_________________________________________________________________________________________________


domingo, 31 de janeiro de 2016

Explosão Solar - vídeo


Bom dia, amigos!!

Para um domingo que já começa cheio, nada melhor que vir aqui para nosso cantinho conversar com vocês! Obrigada sempre pela companhia!!

Há 4 anos atrás, mais precisamente 09 de janeiro de 2012, fiz uma mandala que dei o nome Explosão Solar. 
Uns meses depois fiz uma enquete para que escolhessem qual mandala eu iria fazer um passo a passo - na época eu não fazia vídeos... Ganhou a Explosão Solar, com 109 dos 159 votos.  E assim, postei o passo a passo dela. 

Quando comecei fazer vídeos pensei: "ah! Vou gravar a Explosão Solar!" Eu gosto dela! Mas uma coisa outra coisa, pedidos, prioridades... a pobre foi ficando para depois. 

Até que no começo desse ano, dia 13 de janeiro, a Docinho (Mônica, para os menos "superpoderosos") me escreveu com dúvida no passo 9 do pap. Eu não lembrava como dobra a mandala... rsrs Não mesmo! Dobrei só duas na vida, a primeira, amarela, e a que fiz o pap. Depois... jamé! Precisava procurar o pap para ver que meleca eu fiz no passo 9 que não deu pra Docinho entender. Mas... vocês já sabem como são meus dias... o que aconteceu?? Esqueci! Completamente! Mas Docinho queria fazer e pediu ajuda aos universitários! Lindinha (Cristiane, para os menos "superpoderosos") gentilmente ajudou Docinho no famigerado passo 9 e ela finalmente pode fazer sua Explosão Solar! 

Mas aí... eu já queria gravar a mandala, e juntou a dúvida da Docinho... Domingo passado gravei o vídeo, que inclui variações não apresentadas no PAP original!

Gravar é uma coisa, editar é outra... Semana cheia, só ontem de manhã consegui postar o vídeo!

E aí está, bem detalhado, para todos aprenderem!!!

Aproveitem e se inscrevam no canal para não perder nenhuma novidade!! 
Curtam, compartilhem, dobrem! ^_^

Se o Sol não está brilhando para você... exploda a tristeza e faça acontecer!

Bom domingo e boas dobras!!!

Beijos no coração
Isa







terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Eu mudei...


Tudo nessa vida muda. Na verdade penso que passamos toda a vida com ganas dessas mudanças, sejam elas pequenas ou grandes. Sempre queremos algo diferente, ainda que saibamos as dores que podem causar o processo...

Não quero ser a mesma, quero ser a cada dia um pouquinho melhor do que já fui, para chegar um dia a ser parte do que espero, do que luto para ser. 

Talvez lutemos pouco... porque indubitavelmente sempre podemos mais do que fazemos. Sempre. Sabemos disso, ainda que seja lá no fundo... Mas ter essa consciência pode ser que já seja um passo à frente - ou talvez essa frase seja apenas a expressão mais fiel da complacência que temos em relação a nós mesmos. Somos tão bons com o próprio umbigo... Precisamos ter mais dela para dar aos outros... Teremos; se Deus quiser. Se a gente quiser! Não joguemos toda a responsabilidade sempre no colo de Deus... A responsabilidade é nossa mesmo, mas sempre damos um jeito de passar a bola! 

As coisas vão mudando, o tempo vai passando, e precisamos desapegar de alguns padrões, criar outros. Muitas vezes o que nos faz mover são os acontecimentos. Aí precisamos obrigatoriamente vencer a inércia, o conforto do menor esforço (movimentar é cansatiiiiiiivvooo...).

Há um tempo atrás eu postava minhas fotos sem nome. Até que passei por um incidente a princípio desagradável - assunto para outro momento. Então comecei ter todo o trabalho de editar as fotos, uma por uma, colocando meu nome. Usava uma fonte, depois outra, até que defini as fontes que uso, mais parecidas comigo. Hoje são duas: uma quando edito pelo computador e outra quando edito pelo celular. Já explico: não tenho a mesma nos dois!

Mas aí... faz um tempo um detalhe me incomodava: as capas do YouTube e aqui do blog. No YouTube estava uma fonte que usava num passado muito muito distante (nem tanto assim, considerando que comecei dobrar no final de 2006 e colocar nome nas fotos bem depois disso... rs), era apenas meu nome escrito numa imagem de folhas de papel marmorizado, feito em 2013. Não faz tanto tempo assim, mas já estava me irritando de um tanto... só que não o suficiente para vencer a inércia.

Aqui no blog estava a "mandala flor" que o querido Falk fez para mim, e tenho um imenso apego a ela. Nasceu nos idos de "mil novecentos e tampinha de rolha no guaraná" (mentira, foi em 2009, mas eu adoro o "mil novecentos bla bla bla..."), porque ele me chamada de "Florzinha". Eu adoro esta imagem! Ela me remete ao início da minha história com várias pessoas-presentes que o Origami me deu. Ao lado da imagem, meu nome e um pequeno texto, tudo em uma fonte que não uso mais desde sei lá quando...

Tudo estava me incomodando... Sabe aquela sensação de "obsoletidade"? Era assim que sentia cada vez que abria o blog. Mas a inércia... ah, a inércia... só de pensar no trabalho de escolher uma imagem, já que tem tanta coisa que poderia ficar legal numa capa... acabava deixando para depois.

Eu definitivamente sou muito clássica nas minhas coisas. Gosto do moderno, mas escolho, escolho, escolho e acabo no mais clássico, elegante, harmonioso e limpo. Sabe aquela onda do "menos é mais"? Pois é. Bem.. só não vale para os anéis, né? Quem me acompanha no YouTube sabe o quanto gosto de anéis... rsrs

Assim, faz uns 10 dias determinei para mim mesma: para de "paradeza" e muda logo essa capa! Fui eu fazer a nova capa do canal. Meu nome, meu site e uma imagem, tudo sobre um fundo branco, era o que queria. A primeira que escolhi foi uma foto da minha mão esquerda segurando flores de origami, e a ideia era que as pessoas se sentissem bem recebidas e presenteadas com aquelas flores. Mas a capa é fina, a imagem estava ficando muito pequena e embolada... não estava legal.

Pare de pensar, Isa! Você já tem o que precisa: a mandala "Florzinha"! Claro!!! Como não tinha pensado nisso antes...
Mandala, fundo branco, meu nome na letra que mais gosto, meu site numa letra espaçada. Fechou!

Apenas uma questão de acertar os tamanhos imagem-fonte, nem demorou tanto assim para fazer a nova capa! Inércia idiota!

Depois do canal, hora desse cantinho aqui, pelo qual sinto um carinho incrível! O Diagramas & Cia foi um presente que me abriu muitas portas! É onde eu recebo meus amigos com palavras, sorrisos e braços abertos!

O fundo antigo já estava há muitos anos; volta e meia pensava em mudar, mas... e o apego, onde fica?? Ah, meus lacinhos, minhas bolinhas... não imaginava o blog sem eles.

"Isa! Foco! A mudança é um caminho sem volta! Continue!!! Padronize!" - dizia eu a mim mesma.

Tirei o fundo de bolinhas (mas salvei o site que o disponibiliza no "favoritos", vai que... rsrsrsrsrsrs), troquei a fonte serifada por uma não serifada, dando um visual mais "clean", agora faltava só a capa. Antes fui me assegurar de ter nos meus arquivos a imagem que estava há tanto tempo me acompanhando... Revirei meu computador e não encontrei! Solução: fotografei o blog antes de salvar todas as mudanças, principalmente o banner! Vai que não gosto, ou que quero correr de volta pra casa tal qual era antes??

Depois da mudança no canal o trabalho ficou mais fácil, porque padronizado. Só precisava alterar tamanho das fontes e a posição da imagem, que no canal fica melhor à direita. "Só" é sacanagem... Salvei DEZ arquivos de capa aqui do blog... Tia Isa é chata, né?... Mas precisava ficar ao meu agrado, e para mim 1mm faz diferença! Tem quem faça as coisas para agradar os outro, mas eu faço para agradar a mim mesma primeiro; penso que assim a chance de chegar ao coração de cada um é maior. Eu sou meu padrão; só exponho quando estou satisfeita.

Finalmente o arquivo "blog 9" "blog 10" (mudei de novo depois até do PS desse post...) me agradou, e finalizei as mudanças (por hora) aqui no blog.




Espero que vocês tenham gostado! Opiniões são bem vindas sempre!

Ainda não mudei no meu site, porque a logo foi um presente da design Italianinha e eu gosto muito! Eu disse ainda...

Agora... se tem uma coisa que não muda é o tanto que eu falo! Achei que seria um post pequenininho, quando olho pra cima já temos um testamento...


Vou deixar vocês com uma frase do ator norte americano Elliot Gould que gosto muito:


Ninguém pode ser escravo de sua identidade: quando surge uma possibilidade de mudança é preciso mudar.


E vamos que vamos!

Beijos no coração
Isa




PS: vejam só o TOC da pessoa com os milímetros... rsrsrsrs


segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Resultado do sorteio!


Oi Amigos!!!

Primeiro sorteio do ano realizado!!! :D

E hoje o Facebook me lembrou que ano passado, exatamente dia 25 de janeiro, fiz um sorteio! O prêmio foi meu selo dos Correios, falei dele na postagem de ontem! Quem ganhou foi a Margareth Mazzilli, que também participou deste de hoje! 

Será que devemos instituir 25 de janeiro o dia do primeiro sorteio do ano pelos próximos muitos anos??!!! ^_^

Um aparte, eu estou adorando essas memórias que aparecem todos os dias! Resgatam nossa memória... Aqui no blog é mais fácil pesquisar as coisas, mas no Facebook... meio chato rolar toda a timeline... Acabamos perdendo muita coisa no tempo... A memória em tempos de internet anda cada dia mais curta... 

Bem... sem mais delongas...  eis o resultado do sorteio, com trilha sonora oferecida gentilmente pelo cachorro do vizinho!!!!


video




domingo, 24 de janeiro de 2016

Entre flores e ETs...


Oi amigos!

Estou assistindo filme de ET no Paramount Channel - "Skyline - A Invasão". Eu tenho medo de ET. Sim, tenho... Minha irmã morre de rir disso, mas o que eu vou fazer?... Acho sinceramente que não estamos sozinhos, e sei lá se esse povo é do bem? Sei lá que cor tem, como se comunicam, o que comem (isso é MUITO importante saber logo)... sei lá se gostam de origami... Espero que sim, aí talvez nós tenhamos uma chance de conquistá-los, caso não sejam tão amistosos...

Filme de terror já não assisto mais faz tempo. Acho que estou ficando medrosa com a idade... rs Se bem que outro dia estava passando Ouija nem lembro em que canal, e sem opções (a TV anda ruim de filmes...) comecei a ver. Eu tenho uma mania: ODEIO parar um filme no meio. Mesmo ruim assisto até o final. Aí... Bora ver Ouija... Ainda bem que não tem muita coisa feia, e quando aparecia algo que eu achava que não ia agradar muito, tampava os olhos com a mão deixando apenas uma tira da imagem... rsrsrsrs 

Uma tática que adoto quando vejo filme de ET ou outro gênero meio assustador é fazer aluma coisa enquanto assisto. Assim desvia minha atenção e não assusto... rs

E assim... aqui estamos! 

Eu gosto de trabalhos completos; de fazer todos os modelos de uma composição, como é o caso da Primavera (a flor vermelha na base verde que está no meu selo). A ideia é que não confundam autorias ao ver um modelo, que não tenha que ficar explicando o que é de quem.

Desde que fiz o "Jardim de Tulipas" fiquei pensando em fazer uma flor específica para ele, que então deixaria de ser "de tulipas"... rs A flor precisava ter um fundo para encaixar a haste. Já nem lembro de quando é o Jardim, e estou com preguiça de abrir o YouTube para pesquisar... Não posso também desviar tanto a atenção do filme, senão perco o fio da meada! Os ETs dele são bem cibernéticos, mas por dentro são nojentos, gosmentos! Eca! Se um dia eu encontrar um, que seja ao menos esteticamente agradável... 

Voltemos...

Sei que tem um tempinho o Jardim, e não parei para pensar na flor com papel nas mãos. (aff... ataque de aviões à nave mãe, acho que vai morrer todo mundo... uma grande explosão e... caiu a nave! Já?? Ih... só serviu para os ETs ficarem furiosos... meleca... começaram os personagens do filme brigar, e um deles está infectado, transformando-se lentamente em ET)

E o Jardim ficava lá, esperando minha boa vontade para tentar fazer uma flor só dele!

Sábado passado pensei: hoje vou fazer uma flor! E defini um novo requisito: não podia ser pentagonal. Eu adoro as flores de 5 pétalas, sem dúvida são das mais bonitas. Não tenho preguiça de cortar o formato, acho uma delícia a sequência que transforma quadrado em pentágono. O problema é que para alguns modelos o papel de 15cm fica pequeno, e além disso queria algo que não tivesse uma etapa "preparatória". O lance era pegar o papel e sair dobrando! Afinal já tem antes das flores todos os módulos do Jardim. 

Pequei então um papel quadrado, marquei o miolo, dobra daqui, dobra dali... saiu a flor e umas pequenas variações, porque não queria flores absolutamente iguais, mas que fossem a mesma base. 

Não é o que eu diria... "uau, que flor linda!" Mas achei que elas encaixaram bem no Jardim, formando uma composição harmônica. 

Flores feitas, hora de fazer o Jardim! E eu lembrava?? Claro que não! kkkkkkkkkkk Peguei meu telefone, abri meu canal e fui assistir meu vídeo para reaprender! Aproveitei e postei esta foto no Facebook para as pessoas verem que todos esquecem! ;)





Fiz um módulo com papel de 7,5cm, esse aí da foto. Ficou pequeno. Fiz dois com 9cm. Pequeno também. Então finalmente acertei a proporção como queria usando papel de 10,5cm. Mas aqueles de 9cm eu não descartei! Ao contrário, dobrei outros dois e encaixei dentro junto com as hastes. Ficou uma base mais cheia e com uma sutil sombreado pela diferença de tom e textura dos papéis. Gostei!


E este foi o resultado da nova composição:





Agora o filme... pensa numa coisa ridícula! Ave Maria cheia de MUITA graça... vou nem comentar... Esse aí, o "mocinho" da história, acabou virando ET. Tudo muito gosmento, tudo muito nojento, tudo muito sem sentido. Ah, não... os ETs que tenho medo são melhores que estes!! Detestei. Nem deu medo, mas foi bom demais passar do filme escrevendo, senão eu ia ficar muito brava pelo tempo perdido!! rsrsrsrs






Bem... por hoje era isso! Queria contar para vocês a história do Jardim e suas novas flores!!

Agora preciso dormir, amanhã acordo bem cedo... Vamos que vamos! Um projeto da semana é editar o vídeo que gravei hoje, espero que logo esteja pronto!! O sono chegou, nem vou revisar este texto, qualquer erro, me perdoem! Amanhã releio! ;)


Desejo a todos uma semana cheia de alegrias, cores e sorrisos!

Beijos no coração
Isa

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Dia Mundial da Paz e... sorteio!


Amigos!

Feliz Ano Novo!!! Que a Paz seja uma constante!

Hoje, 1º de Janeiro, celebramos o Dia Mundial da Paz. Este dia foi instituído pelo Papa Paulo VI em 08 de dezembro de 1967, quando divulgou a seguinte mensagem:
"Dirigimo-nos a todos os homens de boa vontade, para os exortar a celebrar o Dia da Paz, em todo o mundo, no primeiro dia do ano civil, 1° de janeiro de 1968. Desejaríamos que depois, cada ano, esta celebração se viesse a repetir, como augúrio e promessa, no início do calendário, que mede e traça o caminho da vida humana no tempo, que seja a Paz, com o seu justo e benéfico equilíbrio, a dominar o processar-se da história no futuro".

Quando falamos em Paz costumamos pensar numa paz "grande", "ampla", uma "paz bélica", que diz respeito aos conflitos armados mundiais. Mas penso que precisamos exercer a Paz cotidianamente, implantando no nosso dia-a-dia a tolerância, o cuidado com o próximo e o meio ambiente, respeito e solidariedade. Talvez o ponto de partida seja nos colocarmos no lugar do outro antes de agir, de falar. Seguramente com este simples cuidado evitaremos muitos aborrecimentos desnecessários, pra dizer o mínimo! 

E vamos combinar... é tão bom vivermos serenamente, sem confusões criadas por bobagem... né?!

Falando em paz... sempre nos vem à mente a pomba branca. 

No catolicismo o Espírito Santo é representado pela pomba branca. Dentro da narração do batismo de Jesus, no Evangelho de Marcos encontramos: "Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre Ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus" (3,16)

Ainda, os Evangelhos de Marcos (1, 10) e Lucas (3, 21-22) também narram o fato de forma semelhante, e o de São João fala por meio de João Batista, como sinal de reconhecimento de quem era Jesus: "Vi o Espírito descer do céu em forma de uma pomba e repousar sobre ele" (1, 32).

Minha irmã é devota do Espírito Santo, e eu sempre quis fazer um em origami. O que eu sempre fazia era o do Peterpaul Forcher. Acho que eu e meio mundo origamístico! rs Nunca havia tentado fazer o meu, confesso que me acho meio incapaz de criar origami figurativo... rsrs Mas no dia 24 de dezembro já de madrugada, esperando a hora de tomar remédios (tive uma infecção renal severa nos últimos dias do ano...), peguei um papel e me coloquei a dobrar! 

A parte mais complicada foi acertar a cauda e encontrar marcações e pontos referências. Gosto sempre de dar referências bem claras para facilitar a reprodução.

A evolução:




E não é que deu certo??? Fiquei muito feliz!!! A partir daquele momento poderia fazer minhas mandalas do Espírito Santo totalmente com modelos meus! ^_^ Eu gostei tanto de dobrá-lo que viciei! rsrsrsrs Já dobrei vários!!!

Aqui um deles, com a Mandala Sete Dons, que criei especificamente para composições com Espírito Santo.




No mesmo dia postei no Facebook e muitas pessoas me pediram para ensinar. Claro que um modelo com este significado eu jamais deixaria de compartilhar!!! Era só ter tempo para gravar, editar e postar!

Hoje, no Dia Mundial da Paz, chegou a hora de compartilhar o que representa a Paz!!!




Hum... mas o povo gosta de fazer mandalas... Bora gravar também a Mandala Sete Dons!!!!! Porque compartilhar é tudo de bom!!!




É bastante providencial o tema "compartilhar"... Compartilhemos o bem, a bendição... compartilhemos o que eleva, o que agrega, o que transforma para melhor! Infelizmente tem quem prefira compartilhar discórdia, maledicência, agressão... Lamento por essas pessoas, que só cavam o próprio solitário fim... 


Bem, como a ideia é espalhar o bem, a paz... Vamos espalhar!!! 


O primeiro dia do ano traz os primeiros vídeos e também o primeiro... sorteio!!! Isso mesmo! Vamos começar já espalhando alegrias!!! 

Nada complicado:

Dobrem o Espírito Santo, postem no Facebook e me marquem na foto, assim eu consigo acompanhar direitinho. Se eu não curtir ou comentar, me avisem para eu ver e salvar! Como sempre, depois farei uma postagem com as fotos. Gostaria que compartilhassem o link do vídeo, afinal a ideia aqui é compartilhar! 

Se quiserem um "cupom extra", dobrem também a Mandala Sete Dons, e façam o mesmo quanto a postagem (Facebook, marcar a Isa etc...)

Quem fizer os dois modelos terá o nome duas vezes no sorteio. 


Prêmio: 
Como vão ver no vídeo da mandala, gosto do efeito "caleidoscópio", Assim, o prêmio será 7 folhas iguais de papel dupla face 15x15cm, uma dedeira e um cortador. 


Prazo:
Considerando janeiro ser um mês de férias, vamos dar um prazo maior, né? Assim mais pessoas poderão participar! Terão até o dia 24 de janeiro, domingo, para dobrar e postar. Dia 25 de janeiro, Dia do Carteiro (não escolhi o dia à toa!) vou fazer o sorteio entre os participantes! 

Qualquer dúvida, chamem!!!


Boas dobras! Boa sorte! E... conduzamos nossas atitudes pautadas na paz!!!!!


"Adeus ano velho; à Deus ano novo!!!"

Beijos no coração
Isa

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin