas se vou me opor ao que vc escreveu sobre o gato do seu pai...Mas preciso pontuar algo que me chamou muito a minha atenção.
Esse gato é tudo de bom!
O que foi feito em mil pedaços, depois de reconstituído se transformou em algo LINDO!!!! Aposto que mais lindo do que eram os originais: saleiro e paliteiro, RS!
Agora, se a saudade dos antigos em porcelana é grande, publica uma foto deles aqui no blog pra gente te ajudar a encontrar Brasil afora...
Quanto as bases feitas a partir dele, acho que merecem ter um homenageado especial: o gato levado, travesse da breca.
Bjcas,
Su

Yara Yagi disse...

...... sem palavras.....

Fantástico! Maravilhoso! Divino!

E seu merecido sucesso é resultado de dedicação e trabalho! Fonte de inspiração para muita gente!

Parabéns, Isa!

Um grande abraço e uma ótima semana!

Anônimo disse...

Isa!!!!
Que hoenagem mais linda!!!
Partindo de você, não poderia ser diferente!!!
Agradeço pelas palavras e te parabenizo pelo trabalho maravilhoso que faz, fruto de muita dedicação e perfeccionismo!!!
Você merece TUDO o que há de melhor!!!!
Participar de uma exposição desse calibre, é o reconhecimento da sua arte!!!
Quem sabe no ano que vem estaremos conferindo "in loco" suas peças!!!!
Mais uma vez...muito obrigada pelo carinho!!
Beijos e saudades!
Ali Guimarães

Anônimo disse...

Isa!!!!
Que hoenagem mais linda!!!
Partindo de você, não poderia ser diferente!!!
Agradeço pelas palavras e te parabenizo pelo trabalho maravilhoso que faz, fruto de muita dedicação e perfeccionismo!!!
Você merece TUDO o que há de melhor!!!!
Participar de uma exposição desse calibre, é o reconhecimento da sua arte!!!
Quem sabe no ano que vem estaremos conferindo "in loco" suas peças!!!!
Mais uma vez...muito obrigada pelo carinho!!
Beijos e saudades!
Ali Guimarães

ilza lima disse...

Ai... meu coração ficou todo apertado de ver os kusudamas amassados... ainda bem que tudo se resolveu... As bases ficaram lindas, adorei aquelas com fios...Parabéns e muito sucesso, sempre.

cridiana disse...

Congratulations! I wish you a lot of exhibitions and a lot of new models to create.

☺Kaiê disse...

U-A-U!!!!!
Isa Internacional!!!
Que exemplo de superação, seria muito fácil desistir né...
Emoção pura, orgulho para os brasileiros e amantes das dobrinhas. Todas primorosas, amei amei o Dalia e o Mangual.
Ai, preciso de um babador aqui! :)))
Parabéns, Isa!!!

Danielle Castaldelli disse...

Eu gostatia de ter a oportunidade de ver uma exposição desta(maravilhosa). Lamento pelos incovenientes que vc passou, mas vc é guerreira e conseguiu driblá-los!
Beijos

Vera Silva disse...

Isa,
Você sempre nos surpreende. E com belas e gostosas surpresas.
Que exposição linda!
Parabéns e que venham mais.

Josefa Maria Marques disse...

Oi Isa
Agora é que vi sua postagem. As peças ficaram lindas. Que bom que deu pra ficar tudo a seu gosto. Parabéns.

Karina Milanez disse...

isa , linda a exposição das suas kusudamas!! que bom que deu tempo de refazer ! parabens , sucesso , beijosss

Katia Mitiko disse...

Isa Klein, ando muito relapsa mesmo!!! Só hoje, eu me toquei que vc me mandou para NYC!!!! Quanta honra!

Muito obrigada pelo carinho... E aos poucos estou querendo começar a voltar para as dobras. Parece que voltaram os 5 dedos extras em cada mão...

Um beijo !

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin